Sábado 20/04/2024 03:51

Pacientes cardíacos são mais vulneráveis às consequências da dengue

Brasil - Saúde - Efeitos Colaterais

Foto: emjornal.com.br

Com a proliferação da doença no País, médicos enfrentam dilema de suspender medicamento essencial para cardíacos, que aumenta risco de hemorragia em casos de dengue

Diante do aumento da incidência de dengue em todo o País, o resultado é mais do que preocupante: muitos casos graves da doença resultam, inclusive, em mortes. Para pessoas com problemas no coração, o risco à saúde é maior ainda. Isso porque o tratamento da dengue exige a suspensão do AAS (ácido acetil salicílico), medicamento essencial para maioria dos cardíacos, mas que traz sérios riscos de hemorragia em casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O AAS previne a formação de coágulos que podem levar ao infarto e angina. Médicos explicam que um acompanhamento rígido nesses casos é necessário para evitar problemas mais graves.

“Há um grupo de pacientes em situação mais crítica: aqueles que fizeram angioplastia e usam AAS e outras medicações associadas para evitar a trombose do stent que foi implantado na coronária depois de promover o desentupimento dela”, diz Abrão Cury, cardiologista do Hospital do Coração (HCor).

Quando alguém recebe um stent para manter a coronária “aberta” para o sangue fluir, o sistema imunológico entende que o implante é um corpo estranho, e tenta atacá-lo. Esse ataque aumenta o risco, estatisticamente, de formação de coágulos, que provocariam um infarto. Segundo Cury, o risco é alto no primeiro ano de implante.

Depois desse período, o sistema imunológico acostuma com o corpo estranho e entende que agora ele faz parte do organismo e as chances de um ataque diminuem consideravelmente.

“Pessoas que têm esse dispositivo instalado precisam tomar remédios para prevenir o entupimento da coronária, então o AAS [que tem uso contraindicado em casos de dengue] é a recomendação para 100% das pessoas”, diz o médico.

Dilema recente

É aí que começa o dilema da medicina: como tratar um paciente que não pode ficar sem o AAS, mas deixá-lo em risco de sofrer uma hemorragia por causa do uso do remédio enquanto está com dengue? Os médicos afirmam que a situação ainda é nova. “Ficamos entre a espada e a parede”, diz o cardiologista do Instituto do Coração (Incor), Alexandre Soeiro, sobre como tratar o paciente.

“Não sabemos muito bem ainda porque é uma coisa recente. Até pouco tempo atrás não tínhamos esse problema [de epidemia de dengue], e agora temos que nos preocupar com o efeito colateral do AAS sobre a quantidade de plaquetas”, diz Soeiro, referindo-se a um dos problemas causados pela dengue: a queda de plaquetas. O AAS diminui ainda mais essas plaquetas, aumentando o risco de sangramento no corpo. Quando esse sangramento acontece no cérebro, é o chamado AVC hemorrágico.

Por outro lado, explica Soeiro, o AAS é um excelente protetor da coronária e do coração em geral. “Mas faz a plaqueta diminuir a funcionalidade, para não formar coágulo e trombo no coração”.

O cardiologista do Incor conta que os médicos não sabem qual é o procedimento ideal. “Não temos trabalhos científicos sobre isso. Pesando o risco-benefício, nossa orientação é suspender o AAS”, conta ele. “Tem risco de ter um novo infarto? Tem, sim, mas não só pela suspensão dele. Talvez parar com o AAS seja um agravante a mais”, preocupa-se ele.

Abrão Cury indica que o paciente com problemas cardíacos e que correria riscos ao suspender o AAS seja internado para um acompanhamento mais rígido. “Os pacientes de risco um pouco maior devem ser internados e ficar lá até passar o período da doença. Depois disso, podem voltar a tomar a medicação”.

A internação é necessária para acompanhar todos os sinais do doente. Se ele apresentar sintomas de que está infartando, já estará dentro do hospital e o atendimento será muito mais ágil.

Lançar mão de repelentes para ter certeza de que está protegido é uma atitude que pode salvar a vida de quem tem problemas do coração com necessidade de tomar o AAS. Além disso, medidas para evitar a proliferação da dengue em água parada devem ser tomadas por todos.

A melhor forma de prevenir a doença é procurar focos de água limpa e parada em casa e eliminá-los. Objetos que acumulem água devem ser guardados de cabeça para baixo ou outra forma que impeça que o depósito de água. É importante lembrar que as caixas de água devem ser mantidas fechadas.

iG/JE

proliferação da doença, epidemia de dengue, tratamento da dengue, AAS

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens