Quinta-Feira 25/04/2024 09:49

André Puccinelli sanciona lei que cria o Plano Estadual de Educação

Estado - Educação - Plano Estadual de Educação

Foto: Rachid Waqued

Mato Grosso do Sul é um dos primeiros estados do País a elaborar o seu Plano Estadual de Educação com 20 metas para os próximos dez anos, algumas já cumpridas integralmente pelo atual governo, como o atendimento infantil para crianças na faixa de quatro a seis anos de idade. O plano foi sancionado nesta segunda-feira (22) pelo governador André Puccinelli.

“Estamos dando um passo muito grande na educação em nosso Estado e quero parabenizar a todos que nos ajudaram a vencer mais esta etapa”, disse Puccinelli, ao se reunir com a secretaria estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, e representantes do Conselho Estadual de Educação, universidades e Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), na Governadoria.

O plano estadual, transformado em lei com a anuência da Assembleia Legislativa no dia 17 de dezembro, assegura a manutenção e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos envolvendo todas as esferas federativas. Após a sanção, o governador determinou a publicação da lei no Diário Oficial desta terça-feira.

Metas Cumpridas

Para a presidente do Conselho Estadual de Educação, Vera Antunes, a decisão de André Puccinelli de tornar a lei em vigor ainda neste exercício será fundamental para sua implementação já no próximo ano. Ela disse que o plano tem algumas peculiaridades, como a meta cumprida em 100% em relação a educação infantil. Também destacou a elaboração do plano antes do prazo estabelecido pelo governo federal, que é junho de 2015.

“Avançamos muito com o planejamento de cada etapa para a educação básica e superior, são novas estratégias alinhadas ao Plano Nacional de Educação que buscam qualificar o ensino e a valorização do Magistério”, pontuou Vera Antunes, durante a solenidade de sanção do plano. “Esta lei é fruto de muita discussão, foram dez seminários regionais, e retrata a nova realidade da nossa educação.”

A vice-presidente da Fetems, Suely Veiga, também presente ao ato, destacou a iniciativa do Estado na cooperação de elaboração do plano e promover a participação popular, envolvendo segmentos da sociedade de todos os 79 municípios. “O instrumento que legitima esta ampla discussão agora está nas mãos da sociedade para fazermos a escola pela qual estamos lutando”, afirmou a dirigente.

Investimentos

Ao falar em nome do governador André Puccinelli, a secretaria estadual de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, ressaltou que a criação do Plano Estadual de Educação sintetiza uma ação de governo de priorizar o ensino básico e superior, sendo Mato Grosso do Sul o estado que mais investiu no setor em 2011 – mais de 23% da receita. Somente o MS Forte 2, lançado em 2009, assegurou investimentos de R$ 155 milhões.“O plano teve uma discussão ampla e participativa, envolvendo todos os segmentos, desde as comunidades, as universidades e a Fetems”, destacou Maria Badeca. Ela enumerou também algumas metas do plano já cumpridas pelo atual governo, como os investimentos na formação dos professores, a estruturação escolar, a educação indígena e os 25 cursos profissionalizantes em mais de 100 escolas.

Noticias MS

André Puccinelli, Plano Estadual de Educação, MS, Governo, Escolas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens