Quinta-Feira 25/04/2024 12:25

MS fecha ciclo como 4º em cana e prevê salto de 15,2% na safra 15/16

Estado - Agronegócio - Safra

Foto:Divulgação

Mato Grosso do Sul encerrou a safra 2014/2015 de cana-de-açúcar com uma produção de 43,551 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O volume, recorde na história do estado, representa um crescimento de 4,95% frente a colheita do ciclo 2013/2014, que foi de 41,496 milhões de toneladas, e o coloca na posição de quarto maior produtor nacional da cultura, atrás apenas de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

Os dados foram apresentados na manhã desta sexta-feira (24), pelo presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda, na abertura oficial da safra 2015/2016 da cultura, que foi realizada na usina do grupo Adecoagro em Angélica, a 243 quilômetros de Campo Grande.

Apesar do volume recorde processado, o presidente da Biosul aponta que problemas climáticos voltaram a afetar o desempenho dos canaviais de Mato Grosso do Sul, assim como vem ocorrendo a quatro safras consecutivas. Ele explica que as geadas que atingiram os canaviais da região da grande Dourados em julho e agosto de 2013 afetaram não somente a cana pronta para ser colhida, mas também a rebrota para a nova safra, que acabou também sendo afetada pela distribuição irregular de chuvas em 2014, que alguns momentos foi excessiva e em outros escassa.

Mesmo com esse cenário, ele ressalta que a área para corte, por exemplo, cresceu 1,78%, passando de 612 mil hectares para 622,8 mil hectares, enquanto que a produtividade aumentou 3,1%, subindo de 67,80 toneladas por hectare para 69,92 toneladas por hectare. Já o indicador de qualidade da cana  colhida, o açúcares totais recuperáveis (ATR), registrou no ciclo passado um incremento de 1,46%, indo de 126,74 quilos por tonelada para 128,60 quilos por toneladas.

A safra 2014/2015 também foi mais alcooleira que a anterior, com 74% da cana-de-açúcar sendo destinada a produção de etanol contra 72% da temporada anterior e 26% a fabricação de açúcar, enquanto que 28% da matéria-prima havia sido destinada a esse fim no ciclo passado.

Com maior produção e mais cana sendo destinada ao processamento do etanol, a produção do biocombustível registrou uma alta de 10,17% na comparação dos dois ciclos, passando de 2,230  bilhões de litros para 2,457 bilhões de litros. Da produção da temporada 2014/2015, 1,833 bilhão de litros, 74,60%, foram de etanol hidratado, que é o combustível vendido diretamente nas bombas dos postos, e 624,062 milhões de litros, 25,39% do anidro, que é misturado na proporção de 27% a gasolina.

Em contrapartida, a produção de açúcar teve uma discreta retração, de 0,08%, caindo de 1,368 milhão de toneladas para 1,367 milhão de toneladas. Já a quantidade de bioeletricidade cogerada pelas usinas e disponibilizada para o Sistema Interligado Nacional (SIN) aumentou 23,86%, subindo de 1.517 GWh para 1.879 GWh, o que seria suficiente para atender todo o consumo residencial do estado, conforme o presidente da Biosul.

Safra de recuperação

Se a safra recém encerrada, apesar da crise enfrentada pelo setor e pelos problemas climáticos que atingiram os canaviais do estado, já trouxe resultados positivos, o novo ciclo que foi aberto oficialmente nesta sexta-feira deve ser de uma boa recuperação para o setor.

A projeção, conforme Hollanda, é que a produção dê um salto de 15,27% e atinja as 50,200 milhões de toneladas. Esse aumento pode ser atribuído ao crescimento estimado de 8,38% na área de corte, que deve chegar aos 675,1 mil hectares e ao incremento de 6,35% na produtividade dos canaviais que podem atingir no ciclo as 74,36 toneladas por hectare. A qualidade da cana colhida também deve ter uma melhoria significativa, 4,16%, atingindo os 133,95 quilos por hectare.

Neste cenário promissor para o setor no estado, o mix de produção deve ser um pouco menos alcooleiro que o da safra passada, com 73,84% de matéria-prima para o biocombustível contra 26,16% para o açúcar. A estimativa de processamento de etanol para a temporada é de um aumento de 18,92% frente a do ciclo anterior, atingindo os 2,922 bilhões de litros, sendo 2,018 bilhões de litros hidratado e 904,158 milhões de litros do anidro.

Depois do pequeno retrocesso na safra recém-concluída, a projeção da Biosul para a fabricação de açúcar pelo parque sucroenergético sul-mato-grossense é de um incremento de 22,55%, com o processamento atingindo as 1,676 milhões de toneladas. Entretanto, o maior aumento registrado entre os produtos do setor é o da exportação de bioeletricidade. A associação prevê um incremento de 43,99%, com a disponibilização para o SIN de 2.705 GWh nesta temporada.

Incentivo para o setor

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que também participou da solenidade de abertura da safra de cana, destacou que o setor sucroenergético é um exemplo para o estado de como mesmo em um período de crise um segmento continua a crescer, e que, por isso, deverá receber uma atenção especial do Executivo com a implementação de algumas medidas de incentivo.

Entre essas medidas, o governador citou a parceria público-privada firmada com a própria Adecoagro, que vai garantir a pavimentação do acesso de 15 quilômetros de Angélica até a usina da companhia com um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões. “A empresa adiantou alguns tributos para o governo do estado o que permitiu a execução da obra. Queremos fazer agora parcerias semelhantes a essa com outras empresas do setor”, disse Azambuja.

O governador também adiantou que em maio vai encaminhar para a Assembleia Legislativa o projeto de lei para reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do diesel de 17% para 12% no estado, o que deve beneficiar não somente o setor sucroenergético, como outros segmentos produtivos do estado.

Como incentivo a produção sul-mato-grossense, Azambuja revelou ainda que vai implementar um programa para fazer a troca das pontes de madeira por estruturas de concentro nas estradas vicinais dos municípios e deve instituir, por meio de decreto uma isenção do ICMS para os valores cobrados nas faturas de energia elétrica referentes as bandeiras tarifarias amarela e vermelha. “O estado cresce se o setor produtivo crescer, se os municípios crescerem. E é isso que queremos”, apontou o governador.

Novos investimentos

O diretor de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro, Renato Junqueira Pereira, ressaltou que essa deve ser uma safra muito positiva para a companhia, em que com a entrada em operação da ampliação da usina Ivinhema, a capacidade de moagem do grupo no estado vai saltar de 6 milhões de toneladas da temporada anterior para 9 milhões de toneladas, com a expectativa de produção de 350 milhões de litros de etanol, 600 mil toneladas de açúcar e exportação de 550 mil MWh de bioeletricidade para o SIN.

Agro Debate/RMC

Safra, Combustível, Quantidade de Bioeletricidade, Produção de Açúcar

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens