Sexta-Feira 19/04/2024 00:48

Agraer fortalece agricultura familiar no Estado

Estado - Agricultura - Nova Estruturação

Foto:Divulgação

Com a nova estruturação da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e das políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, a agência vem realizando inúmeras ações e atividades aos agricultores familiares, tendo alcançando no período o atendimento de 32 mil famílias de todo o Estado.

Com o objetivo de levar ao campo um serviço de assistência técnica e extensão rural de qualidade, a instituição dispõe de um quadro de extensionista com 280 profissionais, entre agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários, engenheiros cartográficos, administradores, técnicos agropecuários, assistentes sociais, geógrafos, entre outros. Todos com principal objetivo de transmitir conhecimento ao agricultor familiar e sua família, através das suas principais ações de elaboração de projetos, dias de campo, palestras, cursos e seminários, resultando em destacar as importantes informações e atuais novidades para o produtor sobre novas técnicas agropecuárias e gestão da propriedade, com a inclusão das chamadas públicas de Aters do Incra e do MDA, abrangendo assentamento rurais, comunidades quilombolas e agricultores tradicionais, atendendo a mais de 5 mil famílias em 13 contratos com essas instituições.

Com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da pesquisa, assistência técnica e extensão rural, transferência de tecnologias agropecuárias e garantir a segurança jurídica das terras sul-mato-grossenses, assegurando a melhoria da qualidade de vida na área rural, nestes últimos setes anos, a Agraer desenvolveu seu trabalho promovendo o crescimento socioeconômico dos agricultores familiares por meio da maior intensificação dos recursos financeiros do crédito rural, incorporação de novas tecnologias pelos assentados, introdução de novos sistemas de produção, abertura de novos canais de financiamento e acesso aos diferentes programas governamentais voltados para a agropecuária.

Durante este período grandes desafios foram superados pela instituição, como o desenvolvimento de ações para a produção sustentável e mitigação da pobreza, resultado da implantação de políticas públicas duradouras e abrangentes tais como o Programa Mais Alimentos, Pronaf, Projeto Balde Cheio em MS, Leite Forte, Projeto de Resfriadores Comunitários, entre outros.

A instituição incentiva e apoia a participação dos agricultores familiares nos programas de compras governamentais (PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Em destaque, o Balde Cheio em MS capacitou os técnicos da extensão rural a estimularem a profissionalização dos produtores, incentivando a intensificação dos sistemas de produção, pela adoção de técnicas e melhorias da pastagem, com adubação e irrigação, rotação de animais na área e melhoria genética para aumentar a produção de leite. Aumentou em mais de 150% a produção de leite das propriedades assistidas, trazendo maior renda do produtor e baixo custo da produção por meio da alimentação a pasto no período das chuvas e cana-de-açúcar.

Alguns produtores têm aumentado sua produção até quatro vezes a partir do ingresso no projeto. Segundo o participante do projeto Balde Cheio em MS, o produtor de leite Jorge Reque, sua produção aumentou nos últimos cinco anos de 70% a 200%, dando um aumento de renda muito grande, produzindo em média 200 litros de leite por dia.

Já o produtor de leite do município de Terenos, participante do Programa Leite Forte, João Batista Moreira, afirma: “Hoje temos o maior incentivo e apoio do governo, como nunca tivemos, há dois anos minha produção era de 70 litros por dia e atualmente é de 100 litros, tive um aumento de renda e produção muito boa, e ainda conto com o total auxílio da assistência técnica da Agraer uma vez por mês aqui na minha propriedade”. Por meio do programa e do convênio da chamada pública do MDA, recebeu ordenhadeira e kit de irrigação para propiciar a sua produção, afirmou Moreira.

O atual governo demonstrou a sua preocupação em proporcionar melhores meios para comercialização de produtos da agricultura familiar, prova disso é a inauguração do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) no Ceasa, em abril deste ano.

A presidente da Associação Quilombola, Lucinéia de Jesus Domingos, é grata pela parceria da Agraer. "A parceria nos capacita, incentiva e nos auxilia em tudo que precisamos, tanto na assistência técnica como orientação e informações de participarmos de projetos feitos pelo governo estadual e federal”.,

Hoje, a comunidade vende os produtos de hortaliças (alface, cheiro verde, abobrinha, repolho, entre outros) no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), em mercados da Capital, participa da venda de merenda escolar (Pnae) e iniciará ainda este mês de setembro a venda no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Notícias/RMC

Desenvolvimento, Adoção de Técnicas, Baixo Custo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens