Sexta-Feira 26/04/2024 08:17

O que é que a banana tem

Mundo - Alimentos - Alimentos de Qualidade

Imagem:azulpsicologia.com.br 
Crua, empanada e frita, como purê ou tartar – são inúmeras as receitas que levam banana como ingrediente e mais um tanto de pratos guarnecidos com ela. Cada variedade se presta melhor a determinados preparos. E o ponto de maturação também conta. Banana verde vira chips, farinha ou biomassa, espessante de sabor neutro. Bem madura vai parar em recheios e amolece fácil com um tantinho de água e açúcar na panela.

A banana-da-terra tem de ser cozida, pois sua maturação não é suficiente para transformar o amido em açúcar. Grande e firme, aguenta longas cocções e faz par perfeito com peixes. Já a nanica – que ganhou o nome pelo tamanho da bananeira e não da fruta – tem a baga mais molenga e doce.

Em sua cozinha, em Tiradentes (MG), a chef Tanea Romão aproveita da casca ao coração da fruta, que é a inflorescência masculina da bananeira, uma bráctea em forma de cone arroxeado quando jovem. “As folhas da bananeira são ótimas para embrulhar os alimentos, como peixes, legumes e carnes”, diz a chef do Kitanda Brasil. “Quando está verde, corto em fatias muito finas, salpico sal e pimenta calabresa e frito em óleo quente com um galho de alecrim. Se amadurece muito, vira geleia.”

Já a casca, empanada em ovo e fubá e depois frita, é a base para o parmegiana da chef, com molho de tomates frescos e queijo meia cura. “O coração (ou umbigo) da bananeira é delicado e, quando bem tratado, tem sabor suave e textura de palmito, dá um bom recheio de pastel de angu”, diz.


Coração da banana. Imagem: Tanea Romão/ Divulgação

Musa. Banana-são-tomé, pacovan, caru roxa e figo são outros cultivares espalhados por pomares brasileiros. E há até banana com semente, rara e (quase) sempre desprezada. Exceto pela ousadia e paciência de alguns cozinheiros, como a chef Manu Buffara, de Curitiba, que tem pesquisado uma bananinha do litoral paranaense, ácida, amarga e cheia de sementes. Provavelmente, uma das espécie selvagens que deram origem às bananas comestíveis. “Ela praticamente não tem polpa e o que sobra é extremamente amargo”, diz o pesquisador da Embrapa Edson Perito Amorim, líder do Programa de Melhoramento Genético da Bananeira. “Durante o processo de evolução, os agricultores foram selecionando mutações que não apresentavam sementes nos frutos.”

Veja para que se prestam as variedades mais populares da fruta e como usá-las.


Imagem: Daniel Teixeira/Estadão

Maça | De casca fina e polpa esbranquiçada, é melhor crua. É a indicada para acompanhar granolas, iogurte e vai bem cortada em rodelas sobre o sorvete ou o açaí. E também amassada com mel e aveia…

Prata | Por ser firme e mais sequinha, é ótima para grelhar, fritar e fazer chip. Boa para ser caramelizada, fazer compota, geleia, banana-passa e bananada de corte. Crua, tem acidez na medida para fazer tartar. Ou servir picadinha, sem tempero, com carnes ou com arroz e feijão. É usada para fazer aguardente e licor. A pacovan ou pacová é uma mutação da prata com sabor mais suave. Cultivada principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, pode ser usada como a prata.

Banana-da-terra | De polpa densa e mais alaranjada, não deve ser consumida crua, pois o excesso de tanino e amido deixa seu sabor adstringente e travoso. Tem de ser cozida de alguma forma, assada, em caldo ou frita, para que o amido vire açúcar e o sabor seja suavizado. Funciona como um legume. Fica ótima com peixes, em ensopados ou como purê. Em rodelas ou pedaços, pode ser salteada no azeite ou manteiga e entrar na farofa. Quando está verde é difícil de descascar. A banana-são-tomé pode ser usada da mesma forma.

Ouro | Pequena, de polpa bem doce e aromática, é indicada para doces e sorvetes, quase sem adição de açúcar. Também dá um bom purê para acompanhar carnes e peixes. Mais resistente e firme do que a nanica, se presta a todas as cocções. Cultivada em boa parte da costa brasileira, é geralmente vendida ‘a preço de banana’.

Nanica ou d’água | Também chamada cavendish, é macia e adocicada, ideal para tortas, bolos, doces e sorvetes. Nesse caso, basta descascar, cortar, congelar e depois processar a fruta para fazer um sorbet 100% natural. Outra dica é cozinhá-la até a casca ficar escura, abrir e salpicar com açúcar e canela. Também pode ser assada. Se a intenção for fritar, é melhor empaná-la, como milanesa, para que não desmanche na panela.

DICAS

1. O ponto de maturação é muito importante – em geral as receitas pedem banana madura e, se não estiver no ponto, compromete a receita. A banana-da-terra, por exemplo, deve estar com a casca pintadinha de preto. Já a nanica tem de estar toda amarela.

2. Para conservar as bananas por mais tempo, separe-as da penca com uma tesoura, mantendo o cabinho. Não compromete o amadurecimento e evita que soltem do cacho quando madura, atraindo mosquinhas.

3. Para evitar que a banana descascada escureça até ser usada, pingue algumas gotas de limão e guarde-a na geladeira.

4. Para amadurecer rápido, embrulhe com jornal. A concentração de etileno aumenta e acelera o processo.

Estadão/盧卡斯

banana-da-terra, casca pintadinha, gotas de limão, guarde-a na geladeira

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens