Sexta-Feira 26/04/2024 23:13

Garrafas PET substituem areia na fabricação de blocos de concretos

Brasil - Sustentabilidade - Reciclagem

Foto: horizontems.com.br

Pesquisa desenvolvida no curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) mostra que é viável agregar resíduos de garrafas PET na produção de blocos de concreto e pavers (peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação).

Na produção dos artefatos foram substituídos 15% da quantidade de areia por pó de garrafas. A motivação do trabalho veio por que, estima-se, há no Brasil um consumo anual de aproximadamente 250 bilhões de unidades PET.

Deste total, cerca de 4,7 bilhões são lançadas indiscriminadamente no meio ambiente e 294 mil toneladas são recicladas anualmente, segundo dados do 9º Censo da Reciclagem do PET – realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET). O estudo foi coordenado pelos professores Aguinaldo Lenine Alves, Antonio Aparecido Zanfolim e Rony Gonçalves de Oliveira, além de dez acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da UEMS. “O estudo em questão levou dois anos.

Porém, estamos estudando novas análises neste material, como, por exemplo, medidas granulométricas e análises térmicas. Também iniciamos o processo de patente”, explica Aguinaldo Lenine Alves, para quem os testes iniciais apresentaram “resultados animadores” para resistência mecânica, porosidade e absorção de água.

Os artefatos produzidos na pesquisa obtiveram classificação C, com função estrutural para uso em elementos de alvenaria acima do nível do solo. Premiação em 2012 A pesquisa que usa resíduos de garrafa PET em fabricação de blocos de concreto começou substituindo 5% de areia por resíduos triturados de garrafas PET.

Os resultados estimularam o aumento do percentual para 10% e, em seguida, para 15%. “Na sequência da pesquisa, vamos testar percentuais maiores”, diz Aguinaldo Lenine Alves, cuja próxima meta é também atrair fabricantes de artefatos de concreto para testar os produtos no mercado.

“Na primeira fase da pesquisa, apenas uma indústria aceitou fazer os testes dos corpos de prova e de conformidade. Já as medidas de resistência mecânica, absorção de água e porosidade foram realizadas no Laboratório de Caracterização Mecânica do Centro de Pesquisa em Materiais (CEPEMAT) da UEMS”, completa.

O grupo que testa resíduos triturados de garrafas PET também desenvolve outro projeto: incluir o material substituto da areia em telhas de argamassa e lajotas de concreto.

“O objetivo é projetar lajotas para calçamentos de passeios públicos, incorporadas com resíduos plásticos”, revela Aguinaldo Lenine Alves. A equipe da UEMS tem expertise em pesquisar agregados alternativos. Em 2012, a universidade ganhou uma premiação nacional pelo desenvolvimento de microconcretos que incorporaram cinza da palha de arroz. “Atualmente também estamos desenvolvendo pavers agregando cinza do bagaço da cana e borracha de câmara de ar”, finaliza o pesquisador.

Diário Digital/JE

produção dos artefatos, quantidade de areia em pó, Engenharia Ambiental

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens