Sexta-Feira 19/04/2024 17:41

UPA 24h muda estruturação dos Serviços de urgência e emergência

Saúde - Estruturação

Foto:Divulgação

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h abriu na manhã desta quinta-feira, dia 18, e já provoca mudanças na dinâmica de atendimento à população de Dourados, na área de urgência e emergência. Quem usa o serviço deve ficar atento para saber onde procurar quando precisa. Como determinou o prefeito Murilo, o processo é gradativo para não causar prejuízos ou transtornos à população, até que todos os usuários estejam, adaptados.

Neste primeiro momento, a unidade não vai funcionar com sua ‘carga total’, atendendo apenas os casos de menor complexidade. São os chamados de urgência clínica (medica, pediátrica e de psiquiatria) que antes eram prioritariamente uma atividade do PAM (Pronto Atendimento Médico).

“O paciente que antes se dirigia ao PAM quando precisava de atendimento, agora deve procurar a UPA, com o diferencial de que esta funciona 24h”, explica o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira. Já os pacientes que são os mais graves, permanecem sendo encaminhados ao Hospital da Vida pelo Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço Móvel de Urgência) 192.

PAM – Até domingo, dia 19, o PAM continua recebendo os pacientes da chamada ‘demanda espontânea’, mas já orientando a mudança para a UPA 24h. No entanto, a partir de segunda-feira, dia 22, o PAM deixa de realizar este serviço chamado de ‘porta aberta’. Neste, serão realizados somente consultas com médicos especialistas, fisioterapia e exames (raio-x, ultrassom, entre outros).

Todas as atividades serão feitas no PAM através de encaminhamento pelo serviço de regulação, ou seja, não deve mais ser procurado diretamente pelo paciente. Como a unidade só ficava aberta a noite devido ao atendimento aos serviços de urgência, a partir de segunda-feira será realizado novo horário, das 7h às 17h.

“O PAM atendia as urgências somente até a meia noite, depois disso o paciente precisava procurar o Hospital da Vida. Agora com a UPA isso não será necessário, porque com o atendimento 24h ela passa a ser referência a qualquer horário”, explica Nogueira.

Critérios – Na UPA 24h o critério para atendimento da população não é por ordem de chegada, mas pela chamada classificação de risco, ou seja, quanto mais grave for o caso, mais rápido o paciente será atendido. Para citar um exemplo, a pessoa que chegar à unidade sofrendo um ataque cardíaco, vai passar na frente de quem está apenas com uma dor de barriga, mesmo que a pessoa que esteja com dor tenha chego primeiro.

Os critérios para escolha de quem será atendido prioritariamente é feito durante uma consulta de enfermagem por equipe qualificada para o trabalho de classificação de risco. Ao fazerem cadastro na recepção, os pacientes são encaminhados para esta consulta. Na unidade são duas salas para classificação de risco, sendo uma para crianças (até 11 anos) e uma para adolescentes e adultos (a partir dos 12 anos).

“A classificação de risco sempre foi feita, mas agora o trabalho foi aprimorado, será mais eficiente para que todos sejam atendidos”, relata o secretário. Ele lembra que isso não significa que haverá mais demora, apenas que a condição de cada paciente será respeitada.

Estrutura – Para atender melhor os douradenses, a UPA 24h tem prédio adequado, estrutura moderna e equipamentos de ponta que são novos para atender aos pacientes. A prefeitura ainda montou uma equipe somente para trabalhar capacitação junto aos funcionários, com o objetivo que se mantenham qualificados, tanto na parte prática dos serviços de urgência e emergência, quanto na oferta de atendimento mais humanizado à população.

Aqueles que foram atendidos neste primeiro dia de UPA 24h já pode notar que se trata de uma nova forma de tratar na saúde. “Aparentemente está tudo ótimo, é tudo novinho, foi rápido e fomos bem atendidos. Só o tempo dirá se vai continuar melhorando, mas certamente as expectativas são boas”, relatou o eletricista, Eduardo Faria dos Reis, 41, que levou o filho de 12 anos, Ryan Eduardo Pereira, à unidade porque o adolescente sentia dores na barriga.

A índia Kaiowá, moradora da Aldeia Bororó, Patricia Vilhalba Barbosa, 23, também elogiou o atendimento e a estrutura da UPA 24h. Ela seguia de bicicleta à empresa que trabalha como auxiliar de limpeza quando foi atropelada por uma moto. O acidente não foi grave e não havia ferimentos aparentes, no entanto, Patricia sentia dores no joelho e, então, procurou o serviço. “Fui atendida bem rapidinho, todo mundo me explicou tudo que eu precisava, o atendimento é bom e estou me sentindo melhor agora”, disse ela.

Reestruturação – A abertura da UPA 24h deixa ainda mais evidente o processo de reestruturação dos serviços de saúde praticados pela administração do prefeito Murilo na área de urgência e emergência. As modificações começaram quando houve a criação da Funsaud (Fundação dos Serviços de Saúde de Dourados) que administra a UPA 24h e o Hospital da Vida.

O município assumiu em setembro a unidade hospitalar e já vem realizando mudanças estruturais importantes para atendimento à população. A UPA 24h, ainda que em menor carga de trabalho, já desafoga o Hospital da Vida, principalmente pela madrugada.

Para melhorar ainda mais a estrutura dentro do que a cidade precisa, o prefeito Murilo ainda anunciou que vai cadastrar junto ao Ministério da Saúde a solicitação para construir mais duas UPAs para Dourados, de forma a atender toda a demanda que a cidade precisa. A intenção é entregar as unidades até o final de sua administração, para que o próximo gestor possa conduzir a saúde da cidade com estes serviços disponíveis.

Dourados Agora/RMC

Administração, Serviços, Carga de Trabalho, Solicitação, Estruturação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens