Terça-Feira 23/04/2024 23:48

Dilatação do prazo para fim dos lixões é a saída, diz Douglas

Estado - Ações Públicas - Aterros Sanitários

Foto:Divulgação

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (sem partido), saiu em defesa dos prefeitos ao defender a dilatação do prazo para o fim dos lixões e a consequente implantação dos aterros sanitários nos municípios como forma de se cumprir a Lei dos Resíduos Sólidos em tempo adequado.

Douglas considerou providencial o relatório da Medida Provisória 649/2014, apresentado pelo deputado Andre Moura (PSC-SE) no início de agosto, que prevê ampliação do prazo até 2018 para as cidades acabarem com os seus lixões.

Para o dirigente, a maioria dos municípios não apenas de Mato Grosso do Sul, mas de todo o País, não dispõe de recursos para implantar os aterros sanitários como exige a lei.

“Além do custo ser alto, as prefeituras enfrentam dificuldades por conta da queda da receita”, observa Douglas, lembrando que os prefeitos têm outros compromissos para honrar todo mês, incluindo as contra-partidas obrigatórias impostas pelos programas sociais criados pelo governo federal.

Apesar de comemorar o relatório que estende o prazo para o fim dos lixões, Douglas torce para que o Congresso Nacional não mude o texto original, ou seja, vindo a sufocar os municípios que, segundo ele, já administram outros tipos de problemas de ordem estrutural.

De acordo com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), apenas 8,8% dos municípios do Estado têm aterro sanitário licenciado.

Por enquanto, os municípios que cumpriram o prazo estabelecido por lei, expirado no último dia 2, foram Três Lagoas, Dourados, Aquidauana, Taquarussu, Naviraí, Alcinópolis e Jateí, segundo atesta o gerente de desenvolvimento e modernização do Imasul, Lorival Antônio de Paula.

Para o presidente da Assomasul, a saída é a formação de consórcios públicos com apoio da Parceria Público-Privada.

“Nós fizemos primeiramente os planos de resíduos sólidos. Então, nós cumprimos a lei, fizemos os planos dentro dos limites. A segunda parte, que seria ter os aterros sanitários funcionando, dependia de recursos, e nós entramos com pedido de recursos ao governo federal. Precisamos do prazo, precisamos que seja prorrogado”, reforçou.

RELATÓRIO

O aumento do prazo para o fim dos lixões é reivindicação de vários prefeitos, que temem a aplicação de multas previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

O relator Andre Moura diz que os prazos precisam ser ampliados diante da “omissão” do governo federal quanto ao apoio técnico e financeiro aos estados e municípios. "Certamente contribuiu para os atrasos até aqui verificados”, afirma.

O relatório também garante a estados e municípios o prazo de dois anos, até 2016, para elaborar os planos estaduais e municipais de resíduos sólidos. O prazo venceu em 2012.

Esses planos são requisitos para que estados e municípios recebam dinheiro do governo federal para investir no setor.

Andre Moura ressalta que estados e municípios que não concluíram os trabalhos deixaram de receber dinheiro para investir na gestão de resíduos sólidos e, por isso, precisam desse prazo adicional.

Assomasul/RMC

Aterros Sanitários, Aterros Sanitários, Pedido de Recursos, Consórcio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens