Quinta-Feira 25/04/2024 22:56

Pense grande, comece pequeno, ande rápido

Brasil - Educação - Escolas que Inovam

Foto: Escolas que Inovam

O sonho de Ana Maria Nogueira, coordenadora pedagógica da Campos Salles, é  ver o conhecimento de seus alunos sendo aplicados em produtos finais multimídia, que extrapolem os cadernos. Ênio Freitas, professor de geografia, vislumbra roteiros em 3D.  Braz Nogueira, diretor da escola, quer, acima de tudo, que alunos e professores venham felizes para a escola.

E o projeto “Escolas que Inovam” se propõe a contribuir para que, até o final de 2015,  todos estes desejos se tornem reais. Para tanto, o projeto vem adotando a estratégia proposta pelo QMágico, empresa gestora da plataforma digital de aprendizagem que será implementada em toda a escola dentro de dois anos: “pense grande, comece pequeno, ande rápido”.

Desde outubro de 2013, experimentos com a plataforma do  QMágico vem sendo desenvolvidas pelo “Time de Inovação”,  um grupo  formado por  12 representantes da escola, entre professores e alunos.

A ação integra o projeto “Escolas que Inovam” que em março deste ano deu início a uma série de atividades na Campos Salles para contribuir com aprimoramento do uso das tecnologias da informação e comunicação por professores e alunos da escola. Entre elas, encontrar a partir do perfil e das necessidades da escola, uma plataforma digital para abrigar e gerenciar as atividades realizadas no dia a dia.

Tratando-se da Campos Salles,  o desafio colocado está em potencializar os princípios da escola: a aproximação com a comunidade, autonomia, responsabilidade, solidariedade e o fortalecimento da ideia de que “tudo passa pela educação”.  No centro deste processo estão os roteiros de estudo, o principal instrumento pedagógico que orienta a rotina de professores e alunos.

O QMágico foi selecionado ser implementado na escola. A partir de uma ampla pesquisa realizada pela consultora em processos de inovação na educação, Adriana Martinelli, a plataforma se destacou por sua abertura em incorporar as especificidades do projeto pedagógico das escolas identificadas como inovadoras.

“Foi realizado um estudo de 13 ferramentas, segundo critérios de funcionalidade, modelo sustentável e características técnicas, como interface, robustez, análise de dados, possibilidade de personalização. Nesta lista selecionamos sistemas nacionais, como o REDU, o Geekie, alguns internacionais, como o D2Learn e Blackboard e sistemas de código aberto como o mais conhecido na área de EAD (Ensino à Distância), o Moodle”, explica Adriana.

Evolução compartilhada

Outro fator diferencial foi a disposição da equipe do Qmágico em de fato contribuir para a evolução do projeto “Escolas que Inovam” e inspirar outras instituições. “

A Campos Salles já é pioneira em desenvolver novos modelos pedagógicos o que vai de encontro à nossa filosofia. Recebemos esse projeto como um presente único. Desejamos fazer desta experiência o exemplo para pessoas que pensam em mudar e não sabem por onde começar”, complementa Deborah Calácia, educadora que integra a equipe de formação nas escolas.

O QMágico – que começou com um projeto piloto em 2011 na rede pública de ensino de São José dos Campos (saiba mais) -  se propõe a criar condições para que as escolas ofereçam possibilidades de desenvolver processos de aprendizagem criativos, atraentes e personalizados para seus alunos.

“Uma geração conectada e ágil sente muita dificuldade em ficar horas passivamente sentada, recebendo informação. Vivemos um momento de crise nas escolas e todos estão repensando em um modelo e uma maneira de prender a atenção dos alunos”, comenta Deborah.  Segundo seus relatos, o uso das ferramentas digitais tem sido um elemento de sedução para engajar os alunos  em torno de outras formas de se aprender e estudar.

“Além disso, existe uma grande carência nas escolas com relação a dados concretos para tomadas de decisões, sejam elas pedagógicas ou de gestão. A plataforma digital permite saber quanto tempo os alunos passam estudando, em que assuntos eles enfrentam dificuldades ou mesmo quais são suas grandes habilidades”, complementa Alessandro Assis, também da equipe do QMágico.

Os primeiros experimentos realizados na Campos Salles já trazem informações valiosas para os educadores planejarem as atividade de 2014.

Leia mais:

Parte 2 - Transformações em curso
Professores descobrem novas possibilidades e alunos se apaixonam por aprender

Parte 3 - Engajamento de filha para mãe
Qmágico muda hábito de aluna e mãe estimulada compra computador e participa da criação de roteiros online.

Parte 4 - Entrevista 
“Plataformas digitais de aprendizagem podem ampliar a possibilidade de autoria e autonomia de alunos e professores” – Adriana Martinelli, consultora de inovação na educação

Para saber mais sobre o QMágico, clique aqui ou aqui.

Escolas que Inovam/JE

coordenadora pedagógica, Campos Salles, conhecimento dos alunos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens