Quinta-Feira 28/03/2024 06:15

Análise: Sunset Overdrive

Brasil - Tecnologia - Universo dos Games

Foto: UOL Jogos

Com "Sunset Overdrive", a Insomniac Games conseguiu pegar uma idéia manjada (um apocalipse zumbi) e transformar em algo absurdamente distante dos clichês do gênero: um game colorido, original e divertido. Sunset City é um verdadeiro playground para o jogador, com tantos inimigos para enfrentar quanto cenários para explorar em busca de colecionáveis. Toda a cidade é interconectada, o que permite realizar manobras radicais com o divertido sistema de navegação.

"Sunset Overdrive" reúne as melhores características dos jogos da Insomniac: um mundo novo para explorar, armas malucas e mecânicas divertidas. Mais que isso, é um jogo irreverente que transborda personalidade, perfeito para chacoalhar o marasmo do primeiro ano de vida do Xbox One.

INTRODUÇÃO

Em um não tão distante 2027, as ruas de Sunset City são tomadas por mutantes monstruosos, gerados acidentalmente pela FizzCo, fabricante do energético Overcharge Delirium XT. Você é um dos poucos sobreviventes, preso na cidade enquanto a corporação maligna esconde o acontecimento para evitar maiores prejuízos.

A partir daí, você vai encontrar e ajudar outros sobreviventes enquanto percorre a cidade pendurando-se em fios de luz, cabos e corrimões, salta por telhados, capôs de carros e detona mutantes, bandidos e outras ameaças. Além das missões da campanha solo, você pode participar de partidas online cooperativas no modo Esquadrão do Caos, levando seu personagem para arenas multiplayer.

Tudo isso é pontuado por uma eletrizante trilha sonora punk e grunge que inclui tanto faixas licenciadas quanto composições originais. No Brasil, o game conta também com uma dublagem talentosa e bem localizada.

PONTOS POSITIVOS

• Apocalipse divertido

"Sunset Overdrive" tinha tudo para ser mais um jogo pós-apocalíptico como tantos outros por aí. Ambientado em um grande mundo aberto infestado de mutantes monstruosos, você luta para sobreviver mandando bala tanto nas criaturas quanto em bandidos casca-grossa.

Mas diferente dos demais jogos do gênero, "Sunset" se passa em um apocalipse pintado de amarelo, laranja e cor de rosa, cheio de armas insanas e um sistema de navegação que remete tanto à "Ratchet & Clank" quanto aos melhores momentos de "Tony Hawk".

Seu personagem, totalmente customizável a qualquer momento do jogo, é um jovem comum que calha de sobreviver ao apocalipse. Ao longo da campanha, você encontra outros grupos de sobreviventes - espere pelas figuras mais pitorescas, como escoteiros ninjas e colegiais riquinhos que passam tempo demais no Twitter.

Os inimigos são bem variados: você tem vários tipos de mutantes, com diferentes poderes e tamanhos. Destruí-los é sempre divertido, em especial quando formam onomatopéias tridimensionais no ar antes de explodir.

Alguns, como os "Respawnadores" e os "Tacadores" dão mais trabalho. Não basta apenas atirar qualquer coisa, é preciso pegar o jeito e entender qual combinação de armas é mais eficaz.

Além dos monstros, há também os bandidos casca-grossa (e as líderes de torcida casca-grossa, bem mais perigosas) que usam armas de fogo e são um incômodo contínuo durante toda a aventura. E por fim, os robôs FizzCo, máquinas de matar duras na queda.

É comum encontrar vários tipos de inimigos na mesma área, se enfrentando e tentando matar o herói.A maior parte das missões de "Sunset Overdrive" envolvem recuperar algo em um canto da cidade, salvar alguém, encontrar outros personagens... mas a cidade também é cheia de colecionáveis (que você usa para produzir os melhores "Amps", não só para desbloquear conquistas) e de desafios.

A busca por colecionáveis lembra os melhores momentos de "Crackdown", com itens escondidos em muitos pontos da cidade. São objetos como balões do mascote Fizz, tênis com chulé pendurados em fios de eletricidade, rolos de papel higiênico e câmeras de vigilância.

Já os desafios trazem novas formas de explorar a cidade e as mecânicas do jogo, incluindo desde batalhas contra ondas de inimigos (algumas delas com a exigência de realizar determinadas manobras ou usar uma arma específica) e percursos para fazer correndo contra o tempo.

O jogo é permeado por um senso de humor pós-punk, que combina críticas sociais sutis com piadas escrachadas. O personagem do jogador lembra o herói Deadpool, da Marvel, sempre com um comentário ácido na ponta da língua. E, assim como nas histórias de Deadpool, o game quebra a quarta parede em muitas situações, inclusive com um narrador misterioso que explica os sistemas de jogo. O trabalho de dublagem é excelente e garante o ritmo e o bom humor das piadas.

O senso de humor é notável também nas pequenas coisas: ao usar o sistema de viagem rápida, você define um ponto no mapa e assiste o herói encher a cara e apagar no meio da rua, para acordar no lugar desejado, vomitando em um banheiro químico, sem a menor idéia de como chegou lá.

Vale observar, as falas não economizam nos palavrões e termos de baixo calão. Se você quiser, pode desabilitar tanto o linguajar chulo quanto o sangue, deixando o game mais apropriado para a criançada.

• Navegação e combate

Para se locomover por "Sunset Overdrive", você pode deslizar ou se pendurar em cabos de luz, cercas, trilhos e quase qualquer outra superfície. Também pode dar saltos cada vez mais altos em carros e toldos. E isso é só o começo. COnforme evolui, você adquire movimentos melhores e, mais importante, "amps".

Que tal deixar um rastro de energia elétrica nos trilhos que percorre durante um "grind"? Ou soltar uma bola de fogo ao golpear cum o pé de cabra? Com os "amps" certos, você pode modelar o jogo ao seu estilo.

Todas as áreas de Sunset City são interconectadas de alguma forma e aprender a se locomover sem tocar o chão é a melhor dica para sobreviver: na superfície, você acaba emboscado por muitos mutantes em pouco tempo - e vai assistir várias animações de morte e renascimento, cheias de referências a filmes, outros jogos e cultura pop.

Por isso, é melhor seguir pelo alto, fazendo grind ou saltando pelos telhados.Conforme corre, pula e desliza por aí, você preenche uma barra que ativa os "amps" equipados no personagem e em suas armas. 

A variedade de modificações é grande, mas o espaço para equipá-las é limitado, o que dá um certo nível de estratégia na hora de customizar o personagem e o equipamento.

O arsenal de "Sunset Overdrive" é outro ponto alto do jogo e segue bem o estilo da Insomniac: pelúcias explosivas, lançadores de bolas de boliche, metralhadora de LPs, regadores de ácido e assim por diante. Mesmo armas mais "comuns" ganham contornos caricatos, como a fálica espingarda "Compensadora" e o revólver "Dirty Harry".

Em alguns momentos, você também vai usar um cão-robô que causa danos de área impressionantes ou um poderoso trem da morte. Além das armas, há também armadilhas, muito úteis nos momentos em que é preciso defender a base dos sobreviventes. Hélices mortais, tranpolins que atrasam o avanço dos inimigos e outras máquinas mirabolantes complementam o arsenal.

Você pode jogar também partidas multiplayer online com até 8 jogadores, no modo "Esquadrão do Caos". Lá, você usa seu personagem customizado em partidas ao estilo "Horda", jogando cooperativamente com os outros jogadores contra ondas de monstros.

• Batalhas com chefões

Por mais divertido que seja a exploração e os combates comuns de "Sunset Overdrive", é na luta com os chefões que o jogo brilha mais forte. Perseguir um trem correndo nos trilhos e arrancando os vagões a tiros, lutar pendurado num dragão sobrevoando Sunset City ou encarar um boneco assassino gigante e tagarela, saltando em uma torre que funciona como uma bateria eletrônica muitos metros acima do chão, são alguns exemplos de batalhas contra chefes no jogo.

Parte do charme das batalhas está nelas funcionarem de maneira mais criativa do que o simples esmagar de botões ou passar meia hora atirando em um ponto específico. Cada chefe introduz algum tipo de padrão de jogo um pouco diferente (saltar em antenas para produzir vibrações, pular de um trilho para outro em alta velocidade desviando dos explosivos inimigos e assim por diante).

Essas variações sutis, junto com o cenário super colorido, a trilha sonora composta de faixas punk e grunge (tanto licenciadas quanto feitas para o game) e o design criativo dos personagens tornam a experiência realmente memorável.

Não há pontos negativos relevantes.

Pablo Raphael/UOL Jogos/JE

Sunset Overdrive, Insomaniac Games, ideia manjada, Sunset City

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens