Quinta-Feira 28/03/2024 14:30

Secretaria de Saúde alerta a população para doença que chega ao Brasil

Estado - Saúde - Febre do Chikungunya

Foto:Divulgação

A Febre do Chikungunya já chegou ao Brasil e está preocupando as autoridades de saúde. É uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV. O modo de transmissão é pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti  infectada e, menos habitual, pelo mosquito Aedes albopictus.

De acordo com as autoridades os sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da Febre do Chikungunya está no acometimento das articulações: o vírus causa artralgia inflamatória nas “juntas” que podem durar de meses a 02 anos e converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.

No Brasil os primeiros casos aconteceram no Amapá e Feira de Santana, na Bahia, alguns casos estão sendo investigados ainda na Bahia, Roraima e Paraná. E já existem casos confirmados também no Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Goiânia e Distrito Federal. No Mato Grosso do Sul existem dois casos, um confirmado e um segundo ainda sob investigação. O caso confirmado aconteceu na capital, Campo Grande.

Causas e sintomas da doença

A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.

O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, entre os sintomas de febre chikungunya estão: febre alta de início repentino, dor nas articulações, dor nas costas, dor de cabeça, além de manchas vermelhas na pele, cansaço, náuseas, vômitos e mal estar geral.

Não existe tratamento específico, nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus. O tratamento sintomático é realizado com medicação para a febre e as dores articulares. Por isso, ao sentir os primeiros sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.   

O mais importante é evitar os criadouros dos mosquitos que podem transmitir a doença. Isso previne tanto a ocorrência de surtos de dengue como de Chikungunya.

Entre outras medidas, são muito efetivas: verificar se a caixa d´água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. As medidas que as pessoas devem tomar são exatamente as mesmas recomendadas para a prevenção da dengue.

Prefeitura de São Gabriel/RMC

População, Doença,Febre do Chikungunya, Ocorrências, Vacina

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens