Sexta-Feira 26/04/2024 14:43

Software desenvolvido por estudante pode ajudar controle da leishmaniose

Educação - Controle da Leishmaniose

Foto:Divulgação

Partindo da observação do que acontece no cotidiano da sociedade, Rayana Aparecida Ayala Batista, então com 15 anos, começou os estudos para desenvolver um software com o objetivo de reunir o maior número de dados relevantes para o controle da leishmaniose visceral.

Aluna do Campus Corumbá, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a adolescente contou com a orientação do professor Roosevelt Silva e a co-orientação da professora Michele de Lima.

Conforme ela ia cursando novas disciplinas da grade curricular do Ensino Médio, integrado ao curso de Técnico em Informática, a garota conseguia subsídios para incrementar a criação que foi premiada em várias feiras científicas do país e no exterior, desde seus estudos iniciais em 2011 até sua finalização concluída este ano.

“Pensei na dengue, mas já havia um sistema e daí, eu parti para a leishmaniose visceral, que também é um problema de saúde, porém eu queira fazer o sistema todo georreferenciado, sendo esse o diferencial para o da dengue que já existia. O profissional que trabalha com o controle dos casos tem uma visão maior do que está acontecendo com o SIGLeish (nome do software) porque é possível visualizar a área em mapa, propiciando uma tomada de decisão melhor”, explicou a adolescente.

Rayana, que agora está com 18 anos, chegou recentemente da cidade peruana de Trujillo, onde foi credenciada para apresentar o SIGLeish numa feira científica na Espanha. A proposta é, após cumprir alguns trâmites legais e a fase de testes, disponibilizar gratuitamente o software para municípios em todo o país.

“Se eles (agentes de endemias) quiserem montar um relatório de um determinado período de tempo, tem que ir atrás de toda papelada, depois fazer um levantamento de dados e isso demanda muito tempo e é muito cansativo. E quando se tem um sistema que faz isso, um relatório de 2000 até 2014, por exemplo, se faz em cliques, otimizando muito o trabalho”, comentou a jovem sobre algumas das vantagens do uso do software.

O SIGLeish amplia ainda a capacidade de controle da doença, pois permite armazenar dados não apenas das ocorrências em humanos, mas também reserva espaço para casos em cães e ainda identifica e contabiliza o número de armadilhas que faz a captura o mosquito flebótomo (vetor da leishmaniose).

“Ele faz o cadastro com todos os dados necessários. Hoje, existe somente o quantitativo de casos humanos e não em cães, então esse gerenciamento acaba tendo uma lacuna”, observou Rayana que já disponibilizou o software para a Prefeitura Municipal de Corumbá que deve começar a usá-lo, em fase de testes, ainda no final deste ano.

 O “SIGLeish – Software Georreferencial para apoio e controle  dos casos de leishmaniose visceral” receberá suporte do IFMS durante sua fase de testes. Nos últimos dias, Rayana Ayala Batista passou a se dedicar ao ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e a vestibulares, já que a adolescente pretende cursar Medicina e continuar atuando na área da saúde pública.

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, a leishmaniose visceral era, primariamente, uma zoonose caracterizada como doença de caráter eminentemente rural. Mais recentemente, vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou crescente problema de saúde pública no país e em outras áreas do continente americano, sendo uma endemia em franca expansão geográfica. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado

É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. Na América Latina, dos casos registrados, 90% ocorrem no Brasil. Em média, cerca de 3.500 casos são registrados anualmente e o coeficiente de incidência é de 2,0 casos/100.000 habitantes. 

Prefeitura de Corumbá/RMC

Controle da Leishmaniose, Quantitativo, Casos Humanos, Ocorrências

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens