Quinta-Feira 25/04/2024 02:40

Com barco próprio, Prefeitura fortalece atendimento nas regiões ribeirinhas

Ação Social - Atendimento

Foto:Divulgação

Décimo primeiro maior município do Brasil em extensão territorial, sendo o primeiro fora da região Norte do País, Corumbá tem quase 65 mil quilômetros quadrados e abriga 60% de todo o Pantanal sul-mato-grossense. Mesmo nos locais mais distantes da zona urbana, existem comunidades inteiras que encaram a falta de infraestrutura básica, como água encanada e energia elétrica, por exemplo, para viverem da pesca e de pequenas plantações.

E apesar da dificuldade de acesso, a Prefeitura de Corumbá garante atendimento o médico, social e educacional para esta parcela da população. Esse trabalho é realizado principalmente pelo Programa Social Povo das Águas, mas agora conta com mais um importante reforço. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) destinou uma embarcação para uso exclusivo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

O barco possuiu 12 lugares e é equipado com duas barracas de montagem rápida, quatro mesas retráteis, cadeiras e até um gerador de energia. “Com o apoio deste veículo, estamos podendo atender com mais qualidade e agilidade as comunidades ribeirinhas de Corumbá, mesmo as que estão mais distantes”, afirmou a coordenadora do Cras Itinerante, Lilia Maria Bezerra.

A embarcação é ideal para o transporte de equipes e materiais necessários para oferta dos serviços e ações de proteção social básica, com objetivo especifico de viabilizar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, especialmente aquelas em situação de extrema pobreza e que residam em comunidades com espalhamento ou dispersão populacional devido às características especificas.

A lancha social permite ainda a oferta prioritária dos serviços e ações da Proteção Social Básica e, se necessário, outros serviços e ações socioassistenciais no âmbito do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), ampliando a atuação junto às famílias e comunidades que vivem em regiões ribeirinhas de forma mais regular e sistemática.

Na última terça-feira, 30 de setembro, a equipe esteve na região do Porto da Manga, onde realizou um trabalho de fortalecimento de vínculos com crianças de região. “Fizemos ainda um trabalho de prevenção ao uso de drogas, tanto as licitas quanto as ilícitas”, detalhou o assistente social Saturnino Almeida, integrante da equipe do CRAS Itinerante e que conta também com psicólogo e técnicos da equipe volante.

“Hoje temos cerca de 80% das famílias ribeirinhas cadastradas no Programa Bolsa Família, do Governo Federal. E as que não estão ou é por não se enquadrarem no perfil social do programa ou por falta de documentação. Esta última situação poderá ser resolvida de forma mais rápida com o apoio desse barco. Ou trazemos as pessoas à cidade ou buscaremos parcerias para levar os órgãos responsáveis até essas comunidades”, completou Lilia Maria .

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania nas regiões ribeirinhas será apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e que acontece em Brasília, de 13 a 19 de outubro deste ano.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Desenvolvimento Social, Comunbidades, Regiões, Famílias, Tecnologia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens