Quinta-Feira 18/04/2024 03:24

Saúde indígena faz ‘arrastão’ em 75 postos de Mato Grosso do Sul

Estado - Saúde - Condição de Crise

Foto:Divulgação

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai-MS) conclui nesta semana relatório oficial que detecta a atual condição de crise na Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul. O documento é resultado de uma varredura que está sendo realizada em todos os 75 postos de Saúde Indígena do Estado.

O objetivo é implantar o Plano Emergencial nas aldeias para solucionar os impasses. De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul, Fernando de Souza, a Sesai vai verificar o que pode comprar com recursos próprios e traçar uma meta para resolver situações a médio e longo prazo.

Conforme ele, é necessário medidas urgentes para resolver o desabastecimento nas unidades de Saúde Indígena. Segundo ele, as deficiências vão desde a medicamentos, insumos básicos e materiais para os profissionais. Conforme Fernando estas crises podem estar custando a vida de indígenas em todo o Estado.

Há 15 dias O PROGRESSO denunciou que a Saúde indígena está com 70% da frota sucateada. Dos 180 veículos destinados à Saúde nas aldeias, 100 estão parados nos pátios. Em Dourados, dos 30 veículos existentes, 40% estão sucateados.

Segundo Fernando de Sousa, além dos recursos próprios da Sesai, a entidade vai procurar o Ministério da Saúde que no final do ano passado se comprometeu a fazer investimentos na Saúde Indígena de MS. “Este relatório de crise será encaminhado ao Governo Federal para que possam ajudar a mudar esta realidade”, destaca.

Em relação às viaturas sucateadas, Fernando de Souza diz que que a população indígena está ficando sem respaldo na área de saúde. Em Dourados, por causa da falta de transporte, as equipes que fazem atendimento nas aldeias estariam enfrentando dificuldades para chegar lá. “Alguns grupos precisam pegar carona com outros para se deslocar até a reserva. Em outras situações, um grupo vai para a aldeia e o carro volta para buscar outro. O serviço se torna demorado”, destaca.

Há um ano o presidente também alertou para outro grave problema. As viaturas que transportam pacientes, não são esterilizadas. “Não há serviço de lavagem. Por isto é comum encontrar sangue e vísceras humanas nos carros, gerando riscos de infecções diversas”, denuncia.

Ele lembrou ainda que praticamente 100% dos agentes que atuam na Reserva não dispõem de material completo, como as mochilas e bicicletas. “Muitos atuam com veículos próprios e materiais comprados por eles via ‘vaquinha’”, destaca.

Solução

Fernando diz que além do Plano de emergência, outro fator positivo nas reservas é que a nível nacional está sendo discutida a implantação de uma política especial da Saúde indígena que prevê a desburocratização no abastecimento das Unidades de Saúde, compra de materiais e manutenção de serviços básicos.

“Hoje existe uma burocracia enorme que faz com que os insumos atrasem e os postos fiquem desabastecidos. O processo de reposição destes materiais é longo e muitas vezes quem vai na Unidade de Saúde não tem tempo a perder. Esta demora pode custar uma vida. Por causa disso, formaremos uma grande proposta que servirá para mudar a política de Saúde indígena em todo o território nacional”, explica, observando que a falta de medicamentos e a lojística dos pacientes são os gargalos da Saúde Indígena.

Dourados Agora/RMC

Falta de Medicamentos, Território Nacional, Política, Materiais, Planos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens