Sexta-Feira 26/04/2024 22:15

Práticas educativas levam oportunidade de recomeço a reeducandas de Corumbá

Educação - Aulas de Pinturas

Foto:Divulgação

Parceria estabelecida entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Prefeitura de Corumbá está garantindo a realização de aulas de pintura, violão e capoeira para reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”. A iniciativa trabalha a arte e a cultura como meio de reinserção social.

A ação é desenvolvida pelo projeto “Caminhos da Cultura”, da Fundação Municipal de Cultura de Corumbá. “A diretora-presidente [Márcia Rolon] foi sensível em atender-nos com a extensão do projeto do município”, destaca a assistente social do presídio e idealizadora da iniciativa, Gisela Nunes.

Para a assistente social, ao ofertar tais práticas educativas se proporciona oportunidades reais de mudança. “Se bem aproveitadas, podem transformar o comportamento de uma pessoa, diminuir as dificuldades no reingresso ao mercado de trabalho e ainda a reincidência criminal”, afirma Gisela.

Cada oficina acontece uma vez por semana. Nas aulas de capoeira, por exemplo, as alunas aprendem a cantar cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade, e a tocar os instrumentos mais tradicionais, como berimbau, chocalho feito de sementes e pandeiro. Na roda de conversa, são informadas das regras de convívio, respeito e tolerância.

“O jogo de capoeira visa aprimorar o controle emocional, no qual precisam ter cuidado com os movimentos para não machucar o outro, ao contrário de estimular e incentivar a agressividade e a violência”, explica o mestre Pernambuco, responsável pelo ensino da capoeira na unidade prisional.

De acordo com a diretora do presídio, Anelize Lázaro de Lima, apenas internas de bom comportamento podem participar das aulas. “Fazemos uma seleção rigorosa”, garante.

No curso de pintura, as detentas transmitem para as tela todas sua emoções e criatividade, mas através de técnicas precisas que as proporcionam um meio de sobrevivência caso optem em se tornarem artistas plásticas quando deixarem a prisão.
No de violão, é a música a responsável por levar transformação a vida das mulheres encarceradas. A cada nota aprendida, a reflexão sobre as possibilidades de uma vida longe do mundo da criminalidade.

É o que garante a reeducanda Veridiane Nazi, 25 anos, uma das participantes. Segundo ela, as aulas estão sendo muito interessantes. “Transmite calma, e é uma oportunidade de aprender, para se manter financeiramente”, assegura.

Notícias MS/RMC

Aulas de Pinturas, Emoções, Criatividades, Possibilidades, Oportunidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens