Quarta-Feira 24/04/2024 21:02

Médicos do Provab estão há 48 dias sem salário

Brasil - Trabalho - Salário Super Atrasado

Foto: unasus.gov.br

Em várias partes do país, médicos, dentistas e enfermeiros do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, reclamam que estão com o primeiro salário atrasado. O atraso chega a 48 dias de trabalho sem remuneração, que deveria ser paga, segundo cronograma do Provab, do dia 14 de abril até dia 22, terça-feira passada. Com dificuldades financeiras, já há profissionais que cruzaram os braços.

As reivindicações vêm dos profissionais que exercem as três carreiras, em cidades grandes ou pequenas. Todas as oito enfermeiras do Provab em Guarulhos (SP) pararam de trabalhar, segundo uma delas, Vânia Correia. O mesmo acontece em Garanhuns (PE): Emília Maciel conta que ela e mais quatro enfermeiras não vão atender pacientes até receberem o salário. Já em Palmas (TO), a enfermeira Laís Soares parou por conta própria, assim como Michele Rodrigues em Itaquera (SP).

— Ontem (terça-feira) expusemos a situação para a gestora do município. Não temos mais condições financeiras de nos deslocarmos para o município para seguirmos com as atividades — afirma Emília.

O Ministério da Saúde admitiu o atraso, mas garantiu que os salários serão pagos nesta quinta-feira e que será colocado um aviso oficial no site do Provab, até então sem informações sobre o caso.

O ministério informou que os gestores municipais tiveram até 31 de março para validar, obrigatoriamente, a chegada dos profissionais às cidades, e nesse primeiro mês de trabalho, uma parte dos profissionais costuma desistir, por conseguir outras residências, por exemplo. "Nos próximos meses, o processo de validação é simplificado e os médicos passam a acompanhar por meio de sistema a realização do pagamento", diz a nota.

Profissionais reclamam de falta de materiais e condições de trabalho

Tainá Faustino, dentista em Virgínia (MG), reclama das dívidas que acumula devido ao atraso, além da falta de condições materiais no posto de saúde. Além das consultas, é exigido que os profissionais façam encontros de especialização. No caso de Tainá, em uma cidade a cinco horas de distância.

— Falta muito material e é assim em todos os lugares aqui. Às vezes não tem gaze. Mas essa questão já era algo esperado. Quando falta material e sobra vontade de trabalhar, a gente dá um jeito. Agora, sem salário, eu me sinto desrespeitada. Estou desmotivada —conta Tainá.

Já o médico Eduardo Junqueira mora em Lavras (MG), mas trabalha em Nepomuceno (MG), onde atende em mais de dez áreas rurais.

— Não sei mais o que fazer. Está complicado. Quando eu chego em Nepomuceno, ainda ando mais uma hora de carro para atender essas áreas rurais mega carentes — conta o médico.

Em Santa Catarina, em Imbituba, a médica Ana Paula Souza contabiliza as despesas após mudança de cidade e longos deslocamentos. Ela reclama da situação e aponta até o programa Mais Médicos:

— Isso é feito para iludir o povo em ano de eleição. É para tampar o sol com a peneira, não serve para melhorar a qualidade da saúde pública no Brasil. Tanto o Provab quanto o Mais Médicos — afirma Ana Paula.

No Mais Médicos salários estão em dia, dizem profissionais

Há ainda comparações com os médicos dos Mais Médicos, programa para o qual o Provab transferiu mais de mil profissionais em março:

— O Mais Médicos tem todas as características que configuram relação trabalhista, mas não temos direitos trabalhistas, não temos carteira. Somos a maioria recém-formados que só estão nessa loucura pelo simples fato de que esse programa dá 10% nas provas de residência e isso é muita coisa. Perdi minha vaga em dois lugares porque pessoas que tiraram nota menor que a minha receberam bônus do Provab e me passaram — conta um médico de Teresópolis (RJ) que pediu para não ser identificado pelo nome.

— O (salário) deles não atrasa não. Um amigo meu que é do Mais Médicos recebeu normalmente no dia 10 — afirma a médica Bárbara D'Alegria, que atende em Caxias (RJ).

Segundo cronograma oficial do Provab, a partir de 14 abril os pagamentos já começariam a ser feitos e iriam até o dia 22, no máximo. No dia 16, o programa enviou um e-mail comunicando que o Fundo Nacional da Saúde havia liberado ordem bancária para os saques.

Os profissionais alegam que quando entraram em contato com o suporte do Provab, receberam informações desencontradas. Além do medo de expulsões por faltas conta das paralisações, também existe o receio de nos próximos meses a dificuldade financeira persistir.

A enfermeira Vânia Correia, que atende em Guarulhos (SP), diz que a última informação transmitida seria que o novo prazo para o pagamento é 30 de abril. O trabalho, começado em 6 de março por uma parte dos profissionais, já chega a 48 dias sem trabalho.

O Globo/JE

partes do país, médicos e dentistas, enfermeiros do Provab, Ministério da Saúde

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens