Quinta-Feira 18/04/2024 23:27

No Tilma, projeto faz crianças criar gosto pela leitura e revela até escritores

Educação - Qualidade de Ensino

Foto:Divulgação

Como forma de aprimorar a prática didática de professores de Língua Portuguesa, contribuindo, assim, com a melhoria da qualidade do ensino, a Escola Municipal Integral Tilma Fernandes Veiga trabalha com os alunos do 5º ao 8º ano, o gênero textual e o seu uso social. A atividade faz parte de uma preparação para a Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa, que envolve anualmente alunos de toda Rede Municipal de Ensino (Reme).

As oficinas foram divididas em três áreas: poesias, para alunos de 5ª e 6ª série; memórias, com os estudantes de 7ª e 8ª série, e gênero crônicas, para os alunos do 9º ano.  De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Lucibeme Barros, todo trabalho desenvolvido aprimorou a leitura e a escrita dos alunos, auxiliando os mesmos a desenvolver suas produções.

“A partir dessas produções, percebi que o gosto e prazer pela leitura aumentou por parte dos alunos, além de uma incrível descoberta de novos talentos, escritores na comunidade escolar”, conta.

Este é o caso da aluna Maria Paula, de 12 anos, aluna 7ª série. A estudante, que trabalhou o tema “Memórias”, conheceu um pouco sobre a história do Seu Agripino Soares de Magalhães, de 92 anos, uma das referências quando se trata do folclore musical pantaneiro.  Após entrevistar o mestre da viola-de-cocho ela compartilhou um pouco da experiência vivida. “Memórias Literárias fez com que eu lesse mais, melhorando bastante a minha escrita”, observou a menina.

A estudante, com os relatos de Seu Agripino, desenvolveu o texto ‘O Tocador da Viola de Coxo, suas memórias e minha história’. “Foi uma atividade diversificada, que contribuiu muito para o aprendizado dos alunos”, elogiou a professora e incentivadora dos trabalhos.

Formando leitores

Kadaja Fernandes Evangelista, aluna do 7º ano, não gostava de ler, pois achava cansativo. Mas ao mesmo tempo, a estudante sentia uma enorme vontade de se expressar, embora não soubesse como. Foi quando a iniciativa da professora Lucibeme Barros, estimulou o desejo e a curiosidade pelo universo literário.

“Tinha muita preguiça de ler, mas sempre quis colocar pra fora todos os meus sentimentos e traumas vividos na infância. Quando fiz o meu texto sobre ‘Memórias’, fiquei com muita vergonha de contar, mas a professora me incentivou e me levou ao café literário, realizado pelo Sesc”, contou. “ A partir desse dia, comecei a me interessar mais, me libertar do passado e aprender, através da literatura, a me expressar cada vez melhor”, compartilhou a estudante. “Hoje, amo livros e me encontrei nesse universo das palavras”, completou a aluna.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Qualidade de Ensino, Curiosidade, Universo Literário, Infância

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens