Sexta-Feira 29/03/2024 04:40

Clã de "Counter-Strike" só de meninas joga para conquistar espaço no Brasil

Brasil - Entretenimento - Girl Gamers

Foto: UOL Jogos

É claro que mulher joga videogame. Isto já não é novidade.

Mas por mais que eventos como os de "League of Legends" sempre atraiam garotas, ainda é raro vê-las em cima do palco, competindo. O público feminino é grande, mas parece sempre estar representado apenas na plateia.

"Infelizmente, não temos competições de eSports para mulheres aqui no Brasil", explica Pamella "pan" Shibuya, 20, que joga competitivamente "Counter-Strike". "Na verdade, até mesmo lá fora, 'Counter' é um dos poucos jogos que têm um cenário de torneios para garotas".

Pamella faz parte da Majestic Gaming - equipe só de mulheres que disputou o torneio de "Counter-Strike: Global Offensive" na X5 Mega Arena, em São Paulo. Elas foram eliminadas na primeira fase, perdendo para o time que viria a ser campeão.

"Como não temos uma categoria para mulheres, somos obrigadas a disputar com os homens", conta. "Mas jogamos mirando as oportunidades que existem lá fora para nós. O fato desse espaço existir é um dos motivos pelos quais gosto de 'Counter-Strike'".

Na ocasião da final brasileira de "LoL", o gerente geral da Riot no país Roberto Iervolino garantiu que mulheres podem participar dos torneios do game. Mas não existem competições voltadas para o público feminino, que Pamella acredita serem importantes.

Segregação

Gamer desde os tempos do Nintendo 64, Pamella deixou para trás os consoles quando encontrou sua paixão pelos shooters nos computadores. "Jogo 'Counter-Strike' sério desde 2006", lembra.

"Mas, diferente do que acontece em outros games, jogar nunca virou minha profissão. Estudo e trabalho, e treino com minhas companheiras de time nas madrugadas".

Com toda a sua experiência, ela demonstra certo conformismo ao falar sobre a discriminação que sofre por ser mulher: "Existem muitos xingamentos e ofensas que escutamos. Acho que sempre haverá isso".

"O pessoal que conhece nosso jogo, que sabe que nos dedicamos de verdade nos trata com mais respeito. Dão bastante apoio, na verdade, sempre nos citando em transmissões e coisas assim", afirma. "É mais comum ofensas vindas de quem joga menos, dos casuais. Dizem para 'voltarmos para a cozinha', coisas assim".

"Isso não mudou desde que comecei em 2006. Com o tempo, a gente aprende a lidar com isso. Hoje em dia eu não me incomodo mais - só quando alguém pega pesado e começa a usar palavrões", conta a gamer.

Pamella acredita que mais torneios femininos e espaços em que as garotas possam mostrar que jogam bem reduziriam o preconceito, mas vê isso como algo distante. "Por ora, sou feliz só de poder jogar meu 'Counter-Strike' sabendo que existem torneios dos quais eu posso participar", diz.

Pedro Henrique Lutti Lippe/UOL Jogos/JE

mulher no videogame, eventos de games, Counter-Strike, clã inteiramente feminino

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens