Terça-Feira 23/04/2024 02:24

Conheça os representantes da nova geração do rock gaúcho

Brasil - Entretenimento - Depois de Engenheiros e TNT

Foto: O Globo

A sopa de letrinhas ganhou outro tempero. Três décadas depois do lançamento pela RCA (hoje Sony) da coletânea “Rock grande do sul” — que projetou o rock gaúcho para todo o país, através de nomes como Engenheiros do Hawaii, DeFalla, Os Replicantes e TNT — um outro álbum, apropriadamente intitulado “Maravilhas da vida moderna”, do grupo Dingo Bells, de Porto Alegre, serve como exemplo da nova realidade musical do estado.

Independente, diversificado e conectado com o mundo ao seu redor, o trabalho reflete a postura e o diálogo de uma outra geração — Frida, Apanhador Só, Mar de Marte, Musa Híbrida, Thiago e Ian Ramil, entre outros — para a qual viver longe demais das capitais e o próprio rótulo “rock” já não fazem muita diferença.

Veja o clipe oficial de "Lobo do Mar", de Dingo Bells com participação de Helio Flanders

— A geração dos anos 1980, que abriu portas importantíssimas, ganhou esse rótulo de rock gaúcho, que talvez seja limitador para a cena atual — afirma Ian Ramil, filho de Vitor Ramil e primo de Thiago, que lança no segundo semestre o sucessor do seu elogiado disco de estreia, homônimo, de 2014. — Hoje, o mundo é outro. Há uma abertura muito grande entre as novas bandas e artistas do Rio Grande do Sul, com uma troca muito grande. Ouvimos música do mundo todo. Ninguém tenta se limitar dentro de um estilo, todo mundo se sente livre para experimentar. E a internet é o nosso snorkel. É através dela que respiramos.

As experiências do Dingo Bells começaram em 2010, com o lançamento de um EP homônimo, passaram pela abertura de um show de Ringo Starr em sua cidade natal, em 2011, e chegaram ao Japão, onde o grupo tocou em 2013, ano em que lançou o single “Lobo do mar”, em parceria com Helio Flanders (Vanguart).

— Foi um período de aprendizado, de busca por uma linguagem própria — conta Rodrigo Fischmann, baterista e vocalista do grupo. — Todo mundo na banda é amigo de infância. Porto Alegre cresceu muito nos últimos anos, se tornou mais caótica do que as memórias que tínhamos quando éramos pequenos. E nós crescemos junto com a cidade, olhando para ela mas também para tudo ao nosso redor.

Confira "Mar de ½ Litro", da banda Mar de Marte

Foi justamente assim que foi concebido “Maravilhas da vida moderna”, já disponível nas plataformas digitais e que chega às lojas, como CD, em maio. As gravações do álbum — que tem participação de Felipe Zancanaro, guitarrista do Apanhador Só — foram divididas entre um sítio em Viamão, no interior do estado, e um estúdio em Porto Alegre. O resultado foram 11 bem polidas canções, com ecos que vão de Steely Dan ao Clube da Esquina.

— “Aja”, do Steely Dan, é um dos nossos discos preferidos. E Milton Nascimento, Lô Borges e o Clube da Esquina formam outra grande influência — explica Fischmann. — Acho que isso tudo ajuda a dar um caráter local e ao mesmo tempo universal à nossa música.

Já o Frida percorreu uma rota diferente para gravar seu homônimo álbum de estreia, lançado semana passada. Natural de Gravataí, o grupo fez as oito músicas do álbum num estúdio de Porto Alegre.

— Gostamos de Flaming Lips, Arcade Fire, Radiohead, Portugal The Man, Arnaldo Antunes e Caetano Veloso — destaca Sandro Silveira, cantor e guitarrista do grupo. — Não é o que levamos para o disco, mas é o que nos move.

Veja, da banda "Frida", a música "Sem guarda-chuva"

Diversos nichos pelo estado

O lançamento de “Frida”, numa associação dos selos independentes The Southern Crown e Senhor F, comprova as teias que sustentam a atual cena musical do estado. O The Southern Crown, que faz parte de um centro cultural de Gravataí, é tocado por um coletivo que inclui músicos do Frida e do Mar de Marte, entre outros, enquanto o o Senhor F , de Porto Alegre, é parte do portal, liderado pelo jornalista Fernando Rosa, que promoveu recentemente o circuito Conexão RS Independente, reunindo novos talentos locais em shows e palestras pelo estado.

— Essa união dos selos reflete a descentralização da cena gaúcha. Há bandas boas por toda parte, todas convivendo e interagindo por objetivos comuns — diz o cantor do Frida.

Bom exemplo dessa descentralização é oferecido pelo trio instrumental Mar de Marte, de Erechim. Fortemente influenciado pelo americano Explosions In The Sky, o grupo, que já tem um EP digital homônimo, de 2011, lançou este mês o single “Mar de 1/2 litro”, de tonalidades psicodélicas, que precede seu primeiro álbum, previsto para o segundo semestre, pelo The Southern Crown.

— A cena dos anos 1980 deu muitos frutos — afirma Dharano, baterista do Mar de Marte. — Hoje temos diversos nichos pelo estado, fazendo parte de um mesmo universo.

Considerado o carro-chefe dessa nova turma, o Apanhador Só está finalizando a divulgação do álbum “Antes que tu conte outra” — que entrou na lista de melhores de 2013 do GLOBO — com a turnê “Na sala de estar”, que vai passar por espaços alternativos de 20 cidades brasileiras, a partir de Porto Alegre e arredores, em julho, antes de começar a gravar seu novo disco.

— Há menos bares para novas bandas tocarem em Porto Alegre. Em reação, elas estão ocupando ruas, praças e qualquer espaço disponível, na capital ou além dela, para se apresentar — conta Alexandre Kumpinski, vocalista e guitarrista do Apanhador Só, parceiro de Ian Ramil em diversas músicas. — Há um novo patamar de envolvimento entre artistas e público no Rio Grande do Sul. E isso é ótimo.

O Globo/JE

rock gaúcho, Engenheiros do Hawaii, Frida, Mar de Marte, estreantes do rock

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens