Terça-Feira 16/04/2024 00:45

Arquivo Público Estadual realiza assessoria técnica e Inventário Histórico em Rio Brilhante

Estado - Ações Públicas - Inventário dos Acervos

Imagem:Divulgação
A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, através do Arquivo Público Estadual, realiza entre os dias 23 e 25 de abril assessoria técnica e mais uma etapa do “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”, com o levantamento do acervo histórico da Prefeitura de Rio Brilhante.

A equipe formada pelas historiadoras Áurea Coeli e Lira Dequech, do Arquivo Público, e Fábio Mota Queiroz, coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas, realizará levantamentos, reuniões e treinamentos no município. A solicitação partiu da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer através de seu presidente, José Raul das Neves, que está empenhado na organização e preservação da memória documental histórica de Rio Brilhante.

O projeto registrará através de inventário os documentos da nossa historiografia desde a fundação da primeira vila, incluindo os das gestões atuais considerados de conteúdo histórico e que não podem sofrer descaso ou descarte.

O Inventário propõe uma parceria com os municípios no levantamento e registro da massa documental produzida pela administração pública. A partir desta ação os gestores poderão visualizar com clareza a situação real da documentação e traçar diretrizes para a gestão, preservando a memória. Não há intenção de recolher os documentos ao Arquivo Público Estadual, pois, permanecendo no lugar que lhe deu origem, seu valor terá uma dimensão especial.

O trabalho irá abranger o Poder Executivo e Legislativo e também acervos particulares que sejam importantes na formação da história do município ou Estado, revelando os documentos que temos, onde e como os mantemos. O projeto também pretende estimular a adoção de políticas de preservação dos bens patrimoniais, como a criação de arquivos municipais ou outros equipamentos culturais cabíveis, bem como a produção historiográfica regional.

“Cada cidade visitada recebe um manual com informações básicas a respeito da instalação de um Arquivo Municipal, incluindo uma minuta do projeto de lei para a criação deste, além da assessoria permanente do Arquivo Público Estadual”, explica Lira Dequech, coordenadora do Arquivo Público Estadual.

Após inventariar a massa documental e registrar todo o trabalho, o Arquivo Público Estadual publicará o resultado no formato de um catálogo. Com os documentos revelados ao público, a responsabilidade de guarda assumirá um peso maior, garantindo elementos para a adesão a uma política de preservação dos acervos.

Serviço

Outras informações sobre o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” podem ser obtidas no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo ou pelo telefone 3316-9167.

Portal.MS/盧卡斯

documental, registrar, trabalho, patrimoniais, preservando a memória, adoção de políticas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens