Quinta-Feira 25/04/2024 16:21

Brasil fica de novo fora do 'top 200' de ranking das melhores universidades

Mundo - Brasil - Educação - Ranking Internacional

Melhor colocada no ranking THE é a USP, na faixa de 201º e 225º lugares. 'Brasil está deixando passar muitas oportunidades', diz especialista.

(Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP/Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores do mundo no ranking internacional Times Higher Education (THE), divulgado nesta quarta-feira (1º) em Londres.

Considerado um dos mais respeitáveis rankings de avaliação de produção acadêmica, o ranking mostra em sua nova edição (2014-2015) uma leve melhora da Universidade de São Paulo, que subiu da faixa dos 226º a 250º lugares, obtida no ano passado, para a faixa de 201º a 225º lugares. A outra universidade brasileira que aparece no ranking é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que repete a colocação do ano anterior (301º a 350º lugares). A lista tem no total 400 universidades.

A melhor universidade do mundo, pelo quarto ano consecutivo, é o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), dos Estados Unidos. Em segundo lugar está a Universidade Harvard (EUA), seguido por Oxford (Reino Unido), Stanford (EUA), Cambridge (Reino Unido), MIT (EUA), Princeton (EUA), Universidade da Califórnia Berkeley (EUA), Imperial College London (Reino Unido) e Yale (EUA) (veja o ranking completo).

VEJA AS POSIÇÕES DO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS
ANO USP UNICAMP
2011/12 178º 276º a 300º
2012/13 158º 251º a 275º
2013/14 226º a 250º 301º a 350º
2014/15 201º a 225º 301º a 350º
Fonte: Times Higher Education

O ranking avalia o desempenho dos estudantes e a produção acadêmica nas áreas de engenharia e tecnologia, artes e humanidades, ciências da vida, saúde, física e ciências sociais. Considera ainda pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional, além do ambiente de ensino. Desde o ano passado, metodologia para o novo ranking está a colocação de artes, humanidades e ciências sociais em igualdade às outras ciências.

USP figurava em 178º em 2011, subiu para 158º em 2012, e depois caiu para 226º/250º e agora subiu para 201º/225º. A Unicamp aparecia em 276º/300º em 2011, subiu para 251º/275º em 2012, e desde 2013 figura em 301º/350º.

A divulgação do ranking vem em um momento em que as principais universidades públicas do país passam por grandes dificuldades de orçamento. USP, Unicamp e Unesp, as três universidades estaduais de São Paulo, tiveram greve de quase quatro meses de professores e funcionários por causa de limitações salariais. A USP alegou que a folha de pagamento representa 105% do orçamento da instituição.

O ranking também tem subdivisões por áreas. Nas áreas de saúde e de ciências da vida, a USP aparece entre as 100 melhores universidades do mundo, nos 78º e 92º lugares, respectivamente. As outras áreas são engenharia, física, artes e humanidades e ciências sociais.

"É bom ver a USP fazendo algum progresso na tabela", avalia Phil Baty, editor da revista da THE. "Mas é preocupante ver que um país do tamanho do Brasil, com grande potencial econômico, não tenha muito mais universidades na elite global." Baty indica que movimentos para ampliar o uso do inglês nas universidades brasileiras, tanto nas aulas quanto nas pesquisas, pode ajudar a melhorar o desempenho das instituições do país.

O especialista indica ainda que o programa Ciência sem Fronteiras, que leva estudantes para intercâmbio de graduação e pós-graduação em outros países, é impressionante, "mas há um receio de que o Brasil esteja deixando passar muitas oportunidades, enquanto outros países em desenvolvimento estão fazendo progressos notáveis".

Posição da USP
O vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, diz que considera a variação das posições ocupadas pela universidades nos mais variados rankings internacionais como "natural". "A USP respeita tais classificações, mas não molda suas atividades a elas, mas sim às necessidades sociais", afirma Agopyan.

"Nossa pesquisa é reconhecida internacionalmente, o que pode ser expresso, por exemplo, na colocação alcançada na mais recente edição do ranking da Scimago [divulgado em setembro], em que a USP está entre as dez instituições mundiais que mais produzem trabalhos científicos de qualidade e relevância."

Os Estados Unidos dominam o ranking com 74 universidades entre as 200 melhores. Em seguida estão Reino Unido (29), Alemanha (12), Holanda (11), Canadá e Austrália (8). Entre estes países emergentes, o que mais se destaca é a Turquia, que aumentou de um para quatro instituições entre as 200 melhores. Coreia do Sul e Hong Kong também têm quatro universidades no 'top 200', a China tem três, Cingapura duas, Taiwan, Rússia, África do Sul e Israel uma.

Veja o ranking das melhores universidadesdo mundo:

Instituição País Saiba mais
1º) Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) EUA Site oficial
2º) Universidade Harvard EUA Site oficial
3º) Universidade Oxford Reino Unido Site oficial
4º) Universidade Stanford EUA Site oficial
5º) Universidade de Cambridge Reino Unido Site oficial
6º) Universidade Princeton EUA Site oficial
7º) Instituto de Tecnlogia de Massachusetts (MIT) EUA Site oficial
8º) Universidade da Califórnia, Berkeley EUA Site oficial
9º) Colégio Imperial de Londres Reino Unido Site oficial
     Universidade Yale EUA Site oficial
201º-225º) Universidade de São Paulo (USP) Brasil Site oficial
301º-350º) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil Site oficial
VEJA O RANKING COMPLETO (link para o site da Times Higher Education)
Fonte: Times Higher Education

O ranking THE é uma avaliação feita com mestres e doutores de diversos países sobre a reputação de cada universidade. A instituição britânica tem ainda um ranking geral de universidades que avalia 13 itens, e tem como principais concorrentes o ranking chinês ARWU (Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais), feito pela Universidade de Comunicações de Xangai (Jiaotong) e o QS World University Rankings, produzido pela consultoria Quacquarelli Symonds. Existe ainda o ranking Webometrics, que mede a influência da instituição com sua produção na internet.

Entre as universidades brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) é a mais bem colocada em cada um dos rankings.

VEJA AS 10 MELHORES UNIVERSIDADES DE CADA RANKING INTERNACIONAL
Pos. Times Higher Education (reputação) Times Higher Education (geral) ARWU (ranking de Xangai) QS World University Rankings Webometrics (desempenho
na internet)
1º) Harvard (EUA) Caltech (EUA) Harvard (EUA) MIT (EUA) Harvard (EUA)
2º) MIT (EUA) Harvard (EUA) Stanford (EUA) Cambridge
(Reino Unido)
MIT (EUA)
3º) Stanford (EUA) Oxford
(Reino Unido)
MIT (EUA) Imperial College (Reino Unido) Stanford (EUA)
4º) Cambridge
(Reino Unido)
Stanford (EUA) Berkeley (EUA) Harvard (EUA) Cornell (EUA)
5º) Oxford
(Reino Unido)
Cambridge
(Reino Unido)
Cambridge (Reino Unido) Oxford
(Reino Unido)
Michigan (EUA)
6º) Berkeley (EUA) Princeton (EUA) Princeton (EUA) UCL
(Reino Unido)
Berkeley (EUA)
7º) Princeton (EUA) MIT (EUA) Caltech (EUA) Stanford (EUA) Columbia (EUA)
8º) Yale (EUA) Imperial College (Reino Unido) Columbia (EUA) Caltech (EUA) Washington (EUA)
9º) Caltech (EUA) Berkeley (EUA) Chicago (EUA) Princeton (EUA) Minnesota(EUA)
10º) UCLA (EUA) Yale (EUA) Oxford
(Reino Unido)
Yale (EUA) Pennsylvania (EUA)
VEJA AS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS MAIS BEM COLOCADAS EM CADA UM DOS RANKINGS
  Times Higher Education (reputação) Times Higher Education (geral) ARWU (ranking de Xangai) QS World University Rankings Webometrics (desempenho
na internet)
USP (81º-90º) USP (158º) USP (101º-150º) USP (132º) USP (29º)
--- Unicamp (251-275º) Unicamp (301-400º) Unicamp (206º) UFRGS (171º)
--- --- UFMG (301º-400º) UFRJ (271º) Unicamp (190º)
--- --- UFRJ (301º-400º) Unesp (421º-430º) UnB (181º)
--- --- Unesp (301º-400º) Unifesp (421º-430º) UFRJ (251º)
Ranking
completo
Ranking completo Ranking completo Ranking completo Ranking
completo

G1

Brasil, ranking internacional, Times Higher Education, educação, universidades

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens