Quinta-Feira 25/04/2024 00:52

Senar/MS reformula programa Agricultura de Precisão

Estado - Ações Públicas - Programa

Foto:Divulgação

Profissionalizar a agricultura e colher benefícios como sustentabilidade no setor, preservação do meio ambiente e qualificação da mão de obra. Estes são os objetivos do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ao promover uma série de visitas em Mato Grosso do Sul entre os dias 14 e 17 de abril, a fim de divulgar a reformulação do programa Agricultura de Precisão lançado nacionalmente em 2012.

As reuniões foram realizadas nos Sindicatos Rurais de Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Laguna Carapã, Bonito e Amambai pelo assessor técnico do Senar Central, Rafael Diego Nascimento da Costa. “O programa começou em 2012 e aqui no Estado foi desenvolvido um piloto nos municípios de Maracaju, Dourados, Ponta Porã e Amambai. A partir dos resultados obtidos realizamos uma readequação que foi apresentada junto aos sindicatos das principais regiões produtoras de soja”, esclareceu.

Costa destacou que neste período foi possível detectar o perfil dos produtores com interesse em adotar a agricultura de precisão e quais as principais necessidades de cada região. “Em alguns casos verificamos que a utilização da ferramenta deixou a desejar, pois, não foi utilizada corretamente. Então reformulamos o programa de forma a qualificar os trabalhadores que manuseiam máquinas e insumos agrícolas”, acrescentou.

A agricultura de Precisão foi difundida por alguns países da Europa e os Estados Unidos, consistindo em uma tecnologia embarcada que avalia a variabilidade especifica de cada propriedade. O produtor que adota o sistema terá como benefícios diretos a melhoria na gestão das atividades, já que o levantamento de informações específicas permitirá a tomada de decisões baseadas em dados concretos. “O programa pode ser implantado da grande a pequena propriedade e já foi adotado em municípios da região Sul e Centro-Oeste do país. O resultado tem sido verificado nos bons níveis de produtividade do milho, soja, algodão e cana-de-açúcar, mas, pode ser estendido também para atividades de pecuária”, detalhou o assessor técnico do Senar.

Visitas aos municípios – Segundo presidente do sindicato rural de Dourados, Lúcio Damalia, a reformulação do programa foi positiva e atenderá as particularidades de cada região. “Eu e meu filho participamos da primeira etapa da Agricultura de Precisão, porém, percebemos que o conteúdo era direcionado aos trabalhadores que atuam na ponta e que manuseiam diariamente os equipamentos. Acredito então que nesta nova etapa os participantes poderão aproveitar melhor o curso e proporcionar a qualificação dos funcionários”, argumentou.

Damalia acredita que o funcionamento do programa norteará o trabalho do Senar/MS na identificação de outras capacitações que já são oferecidas pela instituição. “No caso da agricultura de precisão, entendo que o operador de uma plantadeira ou colheitadeira precisa ter noções de informática, gerando assim demandas de novas turmas do Inclusão Digital Rural, por exemplo”.

Em Maracaju, o presidente do Sindicato, Juliano Schmaedecke, esclareceu que a agricultura de precisão já era desenvolvida há quase uma década e a iniciativa do Senar/MS possibilitará o aperfeiçoamento do programa. “Aqui na região os produtores já utilizavam ferramentas como o GPS e o piloto automático. Por isso ficamos satisfeitos em receber a visita dos representantes do Senar Central e Regional, com informações atualizadas e direcionadas as necessidades de nossos produtores”, considerou.

No sindicato de Amambai, o presidente Diogo Peixoto da Luz afirmou estar otimista e pretende convidar mais produtores para participar do programa. “A reunião foi muito boa e queremos captar inicialmente os produtores que já tecnificam a produção, para depois, apresentar os resultados positivos ao grupo que ainda não conhece ou utiliza esta ferramenta de gestão”, concluiu.

Para o superintendente do Senar, Rogério Beretta, o programa Agricultura de Precisão oferece condições para que produtores e trabalhadores rurais possam melhorar ainda mais a produtividade, sem perder de vista, a sustentabilidade local. “Para que os produtores possam dinamizar suas as atividades, necessitam de ferramentas que apontem quais as melhores práticas que devem ser utilizadas nas propriedades”, finalizou.

Famasul/RMC

Sustentabilidade, Qualificação dos Funcionários, Identificação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens