Quinta-Feira 25/04/2024 21:32

Marina lança programa, defende BC independente e mudanças na política externa

Brasil - Política - Brasil Eleições

Imagem:Divulgação
A candidata presidencial do PSB, Marina Silva, lançou seu programa de governo em São Paulo, se pronunciou mais uma vez a favor da autonomia do Banco Central e afirmou que o país "vive um momento grave de credibilidade" econômica.

Marina tentou dar mística a suas possibilidades eleitorais e assegurou que, se for eleita, chegará à presidência do país não apenas uma filha da floresta amazônica e da classe trabalhadora, mas uma "professora de escola".

"O povo brasileiro que elegeu um acadêmico e que elegeu um operário, haverá de eleger uma professora que veio dos seringais da floresta", afirmou Marina em referência ao sociólogo Fernando Henrique Cardoso e ao torneiro mecânico e sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva.

A candidata, que em 2010 recebeu o 20 % dos votos, lançou seu plano de governo com a cúpula do PSB e dois de seus principais assessores, o economista Eduardo Gianetti e Neca Setúbal, herdeira do império financeiro do Banco Itaú.

O anúncio do plano de governo de Marina coincidiu com a divulgação dos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que apontaram uma contração de 0,6%, depois de perder 0,2% no primeiro.

"É um momento grave de credibilidade, de recessão. E, quando se recupere a confiança, os investidores voltarão", analisou Marina, que citou duas vezes a importância de um "Banco Central com autonomia", como tinha antecipado Neca, uma de suas principais conselheiras e encarregada dos planos educativos.

"Como em todos os países que adotam o regime de metas, haverá regras definidas, acordadas em lei, estabelecendo mandato fixo para o presidente, normas para sua nomeação e a de diretores, regras de destituição de membros da diretoria, dentre outras deliberações", aponta o programa.

Além da esfera econômica, aspectos desconhecidos até o momento como seus pensamentos sobre a política externa foram revelados por Marina e seu candidato a vice, Beto Albuquerque, em um livro de 250 páginas e seis módulos.

Marina propõe, por exemplo, uma flexibilização nas regras do Mercosul para poder realizar acordos bilaterais com outros países mesmo quando não adiram à ideia os sócios do bloco: Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

"Temos o princípio da integração, mas isto não impede que possamos encontrar meios para ter rapidez para acordos bilaterais", comentou.

Nesse sentido, a candidata citou o acordo que o bloco sul-americano negocia para o livre-comércio com a União Europeia (UE).

"Na negociação há dificuldades, como o caso da Argentina, mas isso não deveria impedir que o Brasil seguisse. É uma questão de defender os interesses do país sem prejudicar o resto", opinou.

Marina defendeu ainda a chamada "negociação em duas velocidades", que, segundo seu programa de governo, não fere o Tratado de Assunção de 1991, pacto de fundação do bloco sul-americano.

O programa de governo também propõe uma política de aproximação do Mercosul com a Aliança do Pacífico e uma "agenda positiva" com os Estados Unidos.

"É preciso relançar o dinamismo no comércio com os Estados Unidos e a UE e fundar novos padrões comerciais com o Chile", indicou.

Com militantes gritando "Eduardo presente, Marina presidente", Marina não poupou o PT de críticas, mas reservou palavras elogiosas para Lula, que, segundo a candidata, foi "desqualificado" antes de ser eleito presidente.

"Intelectual tinha que dar aval para o operário poder ser presidente da República. Esqueceram muito rápido o que tivemos que passar para chegar onde chegamos", concluiu Marina.

Efe/盧卡斯

politicca, dilma, marina, empate, tuno, identicas, confiança, margem, erro, entrevista

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens