Quinta-Feira 28/03/2024 10:17

Proatividade na demissão é uma solução!

Brasil - Opinião - Articulista

Odilon Medeiros*

Através das minhas reflexões busco temas para escrever considerando o aspecto da relevância deles para as pessoas, mesmo que, algumas vezes, esses temas não sejam simpáticos.

 

O que vou abordar agora é um deles. Observei que existem muitas e muitas informações sobre como o gestor deve demitir um colaborador, como elaborar um programa de demissão voluntária e até mesmo como elaborar uma carta de demissão. Mas, alguém já leu algo sobre preparação para demissão por parte do colaborador?

 

E por que será que há essa carência de informações? Será que é uma negação ao fato? Será que é por entendermos que é algo distante e que nunca acontecerá conosco?  Você pensou sobre isso? Não? Ótimo. Vamos refletir juntos.

 

Juntas. É assim que devem andar a nossa emoção e a nossa razão. Tudo em perfeita harmonia. Inclusive quando estamos nos referindo a nossa vida profissional e também com relação à demissão.

 

O psicólogo israelita-americano, ganhador do Nobel de Economia de 2002 e autor do Best seller “Rápido e devagar, Duas formas de pensar",  Daniel Kahneman, afirma que emoções como o medo, o afeto ou o ódio explicam, na maior parte dos casos, por que as pessoas se afastam da racionalidade. Assim, pergunto: será que o medo da demissão afasta as pessoas de pensarem sobre a possibilidade de serem demitidas? É claro que o pensar não vai nem atrair e nem afastar a demissão, não é mesmo?

 

Racionalmente falando todas as pessoas que fazem parte de qualquer instituição estão propensas a serem demitidas. E isso em qualquer tipo de atividade que seja desenvolvida pela empresa ou da função e da hierarquia do profissional (a exceção se aplica apenas a alguns servidores públicos).  Logo, precisamos encarar o fato de frente.

 

Emocionalmente falando não estou sendo pessimista e tampouco desejando que isso ocorra. Estou apenas desejando que você atue de forma proativa e não de forma reativa, para evitar surpresas desagradáveis.

 

Outro dia, por exemplo, estive conversando com uma pessoa que fazia parte de uma grande empresa que estava passando por uma forte reestruturação e isso implicava na dispensa de vários colaboradores. E era dela a responsabilidade de fazer os desligamentos. O que ela não contava era que também iria fazer parte do time dos demitidos e ao saber da notícia, sofreu um desmaio. Ela deve ter pensado por muito tempo: “Isso jamais vai acontecer comigo!” até que, inesperadamente, o fatídico dia chegou.

 

Para viver bem com essa realidade, faço algumas provocações que poderão fazer com que você quebre alguns paradigmas. Vamos lá?

 

- Se você foi desligado, há um forte indício de que não está se adaptando ao que a empresa espera e não que você é, necessariamente, incompetente.

- Uma demissão, em vez de ser o fim do mundo, poderá ser uma oportunidade imensa de crescimento pessoal e profissional.

- Tudo que acontece nas nossas vidas nos trás pelo menos uma lição. Se você foi demitido, o que aprendeu com a situação vivida?

- Lembre-se do que diz Jack Welch: "até um pé no traseiro te empurra para frente".

 

Sabemos que um dos principais requisitos para o profissional de sucesso é a proatividade. Então precisamos ser proativos também nos aspectos que se referem à nossa carreira. Lembre-se que o principal responsável pela sua empregabilidade, é você mesmo.

 

Assim, recomendo que você faça um plano de ação para que a demissão não o surpreenda. Para desenvolver esse plano, saiba que as principais causas de demissão são: falta de comprometimento e de integração com a equipe, conflitos com o líder, atrasos e faltas, problemas de comunicação além de críticas, mentiras, fofocas e quebra de sigilo, baixa performance, consumo de álcool e outras drogas, não seguir regimento interno, não saber administrar os problemas pessoais, comportamento não condizente com o ambiente, etc.

 

Neste cenário, pergunto: qual a avaliação que você faz sobre a sua performance e como estão sendo os feedbacks que você está recebendo sobre aqueles aspectos? Fique atento. Algo precisa mudar?

 

Pergunto ainda: a empresa está passando por alguma reestruturação? De qual forma isso pode atingir você ou a função que você desenvolve?

 

Procure analisar o mercado onde você atua ou onde deseja atuar. Quais as competências que estão sendo exigidas? Você já as possui? O seu currículo está coerente com essas exigências? 

 

Com base nestas informações, elabore um plano de ação e o execute. Se você não ganhar nada, nada perderá. Assim, se prepare, aja e seja feliz.

 

(*) Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas, palestrante, professor universitário, mestre em Administração, especialista em Psicologia Organizacional, pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em vendas Contato: om@odilonmedeiros.com.br /www.odilonmedeiros.com.br

MSHoje.com

Artigo, opinião, demissão, fim do mundo, oportunidade imensa, crescimento pessoal, profissional

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens