Quarta-Feira 24/04/2024 08:00

Vice-governadora anuncia novas vagas para Vale Universidade com edição inédita de Inverno

Estado - Educação - Programa Vale Universidade

(Foto: Leca)
 
Campo Grande (MS) – O Governo de Mato Grosso do Sul lançará nesta terça-feira (19) a 1ª Edição de Inverno do Programa Vale Universidade, que vai disponibilizar de forma inédita novas vagas.  O anúncio será feito pela vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Rose Modesto, às 13h30, no Palácio Popular da Cultura, durante o 1° Encontro Estadual dos Acadêmicos Beneficiários dos Vale Universidade e Vale Universidade Indígena, que reunirá os acadêmicos da Capital e interior, que recebem o benefício social.
 
Aproximadamente mil acadêmicos estão confirmados para o evento de amanhã: 560 só de Campo Grande e o restante dos alunos de Amambai, Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá. Reitores de universidades também estarão presentes. Para encerrar o evento, haverá show com a dupla Gilson e Júnior.
 
“Investir na formação acadêmica da nossa população é caminho mais curto para avançarmos enquanto sociedade. Este será um grande passo. Vamos ampliar a oferta de vagas anual, com dois processos seletivos para novos alunos em 2015. Abrimos as inscrições para o verão e agora abriremos também para o inverno”, descreve Rose Modesto, secretária da pasta que gerencia o Vale Universidade, por meio da Superintendência de Projetos Especiais (Suproes).
 
O Programa Vale Universidade foi instituído como Lei em 2009, mas já existia em gestões anteriores. O objetivo maior é auxiliar os estudantes já matriculados em instituições do ensino superior que não possuem renda para custear as mensalidades. Em contrapartida o acadêmico deve dispor-se a estágio com 4 horas diárias, 5 dias na semana, em órgãos públicos e OnGs.
 
Hoje, o programa atende 1.467 alunos em universidades e faculdades de todo o Mato Grosso do Sul. O governo do Estado custeia 70% do valor da mensalidade; 20% é de responsabilidade da instituição de ensino e 10% é a contrapartida para os alunos. Além de entidades privadas, o programa também atende acadêmicos de universidades públicas com repasse de valor para despesas do estudante. O valor é calculado pela média da mensalidade do curso em outras universidades.
 
Convênio e Banco de Vagas
Em 2015, durante o Processo Seletivo de Verão, o Programa Vale Universidade bateu recorde de inscrições: recebeu 3.460 enquanto no ano anterior, houve 2.388 inscritos. “Percebemos que a demanda está muito grande e agora os estudantes também têm a informação de que existe o programa do governo do Estado”, descreveu a superintendente de Projetos Especiais da Sedhast, Gisele Niacini.
 
Além de abrir vagas para mais estudantes, outra saída encontrada pela nova gestão do Vale Universidade é a assinatura do Termo de Cooperação com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) que vai funcionar como banco de vagas para aqueles acadêmicos que não conseguiram o benefício por meio do cruzamento de informações dessa lista de nomes com oportunidades de trabalho.
 
“A partir da assinatura desse convênio temos a possibilidade de inserir esse acadêmico no mercado de trabalho por meio do CIEE, que além de reunir oportunidades de trabalho, ainda oferece cursos on-line. Assim, o acadêmico pode encontrar mais uma saída para pagar seus estudos e ainda qualificar-se com os cursos”, acrescenta a coordenadora do Vale Universidade, Karla Sandin.
 
Cronograma
O processo seletivo de inverno estará aberto entre os dias 3 de julho a 3 de agosto. No dia 5 de agosto, será divulgada a lista de pré-habilitados e entre os dias 10 a 13 de agosto, o acadêmico deve apresentar a documentação exigida. “A primeira mensalidade já será paga no mês de agosto”, assegura Rose Modesto.
 
Para candidatar-se ao Vale Universidade, o acadêmico deve estar matriculado em instituição de ensino no Estado que tenha convênio com o programa. Em MS, a grande maioria das instituições estão conveniadas com exceção dos cursos à distância.
 
O aluno deve ter renda individual máxima de R$ 1.448,00 enquanto a familiar não pode ultrapassar R$ 2.896,00. A lista de documentos será disponibilizada em edital nos dias apontados para inscrição no site: www.sedhast.ms.gov.br.
 
Michelle Rossi (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)

Ms Notícias

Estado, informativos, educação, programa vale universidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens