Sexta-Feira 19/04/2024 08:19

Com coordenadoria Murilo promove avanços na educação indígena

Educação - Busca de Recursos

Foto:Divulgação

A administração do prefeito Murilo tem trabalhado para que os avanços na educação indígena se tornem realidade em Dourados. Esta semana, a secretária de Educação Marinisa Mizoguchi e vereador Aguilera de Souza, primeiro índio eleito para a Câmara Municipal, vão à Brasília em busca de recursos para construção de um Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) na Reserva Indígena.

“Não existe no Brasil um Ceim construído em área indígena, estamos em busca do primeiro. Quando existe a questão cultural envolvida há todo um cuidado por parte do governo federal, principalmente relacionado ao desenvolvimento da língua materna dentro dessas comunidades. Mas, quando há um consenso da comunidade indígena, existe a possibilidade”, explica a secretária.

Ela ainda lembra que é necessária a aprovação da Secad (Secretaria Especial de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) do MEC (Ministério da Educação), que avalia os projetos que envolvem comunidades indígenas. Além dessa secretaria, Marinisa e Aguilera ainda vão ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que é responsável pelas obras.

Além do Ceim, ainda será solicitada a implantação no PAR (Plano de Ações Articuladas) de mais uma escola indígena para a Reserva de Dourados. A unidade necessária na aldeia Jaguapiru seria com 12 salas para contemplar pelo menos 800 alunos.

A secretária e o vereador ainda vão reivindicar a cobertura para quatro quadras poliesportivas de escolas. “Temos sete escolas municipais, todas têm quadras, mas apenas três estão cobertas, queremos cobertura para as outras”, explica Marinisa.

MAIS AVANÇOS

Além de reivindicar maior aporte em recursos da União para a Educação Indígena, o município ainda está a frende de uma série de avanços que já vem sendo visto em instituições de ensino das aldeias e planeja mais melhorias para os próximos meses. O trabalho é para melhorar a estrutura das escolas, melhorar a qualidade do ensino para os alunos e  as condições de trabalho para professores.

Duas salas de aula novas já foram construídas na escola Agostinho. Estão iniciando ainda quatro salas na escola Araporã e serão iniciadas cinco na Tengatuí Marangatu. A intenção é melhor adequar a estrutura para comportar os alunos que já estão matriculados na rede. Ao todo, o município mantém 3.850 alunos indígenas

CONCURSO

Estabilidade dos profissionais também é preocupação do prefeito Murilo. Diante disso o município avança nos preparativos para a realização de um concurso público para professores indígenas. Hoje, 85% dos docentes em escolas das aldeias trabalham em cargos de comissão.

“O prefeito Murilo sinalizou positivo para fazer um concurso específico com foco na comunidade indígena, foi um avanço muito interessante porque o último foi em 2008 e agora, deverá sair do papel em breve”, explica o diretor do Departamento de Educação da Coordenadoria de Assuntos Indígenas da Prefeitura, Elias Moreira que é índio terena.

Segundo ele, a Coordenadoria de Assuntos Indígenas vai fazer um estudo junto com a Secretaria de Educação para estabelecer os critérios que serão exigidos para a contratação dos serviços efetivos para atuar nas escolas das aldeias.

Prefeitura de Dourados/RMC

Administração, Concurso público, Departamento, Serviços

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens