Terça-Feira 16/04/2024 14:16

Programa Rio de Leite da UEMS completa dez anos

Estado - Ações Públicas - Programa Rio de Leite

Foto:Divulgação

O Programa Rio de Leite da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) da unidade universitária de Aquidauana completa dez anos de atuação no município e em Anastácio, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Sidrolândia e Nioaque.

O Rio de Leite é uma ação de Extensão Universitária da UEMS e promove cursos de capacitação, orientação técnica, treinamentos, orienta o produtor rural no planejamento de sua atividade, presta consultoria na avaliação econômica, controle zootécnico e na elaboração de projetos, além de analisar a qualidade do leite e incentivar o consumo, com isso promove melhoramento genético do rebanho leiteiro de Mato Grosso do Sul.

É registrado pelo nome de  Programa de Capacitação Técnica Aplicada à Pecuária Leiteira (PCTA-PL) e seu funcionamento se dá pela execução de três projetos acessórios vinculados: Capacitação Técnica Aplicada à Pecuária Leiteira; Grupo de Estudo em Bovinocultura Leiteira - Gebol e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Região de Aquidauana e Anastácio.

Em cada município em que atua foi alocado um técnico de nível superior para prestar assistência técnica a cerca de 30 propriedades, totalizando aproximadamente 150 propriedades leiteiras beneficiadas com inovações tecnológicas.

Por ser um Programa de capacitação, o Rio de Leite está sempre promovendo cursos para os produtores e acadêmicos. O aprendizado dos estagiários se dá cotidianamente com as visitas técnicas e as reuniões de orientação.

“Para os produtores assistidos, o trabalho desenvolvido é personalizado e está focado no desenvolvimento sustentável da propriedade de acordo com as possibilidades econômicas e financeiras de cada produtor. O objetivo é minimizar os problemas preventivamente e, principalmente, nortear as ações para alcançar resultados”, destaca os coordenadores do programa Andre Rozemberg P. Simões, Marcus Vinicius Morais de Oliveira e Fabiana de Andrade Melo Sterza.

Diversos alunos passaram pelo estágio, uma delas é a zootecnista formada pela UEMS de Aquidauana, Rejane Nunes Figueiró, que participou da construção e implementação do projeto em 2004. “Participei do programa de 2004 a 2005 como estagiária e, de 2006 a 2007, como técnica, pois já tinha terminado a graduação. O Rio de Leite foi tão importante na minha vida que hoje trabalho como responsável pela originação do leite na empresa BRF (Brasil Foods), no laticínio de Terenos e atendo a região do Pantanal”, ressaltou.

O Rio de Leite também recebeu o troféu de terceiro lugar no IX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública 2013 pela atuação no assentamento rural Rio Feio, no município de Guia Lopes da Laguna. É um programa com vários projetos financiados pela UEMS, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Ministério da Educação e Finep (Agência Brasileira da Inovação).

Notícias MS/RMC

Programa Rio de Leite, Graduação, Produtor, Possibilidades Econômicas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens