Quinta-Feira 28/03/2024 09:58

ACS pede providências sobre caso de oficial acusado de abuso de autoridade em Bataguassu‏

Ações Públicas - Providências

Foto:Divulgação

A ACS (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul) vai acompanhar e pedir apuração do comportamento do capitão José Roberto de Souza, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Bataguassu, que teria agido com abuso de autoridade ao mandar prender um soldado na última sexta-feira (21). O caso foi denunciado pelo site TL Notícias e ganhou enorme repercussão entre a tropa.

O presidente da entidade, Edmar Soares da Silva, reuniu a diretoria esta manhã e decidiu encaminhar relatório ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Valter Godoy Rojas, ao Procurador-Geral da Justiça, Humberto de Matos Brittes, ao Ministério Público Militar Estadual e a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) solicitando providências quanto ao caso. “Infelizmente, casos como esses são comuns. Já estamos adotando as medidas necessárias para apurar o abuso de poder por parte do comandante”, resumiu Edmar.

“Tal atitude repercutiu muito mal entre a tropa, no nosso Estado e até mesmo fora dele. Um comportamento como este é inadmissível em tempos democráticos e vem contra a filosofia de Polícia Comunitária pregada pelo Comando. Quando os policiais não são respeitados dentro da própria instituição, não desempenham seu papel de proteger a sociedade da melhor forma”, reclamou.

Edmar adiantou que já acionou a assessoria jurídica da ACS para estudar uma forma de representação contra o comandante na Corregedoria da Polícia Militar e no Ministério Público Militar. “Somente pelo áudio podemos constatar o despreparo e desequilíbrio desse comandante no trato com a tropa, que efetivamente combate o crime nesse Estado. Vamos pedir apuração rigorosa e imparcial para avaliar se houve a prática dos crimes de ameaça, constrangimento ilegal, injúria e, principalmente, abuso de autoridade”, disse, acrescentando que vai solicitar que os órgãos que ouçam a tropa da cidade. “Tem muita coisa embaixo do tapete nessa cidade”, criticou.

O caso - Segundo o site TL Notícias, o fato aconteceu na manhã da última sexta-feira, quando o acontecia uma reunião que discutia uma denúncia feita por uma moradora da cidade, em que questionava o não atendimento da PM a seu filho, um dependente de álcool que teria que ser levado para uma clínica para tratamento. Após uma ‘bronca’ na tropa, registrada em áudio, o oficial deu voz de prisão ao soldado.

O fato gerou a ira nos praças da unidade, que relataram uma série de abusos por parte do comandante, ainda conforme o TL Notícias. “Grande parte da tropa está insatisfeita e temerosa com este comando, que quer ser radical demais. Estamos com medo de trabalhar nas ruas e estamos temendo por nossa própria segurança aqui dentro do nosso ambiente de trabalho. Ninguém pode falar nada dele”, narrou um PM, que pediu anonimato.

MSHoje/RMC

Providências, Constrangimento Ilegal, Injúria, Representação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens