Quinta-Feira 28/03/2024 15:56

Reunião aponta sugestões para coibir roubos e furtos de veículos na fronteira

Segurança Pública - Etapa de Discussões

Foto:Divulgação

Em mais uma etapa de discussões dos Grupos Multisetoriais de Coordenação e Trabalho Bolívia-Brasil Segurança em Fronteira, uma situação que aflige a população fronteiriça há muito tempo foi colocada em pauta: o roubo e furto de veículos.

Os debates aconteceram durante a tarde desta quinta-feira, 24 de julho, no Hotel Nacional, em Corumbá, reunindo autoridades civis, militares, representantes de autarquias e sociedade civil organizada que pontuaram as deficiências e propuseram ações para fortalecer trabalhos conjuntos de fiscalização e repressão a roubos e furtos de veículos.

Após representantes dos dois países envolvidos apresentarem os quadros vigentes sobre o tema, buscou-se um diálogo proponente de ações das quais a criação de um cadastro internacional de veículos irregulares foi o destaque. A idéia foi apresentada pelo major Espíndola, da Polícia Rodoviária Estadual, e recebeu o apoio de todos os participantes da reunião que observaram a necessidade do cadastro ter acesso tanto para a checagem de informações como a alimentação com novos dados neste sistema.

O delegado regional da Polícia Civil em Corumbá, Evandro Corredato, apontou a necessidade da implantação de um trabalho permanente de troca de informações entre as Polícias Brasileira e Boliviana, já que é com grande rapidez que ocorre a troca de comando do outro lado da fronteira. Esse fator, segundo ele, não permite o desenvolvimento de um trabalho eficaz entre as forças policiais fronteiriças.

“Temos que instaurar um mecanismo independente de comando tanto no Brasil como na Bolívia, pois em dois anos e meio que me encontro na cidade de Corumbá já tivemos dez trocas de comando da Policia Boliviana”, comentou ao dizer que, em avaliações mensais sobre a criminalidade na região, apenas os casos de “roubo e furto de veículos é que não conseguem sair do vermelho”.

Para contribuir mais ainda no combate a esses crimes, levantou-se a necessidade de intensificar fiscalizações até mesmo adotando novas posturas para os órgãos aduaneiros com relação ao ingresso e saída de veículos entre os países.

O coronel Victor Tortoya Echeverria, chefe da Unidade de Segurança em Fronteira da ADEMAF (Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões e Zonas Fronteiriças) foi enfático ao afirmar que o Governo Boliviano está atuando de forma enérgica para o controle de entrada de veículos ilegais no país.

“É impossível hoje se legalizar um veículo irregular na Bolívia devido ao aparato para se descobrir a origem, a procedência dele. Isso é uma política de Governo e que outra nacionalização não será realizada como muitos vem afirmando. O que acontece é a clonagem de veículos, algo que infelizmente acontece devido a maus funcionários”, expôs o coronel ao lembrar que também muito dos veículos que adentram a Bolívia estão atrelados ao “golpe do seguro”.

Nas conversas também ficou ajustado o intercâmbio de informações entre autoridades bolivianas de Aduana, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Corumbá.

“Esse diálogo tem que ser mantido porque é impossível se pensar em resolver o problema de uma cidade sem ter a participação da outra, já que somos países vizinhos, uma região que não cresce individualmente sem a participação, sem o envolvimento de todos”, avaliou o secretário de Governo do Município de Corumbá, Márcio Cavasana, que coordenou os trabalhos de debates em substituição da vice-prefeita, Márcia Rolon.

As reuniões binacionais surgiram a partir de uma conversa entre o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, e o presidente da Bolívia, Evo Morales, no início deste ano. O primeiro encontro aconteceu, na cidade boliviana de Puerto Quijarro, no mês de maio, com o tema “Imigração”. Em junho, o encontro veio para Corumbá, onde voltou a ser realizado esta semana. O próximo encontro acontecerá no lado boliviano, no dia 11 de setembro, com o tema “Saúde”.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Sociedade Civil, Etapa de Discussões, Saída de Veículos, Necessidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens