Sexta-Feira 26/04/2024 20:24

Com a tesoura afiada, Joaquim Levy vai comandar a Fazenda

Brasil - Economia - Mudanças nos Ministérios

Confirmando as expectativas, o carioca Joaquim Levy será o ministro da Fazenda do segundo mandato de Dilma Rousseff. O anúncio acaba de ser feito em Brasília (DF). Junto com Nelson Barbosa, novo ministro do Planejamento, ele fará parte de uma equipe de transição até a posse  ainda sem data definida. 

Fora do bolsão de apostas de possíveis nomes para substituir Mantega até meados da semana passada, os rumores em torno do nome de Levy animaram o mercado. Na última sexta-feira, quando a posse do hoje CEO do Bradesco Asset Management já era dada como certa, a Bolsa registrou sua maior alta em três anos.

As nuances de otimismo não são infundadas. Em 2003, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha a dura missão de conquistar o mercado, Levy, então secretário do Tesouro Nacional, foi um dos responsáveis pela política de ajuste fiscal que garantiu credibilidade aos primeiros anos do governo petista. Ele também tem passagens pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu.

Se ele seguir o mesmo discurso que defendeu no passado, a expectativa é que, sob sua batuta, o Ministério da Fazenda adote um tom mais alinhado com os anseios do mercado. Entre os líderes do PT, o novo ministro da Fazenda teria até  ganhado o apelido de “Joaquim mãos de tesoura”  graças às suas propostas ortodoxas, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. 

E é exatamente neste ponto que reside um dos principais desafios internos que Levy terá para frente. Formado em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ), o novo ministro tem doutorado em economia pela Universidade de Chicago – de tradição liberal.

Para analistas, este perfil ortodoxo pode torná-lo um “estranho no ninho” já que a nova equipe econômica de Dilma é formada majoritariamente por desenvolvimentistas – incluindo a própria presidente.

“Vejo Levy como um ponto isolado dentro de uma equipe heterodoxa”, disse Sérgio Rodrigo Vale, economista-chefe da consultoria MB Associados, em entrevista a EXAME.com.

A resistência de uma ala do PT à escolha de Levy para o cargo de Mantega pode ter influenciado o adiamento do anúncio da nova equipe econômica. A expectativa era de que a presidente apresentasse os novos ministros na última sexta-feira.

Ligações tucanas e petistas

Durante a corrida presidencial, o hoje ministro da Fazenda de Dilma teria se posicionado ao lado de Aécio Neves (PSDB). Segundo a Folha de S. Paulo, Levy seria próximo de Armínio Fraga, indicado para assumir o Ministério da Fazenda caso o tucano fosse eleito, e teria feito algumas sugestões para a área fiscal durante o processo de elaboração do programa de governo.

Ele também colaborou com um artigo sobre política fiscal para um documento da organização CDPP, de orientação liberal, que criticava ponto a ponto a "nova matriz econômica" reforçada no governo Dilma.

Levy começou sua carreira no governo federal durante o último mandato do tucano Fernando Henrique Cardoso. Em 2000, ele foi nomeado Secretário-Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda e, no ano seguinte, assumiu o cargo de economista-chefe do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Na última terça-feira, Aécio ironizou a nomeação. "O mais adequado é a consideração que fez Armínio Fraga, que disse que via na indicação de Joaquim Levy algo como se um grande quadro da CIA fosse convocado para dirigir a KGB", afirmou em referência à rivalidade entre as agências de inteligência dos Estados Unidos e da Rússia.

O novo ministro, no entanto, não é novato em um reduto petista. Durante a gestão de Antonio Palocci na Fazenda, Levy foi alçado ao cargo de Secretário do Tesouro Nacional – onde ficou até 2006. 

Neste período, atuou na política de ajuste das contas públicas do governo Lula que levou a um nível de superávit primário que até hoje não foi superado. Além disso, ele zerou a cobrança de Imposto de Renda para investidores estrangeiros e conseguiu garantir que o Tesouro Nacional ficasse responsável pelas emissões de títulos da dívida externa do Brasil. Até então, esta era uma atribuição do Banco Central.

Em abril de 2006, Levy assumiu o cargo de vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mas deixou o posto em novembro do mesmo ano em meio a supostas divergências com o então presidente da instituição, Luis Alberto Moreno – de acordo com relatos feitos à Agência Estado na época.

Na ponta do lápis 

No ano seguinte, foi nomeado secretário da Fazenda do Rio de Janeiro, durante o governo de Sérgio Cabral (PMDB). Especialista em contas públicas, Levy criou um modelo de gestão fiscal que garantiria arrecadação recorde ao governo do estado nos anos seguintes, segundo o jornal O Globo. Há relatos de que as suas "mãos de tesoura" foram implacáveis durante este período, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. 

Três anos depois, Levy assumiu a diretoria do Bradesco Asset Management, braço de gestão de recursos do Bradesco – que teve um crescimento de cerca de 70% no volume de fortunas administradas durante sua gestão. 

indicação do executivo para a Fazenda teria partido do próprio presidente do conselho do Bradesco, Lázaro Brandão - que teria vetado a ida de Luiz Carlos Trabuco, plano de A de Dilma para o cargo.

Ao que tudo indica, o mercado está satisfeito com a nomeação. Resta saber agora qual ao grau de liberdade que o novo ministro terá para comandar a pasta - e quais são os cortes que vêm por aí. 

Portal Exame

Joaquim Levy, Novo Ministro da Fazenda, Economia, Brasil, Dilma, Ministérios, Mudanças

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens