Sexta-Feira 19/04/2024 22:48

Mato Grosso do Sul integra rede de ensino à distância do Senar a partir deste sábado

Estado - Ações Públicas - Aprendizagem Rural

Foto:Divulgação

Mato Grosso do Sul está inserido no programa Rede e-Tec Brasil do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O primeiro Curso Técnico em Agronegócio tem sua aula inaugural neste sábado (28/02), com turmas estruturadas em 17 polos de apoio presencial, distribuídos também por Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe e Rio de Janeiro, somando oito estados nos quais o projeto estará presente.

No Estado, os polos presenciais estão localizados nos municípios de Dourados, Maracaju e Inocência, nas sedes dos sindicatos rurais. No total, o Estado tem 180 pessoas aprovadas no processo seletivo da Rede e-Tec realizado em dezembro do ano passado. O curso terá carga horária total de 1.230 horas/aulas e além de ser totalmente gratuito oferecerá material didático e tutoria presencial.

Para os primeiros 1.250 alunos selecionados a perspectiva não poderia ser mais animadora. “O processo de formação do Senar na Rede e-Tec Brasil vai abrir caminhos para o sucesso profissional desses jovens no setor que sustenta a economia do nosso País. Esperamos que todos arregacem as mangas, se dediquem muito e se comprometam com a aprendizagem para aproveitar, ao máximo, a oportunidade de fazer um curso de qualidade, totalmente gratuito”, afirma João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Senar. 

O secretário executivo do Senar, Daniel Carrara, vai além. “Os profissionais que vão ser formados pela Rede e-Tec Brasil no Senar neste curso inicial já têm mercado de trabalho garantido em nosso próprio Sistema”. O secretário prevê a absorção dos alunos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia, criado pelo Senar em 2013 para ajudar a sanar a lacuna existente na área. Segundo o último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, apenas 9,3% dos produtores rurais recebem visitas regulares de órgãos governamentais de assistência técnica.

“Oferecer a assistência técnica, aliada à formação, sempre foi uma meta do Senar e, pra isso, precisamos investir na educação profissional” – explica Daniel Carrara. Segundo ele, atualmente, o Senar conta com 2 mil técnicos em campo, assessorando os produtores rurais. “Precisamos de mais técnicos, precisamos de pessoas para orientar adequadamente o produtor”.

Com o início deste seu primeiro curso de nível técnico, a distância, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ingressa efetivamente na educação formal, participando do programa Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação. O curso Técnico em Agronegócio, com duração de dois anos, é gratuito e voltado para a realidade do campo, tanto no que diz respeito ao conteúdo como na formatação.

A maioria das aulas é a distância, mas com encontros presenciais ao longo dos semestres e calendário definido nos polos. As atividades a distância serão mediadas pelo tutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do Senar. Os alunos também recebem materiais de apoio, como DVD com videoaulas e apostilas impressas de cada disciplina. As atividades presenciais acontecem nos polos de apoio presencial e nas saídas de campo, ambas com supervisão da tutoria presencial.

Mais educação, mais riqueza

Tanto para o MEC como para o Senar , o início das aulas do Curso Técnico em Agronegócio pela Rede e-Tec marca a largada de um processo de democratização do ensino formal nos campos brasileiros. Uma ação que o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres, considera fundamental para o desenvolvimento do País. “Estamos vivendo um momento importante de expansão da educação profissional, oferecendo cursos voltados para a realidade do campo, a realidade do setor agropecuário, cursos que atendem ao público de um setor que é estratégico para o desenvolvimento do País”. Para Marcelo Feres, o Senar é o parceiro ideal para esta empreitada. “O Senar é uma rede importante, com tradição de formação no Brasil rural e já vem participando conosco do Pronatec desde o início da implantação do programa”.

Carlos Artur Arêas, coordenador geral de Fortalecimento dos Sistemas Públicos de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, também considera fundamental a aliança com o Senar para expansão do ensino de nível médio no campo. “Esperamos que a qualidade aplicada em todas as ações doSenar no Pronatec seja agora replicada na Rede e-Tec Brasil, e que ele seja um parceiro não só na execução, mas também no planejamento, desenvolvimento e na construção do projeto que a gente imagina pra educação a distância, o ensino técnico e a educação profissional em nosso País”.

Existe hoje o consenso de que a educação é um “calcanhar de Aquiles” para o desenvolvimento nacional e, em se tratando do setor agropecuário, ela é ainda mais vital para a economia. “O setor é responsável por um terço dos empregos do nosso país, um terço do PIB e pela segurança da nossa balança comercial” – observa o secretário executivo do Senar. Para ele, não há como seguir avançando sem a profissionalização do agronegócio. “Existe hoje um nível de tecnologia que demanda mais do que treinamentos operacionais. O setor rural precisa se profissionalizar em termos de gestão. Precisamos de pessoas preparadas e é esse ganho de qualidade que o Senar está trazendo para a agropecuária”.

Mais qualidade para a educação no campo

Com a experiência acumulada ao longo de 24 anos atuando na promoção social e qualificação profissional, o Senar é considerado atualmente a maior escola aberta do planeta, já que grande parte das ações acontecem em campo. Suas administrações regionais estão presentes em todas os Estados, alcançando, a cada ano, mais de 1 milhão de brasileiros ligados à terra. Para levar o conhecimento às localidades mais remotas do País, desde 2009, o Sistema atua também na educação à distância e, em 2011, estabeleceu com o MEC a parceria que já garantiu a capacitação de 90 mil  homens e mulheres do campo pelo Pronatec. 

Enquanto expande suas fronteiras, o Senar também investe na qualidade do ensino que oferece. Trilhando um novo caminho, a partir de 2013, iniciou a implantação de escolas e centros de excelência especializados em diversas cadeias produtivas. As novas unidades vão operar como uma rede integrada de educação presencial, oferecendo cursos técnicos de nível médio e cursos tecnológicos de nível superior. Segundo Daniel Carrara, a participação na Rede e-Tec Brasil é mais um avanço do Senar rumo à meta de garantir melhor qualidade de vida do Brasil rural. “Precisamos democratizar o crescimento da renda no setor rural e isso só é possível com a formação profissional”.

Famasul/RMC

Apoio Presencial, Ministério da Educação, Realidade do Campo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens