Sexta-Feira 19/04/2024 02:17

Brasileira cria jogo de realidade virtual que homenageia videogames antigos

Brasil - Tecnologia - Pixel Rift

Foto: UOL Jogos

Você abriria mão de um belo negócio em ascensão para morar fora do Brasil e seguir o sonho de criar seus próprios jogos de videogame?

Esse foi o desafio que a maranhense Ana Ribeiro encarou ao fechar um próspero negócio de venda de empadas em São Luís, pedir demissão do emprego como servidora pública e embarcar para a Inglaterra para aprender a programar games.

Até agora, o resultado da empreitada é "Pixel Rift", um jogo sobre jogar videogame feito para o visor de realidade virtual Oculus Rift.

"Desde criança sempre joguei videogame, mas nunca tinha pensando em fazer jogos", explica Ana em entrevista ao UOL Jogos.

"A ideia veio mesmo quando estava fazendo um curso para saber como aprimorar o negócio de empadas e perguntaram o que gostaria de estar fazendo daqui 15 anos e eu percebi que não queria estar fazendo a mesma coisa. Quando parei pra pensar, percebi que eu queria tentar criar games e esse era o momento pra tentar isso".

Das empadas para o Oculus

Hoje Ana estuda na National Film and Television School, em Beaconsfield, na Inglaterra, onde está fazendo mestrado. "Pixel Rift" é justamente seu trabalho de conclusão de curso.

"Desde a primeira vez que testei o Oculus Rift eu queria fazer algum jogo de realidade virtual, mas nunca tinha oportunidade, os trabalhos do curso nunca permitiam", explica ela. "Como o trabalho de conclusão é livre, posso fazer o que quiser, decidi criar algo para o Oculus".

Mais do que simplesmente trabalhar com a nova tecnologia, Ana decidiu fazer algo que explorasse a imersão única que a realidade virtual oferece.

Assim, decidiu homenagear a paixão que tem por videogames desde criança, quando começou a jogar em um antigo Odyssey ao lado dos irmãos e primos mais velhos, e criou um jogo sobre jogar videogame.

Criando um game sobre jogar videogame

Cada fase de "Pixel Rift" apresenta uma época e um videogame diferente, narrando o crescimento de uma menina desde criança até a fase adulta.

Nos níveis o objetivo é vencer a fase no videogame enquanto lida também com obstáculos na 'vida real'. A fase disponibilizada para teste mostra a protagonista em uma sala de aula com um portátil ao estilo Game Boy escondido debaixo da carteira.

O desafio é jogar no portátil quando a professora não estiver olhando para os alunos e esconder quando ela se vira, para não levar bronca, claro.

Toda a parte de programação é de responsabilidade de Ana, que está fazendo "Pixel Rift" no motor gráfico Unity. Um artista de outra universidade ajuda nos gráficos em 2D enquanto outros colegas ajudam no restante.

"Aqui há também cursos pra roteiristas, compositores musicais e mais e todo mundo se ajuda. Uma vez por mês, mais ou menos, eu me encontro com um roteirista que me ajuda com as histórias do 'Pixel Rift' e a música é também de um aluno daqui", conta Ana.

Quando sai? Posso jogar?

"Pixel Rift" tem lançamento planejado para 2015.

"Minha ideia é lançar até o meio do ano que vem e talvez, depois, lançar novos episódios pra download, mostrando diferentes épocas e videogames", revela Ana.

O game está em desenvolvimento para Oculus Rift, mas o Project Morpheus, da Sony, não é carta fora do baralho.

Segundo Ana, alguns executivos da Sony já viram o game e o papo deve continuar no futuro para talvez lançar o game para os futuros óculos de realidade virtual do PS4.

Aliás, Ana também cogita lançar uma versão de "Pixel Rift" adaptada para funcionar sem qualquer óculos de realidade virtual - a exemplo da demonstração que ela já disponibilizou de graça para baixar.

"O jogo foi projetado para a realidade virtual e funciona muito melhor desse jeito, é assim que ele foi pensado. Mas entendo também que muita gente pode acabar ficando sem jogar pois deve demorar para o Oculus Rift e outros óculos ficarem populares", reflete a programadora.

Claudio Prandoni/UOL/JE

criação de videogames, carreira em ascensão, desafio, venda de empadas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens