Sexta-Feira 19/04/2024 05:10

"Recriar 'RE' é como restaurar um relógio antigo", diz produtor de "RE HD"

Mundo - Tecnologia - Universo dos Games

Foto: UOL Jogos - Yoshiaki Hirabayashi

Quem diria: com a nova geração de consoles finalmente dando vez a games mais complexos e elaborados, um dos títulos mais aguardados para 2015 é a versão remasterizada de um jogo de 2002... que por sua vez é remake de uma produção de 1996!

Porém, surpresa vira compreensão ao perceber que estamos falando de "Resident Evil HD Remaster", que vai dar a muitas pessoas a primeira oportunidade de experimentar propriamente um dos melhores exclusivos do já longínquo GameCube, da Nintendo.

Com versões para PlayStation 4, Xbox One, PC, PS3 e X360, "RE HD Remaster" não só traz o título para mais plataformas como atualiza seus gráficos para a alta resolução e acrescenta outras tantas novidades, como suporte a telas com proporção 16:9 e um novo sistema de controles, como alternativa ao famigerado 'esquema de tanque' dos primeiros "RE".

Recentemente, UOL Jogos teve a oportunidade de conversar com o produtor Yoshiaki Hirabayashi, um dos três que capitaneou a produção de "RE6", que falou sobre o desafio de cuidar de um game tão querido e muito mais. Veja abaixo a entrevista completa.

UOL Jogos: Por que relançar o remake de "RE"?

Yoshiaki Hirabayashi: "Resident Evil" é muito conhecido entre fãs de terror como o jogo que popularizou o gênero. E, entre tantos games, a versão de GameCube do primeiro "RE" é considerada por muitos como uma obra-prima.

Vimos isso como uma grande oportunidade de oferecer aos jogadores uma nova oportunidade de curtir este pedaço importante da franquia.

Além disso, estamos em um momento em que é tecnologicamente possível criar uma boa e nova versão do game com elementos inéditos.

Ele foi desenvolvido originalmente para um hardware muito menos poderoso do que as máquinas atuais, então os produtores tiveram de usar muitos truques e gambiarras para conseguir os resultados que queriam.

Isso significa que qualquer tentativa de replicar o jogo em outras plataformas exigiria muito trabalho de adaptação para funcionar. Só agora chegamos em um ponto em que estamos confiantes o bastante para assumir esse desafio.

UOL: Como foi trabalhar com dados da antiga versão de GameCube?

Hirabayashi: A versão original foi criada com muita maestria, então tem sido um grande desafio criar uma versão remasterizada dessa experiência. Para esta nova edição, não estávamos felizes em simplesmente melhorar a resolução e deixar por isso. Queríamos oferecer uma experiência definitiva, trabalhando com os gráficos originais e dando a atenção devida a cada detalhe.

É como restaurar um antigo relógio de pulso. Começamos desmontando o que tínhamos e depois cuidadosamente polindo cada pequeno detalhe antes de montar tudo de novo.

O game original usava cenários pré-renderizados - às vezes imagens estáticas, às vezes filmes. Pegamos cada uma destas cenas e aumentamos a resolução, adicionamos efeitos de luz e outros mais. Em alguns cenários nós chegamos até a recriar modelos poligonais para fazer jus ao grau de qualidade que buscamos. Aliás, fizemos tudo isso também com os personagens do jogo.

UOL: O primeiro "RE" é um jogo bem difícil. Como você acha que jogadores mais novos vão lidar com este tipo de desafio?

Hirabayashi: Bom, isso depende de cada pessoa, mas acho que os jogadores vão ficar felizes com o que criamos. Nos esforçamos para incluir elementos modernos, como um novo esquema de controle. Também incluímos uma nova opção de dificuldade mais fácil.

Foi difícil fazer com que os novos controles e o modo Very Easy ainda preservassem a sensação do game original e honrassem o título de 'survival horror'.

Vale notar, também deixamos no game todas as mesmas opções presentes no título original.

UOL: Mesmo depois de tantos anos, o primeiro "RE" ainda é muito querido pelos fãs. Qual é o segredo?

Hirabayashi: Bom, certamente devemos muito ao criador da série, Shinji Mikami. Todas as suas ideias de survival horror estão presentes neste jogo. É um daqueles casos raros em que você pode sentir que a equipe de produção se dedicou de coração ao game e cada decisão foi tratada com muita importância.

UOL: É difícil falar do remake de "RE" sem pensar em "Resident Evil Zero". Podemos esperar por uma versão HD dele também?

Hirabayashi: Desculpe, mas no momento não tenho nada para falar sobre isso. O que posso dizer - enquanto jogador - é que eu também sou um dos muitos fãs de "RE Zero". Eu adoraria a oportunidade de trabalhar com este jogo também.

Claudio Prandoni/UOL Jogos/JE

geração de consoles, games complexos, Resident Evil HD Remaster

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens