Quinta-Feira 28/03/2024 17:57

Levy participou de manifesto crítico ao governo em setembro

Brasil - Economia - Críticas ao Governo

Joaquim Levy deve passar a fazer parte do governo a partir desta quinta-feira, quando seu nome será anunciado por Dilma para o Ministério da Fazenda.

Há poucos meses atrás, no entanto, o economista do Bradesco não só colaborou informalmente com a campanha de Aécio Neves como participou de um documento que criticava ponto a ponto a política praticada pelo governo federal.

"Sob a Luz do Sol: uma Agenda para o Brasil" foi publicado em 25 de setembro deste ano pelo Centro de Debate de Políticas Públicas. uma organização "sem fins lucrativos, independente e apartidária" de orientação liberal. 

O documento é "uma obra conjunta dos associados", entre os quais estão nomes como Edmar Bacha, Eduardo Gianetti, Pedro Malan, Celso Lafer e Samuel Pessôa.

Levy não é associado oficialmente, mas seu artigo "Robustez Fiscal e Qualidade do Gasto como ferramentas para o crescimento" foi uma das bases para o documento. Sua tese principal: "a responsabilidade fiscal continua essencial para o crescimento econômico do Brasil."

Gastos: "a trajetória da despesa pública não pode ser tratada com complacência"

Levy ficou conhecido como "mãos de tesoura" por seu rigor fiscal quando foi secretário do Tesouro de Lula entre 2003 e 2006 e secretário das Finanças do Rio de Janeiro entre 2007 e 2010. Não foi por acaso que seu nome acabou escolhido em um momento que requer um "cavalo de pau" nas contas públicas.

No trabalho, Levy destaca que os gastos federais cresceram 4 pontos percentuais como proporção do PIB entre 1999 e 2013, mesmo em um cenário de crescimento expressivo do PIB.

Além dos programas sociais, houve um aumento expressivo da previdência - desafio que só tende a crescer com o envelhecimento da população - e dos gastos com abono salarial e seguro desemprego -  que devem ser os primeiros alvos de cortes neste momento.

"As medidas tomadas nos últimos anos acabaram impedindo da dívida pública cair como proporção do PIB, não obstante a queda de juros e o relativo vigor do PIB nominal. Assim, a dívida bruta como proporção do PIB é ainda maior no Brasil do que a na maioria dos nossos pares entre emergentes, incluindo Rússia e China (empata com Índia)", diz Levy.

Ele mostra que uma queda sustentada da relação entre dívida e PIB significaria mais espaço para queda dos juros, mais financiamento de infraestrutura e uma possível melhora do rating do país.

Por enquanto, o desafio do Levy será evitar no mínimo o rebaixamento da nota brasileira, que foi colocada em perspectiva negativa pelas agências internacionais. Perder o grau de investimento conquistado em 2008 implicaria em custos maiores de financiamento para as empresas e para o governo.

Receita: "quanto mais excessões se criam, mais complexa se torna a legislação, aumentando também as distorções"

No artigo, Levy também nota que a carga tributária brasileira está entre as mais altas dos países em desenvolvimento e prejudica o crescimento - tanto pelo seu tamanho como pela sua complexidade. Pior: o fato de que a maior parte dos tributos incide sobre o consumo piora a distribuição de renda.

Segundo ele, o governo "perdeu a oportunidade", mas uma reforma tributária "é primordial e viável", no mínimo com o fim da guerra fiscal: "A harmonização do ICMS reduziria enormemente o ônus sobre as empresas, e pode ser alcançada se houver liderança do governo." 

Levy critica o uso de desonerações do governo Dilma: "Usar ferramentas fiscais para aumentar a competitividade de alguns setores da economia ou no combate à inflação tende a criar custos permanentes para ganhos fugazes. (...) [as desonerações] foram acompanhadas por artifícios contábeis a partir de 2012, prática infelizmente coincidente com o fim do ciclo de relaxamento monetário."

Ao longo do texto, Levy bate na tecla de que falta transparência, planejamento e monitoramento do gasto público, e que falta à União aproveitar melhor as experiências dos estados. E vai além:

"Uma regra poucas vezes utilizadas na análise das políticas públicas é a de medir não só o que foi alcançado com determinado programa, mas também o que foi sacrificado para financiá-lo. Esse sacrifício inclui não só outros programas com tanto ou mais mérito, mas o que deixou de ser feito pelo setor privado, por exemplo porque os impostos ou a burocracia que não foi combatida tornaram inviável atividades que poderiam ter impacto positivo na geração e difusão da riqueza nacional."

Portal Exame

Levy, Novo ministro, Fazenda, Críticas, Governo, Apoio, Aécio, Brasil, Economia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens