Sexta-Feira 19/04/2024 20:37

Estado reduz dívida asfixiante, mas Puccinelli ainda está insatisfeito

Estado - Ações Públicas - Redução de Dívidas

Foto:Divulgação

“Se não dá agora, vai dar amanhã, é só acreditar e trabalhar”.

Com uma e outra variação, esta frase encerra um conceito que o governador André Puccinelli procura imprimir no dia-a-dia com os seus assessores, em busca de resultados. A distância que o separa de seu último dia de mandato é de apenas 18 semanas, transformadas em uma eternidade por sua operosidade obsessiva.

Antes de assinar seu testamento gerencial no dia 1º de janeiro de 2015 Puccinelli quer ter total certeza de que deixará a casa em ordem. No dia seguinte à transmissão do cargo, recolocado na vida de cidadão comum, vai querer olhar para trás sem receio de fitar escombros e olhar à frente seguro de ter contemplado seu sucessor com mecanismos efetivos de governabilidade.

Neste desafio, um item pontual e determinante é o do equilíbrio das finanças. Zerar a dívida acumulada desde a divisão territorial é impossível a curto ou médio prazos. Afinal, de 1979 para cá, em 35 anos de diferentes governos com dezenas de operações de empréstimo e apropriação de encargos federais, o endividamento de Mato Grosso do Sul chega a aproximadamente R$ 7 bilhões .

Poderia ser três vezes muito pior, não tivesse o governo estadual reduzido a dívida em 26% nos últimos quatro anos. Em 2010, o Estado comprometia 120% de sua receita líquida e fechará o atual exercício com cerca de 24%. E este é, para Puccinelli, um dos dados mais significativos do desempenho vitorioso de sua política orçamentária e financeira. Pôs Mato Grosso do Sul entre os estados brasileiros que conseguiram respirar e desapertar do pescoço a corda das dívidas interna e externa.

Se for considerado que em fase final de governo nada de novo se pode esperar de quem vai entregar o cargo daqui a pouco, a não ser concluir obras e fazer de cada inauguração uma festa de despedida, Puccinelli passa longe dessa avaliação. A satisfação por tudo que já fez parece igual ou menor que a insatisfação pelo que não fez ou poderia fazer.

Puccinelli ainda quer mais – e um desses quereres é continuar relaxando o nó da dívida na garganta do Tesouro. Para tanto, já adotou algumas providências. Uma delas foi montar a peça orçamentária de 2015 com distâncias bem medidas entre a ambição de investimentos na despesa e o cuidado estratégico na distribuição da receita. Poderia, se quisesse, desviar-se desse caminho e pregar uma peça no antecessor, deixando de herança bombas de efeito retardado no custeio. Porém, fez o que mandam o espírito republicano e o interesse público: nomeou a governabilidade como patrimônio número um do testamento para quem vai sucedê-lo.

MS Notícias/RMC

Governabilidade, Satisfação, Divisão Territorial, Endividamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens