Sábado 20/04/2024 05:19

Espaço da Poesia homenageia Shakespeare e promove dança, literatura e música

Cultura - Espaço da Poesia

Foto:Divulgação

Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza mais uma edição do Espaço da Poesia. Com várias intervenções artísticas e culturais, o Espaço terá declamações, lançamento de livros, CD, dança e homenagem a Shakespeare. O evento acontece no Terraço do Memorial da Cultura e Cidadania. A entrada é de graça.

Para abrir o evento, o Coral da Fundação de Cultura irá interpretar clássicos da música nacional e sul-mato-grossense. Com o objetivo de incentivar servidores e membros da comunidade à prática do canto coral, também representa um meio de socialização. Conta com 35 coralistas entre servidores da FCMS e comunidade em geral. O maestro Orion Cruz rege o Coral e na coordenação, a servidora Isolina Saraiva Nantes.

Lenilde Ramos, musicista e compositora, irá apresentar seu primeiro livro “História sem nome – Lembranças de uma menina quase gêmea”. A obra parte da história dos pais da autora, passando por sua infância rica e agitada, marcada pela vida no internato das freiras, a convivência com a estrada de ferro, a música, o velho cinema que ficava do lado de sua casa e uma série de coincidências que a autora vai costurando em um texto pleno de conteúdo e descrito em linguagem coloquial, cheia de humor.

Durante o evento Lucas Maciel irá lançar o livro “Maior que a vida”. A obra é composta por 24 crônicas que carregam situações comuns observadas do ponto de vista de um questionador. Tendo como grande tema a vida, trata de assuntos como o amor, a questão existencial e a iminência do real. São frutos da observação subjetiva da vida do autor, do seu âmago. Lucas Maciel é professor de línguas e literatura da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, mestrando em Letras pela UEMS, contador de histórias e escritor.

Para dar um toque especial ao Espaço da Poesia, o grupo Nidal Abdul irá apresentar uma dança árabe. E homenageando a Capital pelos seus 115 anos haverá a declamação de poesia – Hino à Campo Grande, interpretado por Gisela Martinez.

Já o cantor e compositor Nuno Baes irá lançar seu CD no Espaço da Poesia. O músico nasceu em São Paulo, mas é sul-mato-grossense de coração, cantor e compositor há mais de 20 anos, é autor de várias obras musicais (letra e música), das quais muitas constam no repertório de apresentações. Com repertório variado, tem sua influência musical no sertanejo raiz, regional, jazz, blues, flashback internacional, MPB, bossa nova, músicas hispânicas e italianas.

E para finalizar o Espaço da Poesia, o grande poeta e dramaturgo William Shakespeare (1564 – 1616) será homenageado. “Afetos, palavras e sonoridades shakespearianos” será uma intervenção artística dos músicos Marcelo Fernandes e Willian Dickson que irão lembrar aspectos importantes da vida e obra Shakespeariana. Temas e questionamentos da existência humana sempre fizeram parte do trabalho desse grande autor como o drama da finitude, do amor não correspondido, das desigualdades entre os seres, das mazelas humanas, da existência do divino.

Peças ficaram imortalizadas como Romeu e Julieta, ou Hamlet e foram encenadas em diversas línguas, países, veículos de comunicação e épocas do que quaisquer outras obras que tenhamos notícia.  A influência do escritor pode ser notada nos mais diversos ambientes culturais - dos especializados círculos de discussão literária às populares telenovelas brasileiras. Portanto como singela homenagem à comemoração dos quatrocentos e cinquenta anos de nascimento do escritor, uma apresentação poética e musical durante o evento.

Serviço

O Espaço da Poesia acontece nesta sexta-feira (29), a partir das 19 horas. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro.

Notícias MS/RMC

Obras, Intervenção Artística, Influência Musical, Apresentações

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens