Quinta-Feira 28/03/2024 19:47

Presidente Cícero destaca importância do CEiTC para o futuro das crianças

Estado - Ações Públicas - Centro de Educação Infantil

Foto:Divulgação

Ao inaugurar nesta segunda-feira (18/08) pela manhã, o Centro de Educação Infantil para os filhos dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (CEiTC/TCE-MS), que recebeu o nome da professora Maria Constança de Barros Machado, o presidente da Corte de Contas Cícero Antonio de Souza destacou que a construção do centro de educação é o início, “o primeiro passo, o bê-á-bá da cultura que tanto falta no Brasil”.

“Aqui nós aprendemos educação, cultura que evidentemente será estendida fora daqui, é exatamente o lar da criança que nós queremos moldar, não só para o Tribunal de Contas, mas talvez sirva até de exemplo para que outras instituições, outros Poderes possam dentro das suas possibilidades, das suas obrigações, realizar a implantação de creches para que o nosso Brasil afora possa ter esse ensinamento tão precioso que são os ensinamentos da criança”, afirmou.

Ele fez questão de agradecer o apoio de todos os conselheiros presentes, José Ricardo Pereira Cabral (Vice-presidente), Ronaldo Chadid (Corregedor Geral), Waldir Neves Barbosa (Ouvidor), Iran Coelho das Neves e Marisa Serrano (Diretora da Escoex). “Fica aqui o meu agradecimento a todos vocês conselheiros, ao Ministério Público de Contas, através de seu procurador geral, José Aêdo Camilo, aos diretores, funcionários e principalmente a essa nova equipe do CEITC, através da diretora Dulce Jacques da Costa Almeida. Tenho certeza absoluta, que o funcionamento de uma creche, não é coisa difícil, é só ter vontade para realizar”.

O presidente do Tribunal de Contas disse ainda que procurou construir a creche com a rapidez necessária. E agradeceu a equipe da Assessoria de Obras, Engenharia e Meio Ambiente, a começar pelo engenheiro responsável, Antônio Bosco da Costa, o engenheiro Domingos Sahib Neto, a arquiteta Ana Maria de Almeida Niemeyer, e o construtor Renato Katayama, “todos estão sempre ali entregando as coisas dentro do que é combinado, dentro do tempo pactuado”, frisou.

A solenidade de inauguração contou também com a presença especial das netas da professora Maria Constança Barros Machado, Maria Valesca e Maria Cristina Barros Machado Bogalho, Maria Eugênia Teixeira Machado; das bisnetas, Patrícia Bogalho Nogueira e Bárbara Barros Machado Bogalho e ainda, a tataraneta, Alice Bogalho Jafar. Falando em nome dos descendentes, Maria Valesca disse que com certeza a sua avó iria dizer, que “além do prédio ser bonito, o que mais importa é o cuidado com as nossas crianças. O zelo e o carinho em suas casas também é muito importante. Cuidem de seus filhos”, salientou.  

Homenagem – Em seu discurso de improviso, Cícero de Souza se lembrou da trajetória e história da sua diretora de escola, a professora Maria Constança de Barros Machado. “Ela era cuiabana, nasceu em 1899, não foi bem em Cuiabá, mas em Rosário do Oeste, de família humilde, mas uma família muito decente, família da luta, do labor e de conquista. Naquela época Mato Grosso ainda uno, era um Estado pouco habitado”.

Maria Constança fez o curso de normalista, naquela época pelo machismo existente era um curso apenas do sexo feminino e ela assim o fez. Pela grande quantidade de normalistas lá existentes, ela resolveu vir para Campo Grande, isso no governo de Pedro Celestino Correia da Costa. “Hoje o nome dela refloresceu, cresceu e deixou uma história para nosso Estado, não só do Mato Grosso, mas o nosso Mato Grosso do Sul também, pois foi aqui praticamente a sua vida toda, foi diretora da escola estadual campo-grandense, enfim, fez uma carreira belíssima, foi uma pessoa maravilhosa.

Então, nada mais justo do que nós prestarmos essa homenagem a essa professora, grande diretora e grande pessoa, sobretudo”. Durante a solenidade de inauguração, bastante concorrida e presença de várias autoridades, o conselheiro presidente agradeceu inicialmente a presença da secretária de Estado de Educação, professora Maria Nilene Badeca da Costa, representando o governador do Estado; os desembargadores Marco André Nogueira Hanson, Luiz Gonzaga Mendes Marques e João Maria Lós, a secretária Municipal de Educação da Capital, Angela Maria de Brito; O secretário adjunto da Semed, Osvaldo Ramos; o superintendente das Políticas Educacionais, Roberval Furtado; a presidente da OMEP, Maria Aparecida Salmasio; a professora e conselheira presidente da Câmara de Educação Profissional e Superior; a professora e presidente do Conselho Municipal de Educação, Zaira Fátima Lopes Chaves; e a diretora Geral da Secretaria do Tribunal de Justiça, Zelma Araújo Teixeira Munhoz; ao corpo docente do Tribunal, conselheiros, procuradores, funcionários, diretores e servidores.

 Estrutura - Com área total de 604,09 metros quadrados, o local tem capacidade para 60 crianças. O ambiente é setorizado em administrativo, de serviços (lavanderia e cozinha), pedagógico (salas de aula e biblioteca), lazer e horta. O Centro atenderá na sala do berçário as crianças dos quatro meses aos 2 anos de idade. Outros quatro grupos estão distribuídos da seguinte forma: o Grupo I é destinado para crianças a partir dos 2 anos de idade; o Grupo II as crianças de 3 anos. O Grupo III é para os de 4 anos de idade; e no Grupo IV, são 15 lugares para crianças de 5 anos.

O espaço pedagógico abriga a sala Multiuso, com TV/Cinema, teatro, sala de leitura e brinquedoteca. Com uma área de 145,05 metros quadrados o pátio coberto funcionará o refeitório, escovódromo (para ensinar técnicas de higiene bucal), espaço das artes e a horta. O projeto foi elaborado pela arquiteta Ana Maria de Almeida, da Assessoria de Obras, Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente do TCE/MS, setor responsável pela obra.

TCE-MS/RMC

Leituira, Brinquedoteca, Arquitetura, Espaço, Educação Profissional

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens