Sexta-Feira 19/04/2024 00:47

Líder do PT diz que governo 'chegou ao limite' nas concessões do ajuste

Brasil - Política - Tesourada da Dilma

Foto: veja.abril.com.br

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta segunda-feira (25) que o governo federal "já chegou no seu limite" e não pode mais arcar com eventuais alterações que venham a ser feitas nas medidas provisórias do ajuste fiscal. As MPs 664 e 665, que criam novos critérios de acesso ao seguro-desemprego e à pensão por morte, perdem o efeito em 1º de junho caso não tenham a tramitação concluída no Senado nesta semana.

Questionado sobre se as duas medidas poderiam ser modificadas no Senado, Costa respondeu: "O governo já chegou no seu limite. Tudo aquilo que pudesse ser colocado como prejuízo para os trabalhadores já foi ou retirado pelos próprios relatores das MPs ou retirado pela Câmara nas votações que antecederam a chegada das medidas no Senado."

"Todos nós sabemos que o governo não está fazendo isso nem por maldade nem por prazer. Está fazendo porque é uma necessidade. Está fazendo porque sem isso nós não vamos ter as condições para retomar o crescimento muito em breve", explicou o senador.

Consideradas pelo Palácio do Planalto como necessárias para o reequilíbrio das contas públicas, as duas matérias devem dominar a pauta de votações do Senado. Assim como na Câmara, a análise dos textos deve ser cercada de polêmicas.

A aprovação das duas MPs está em risco no Senado, já que diversos senadores, inclusive do PT, já afirmaram que votarão contra o ajuste. Antes da sessão da última quarta-feira (20) no Senado, dois senadores petistas - Paulo Paim (RS) e Lindbergh Farias (RJ) -, anunciaram que votariam contra a medida provisória 665.

Também anunciaram voto contrário à MP, por meio de um manifesto, os senadores Roberto Requião (PMDB-PR), João Capiberibe (PSB-AP), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Cristovam Buarque (PDT-DF), Lídice da Mata (PSB-BA), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Roberto Rocha (PSB-MA), Hélio José (PSD-DF) e Marcelo Crivella (PRB-RJ). O senador José Antônio Reguffe (PDT-DF) também discursou em plenário contra a medida.

"Nós vamos trabalhar novamente a bancada do PT como um todo. [...] Nós vamos trabalhar esse tipo de questão e vamos tentar convencer a todos. E há resistências em alguns partidos da base, que também nós estamos trabalhando para tentar superar", admitiu Humberto Costa.

Ele, então, foi indagado sobre se o Senado poderia ser responsabilizado pela não aprovação das MPs, caso as matérias não passem na Casa. "Naturalmente", afirmou o petista.

"Naturalmente, aqueles que não derem o apoio a essas medidas necessárias deverão ser cobrados politicamente, deverão ser cobrados até pela sociedade mais a frente", disse Costa.

Durante a entrevista com jornalistas, o líder do PT no Senado reconheceu que as medidas de ajuste fiscal propostas pelo Executivo não tem "qualquer aspecto popular." Mesmo assim, o senador criticou aqueles que se colocam contrários às matérias e disse que quando o país recuperar a economia e retomar o crescimento "certamente muitos desses que hoje estão contra vão tentar surfar" no momento.

Impostos sobre grandes fortunas

Depois de criticar senadores da base que admitem votar contra as MPs, Humberto Costa disse que eles contribuiriam "muito mais" para o país ao proporem e aprovarem projetos que atingissem "os do andar de cima".

"Ao invés de simplesmente rejeitar as medidas que o governo está apresentando, que nós trouxéssemos medidas como imposto sobre grandes fortunas, imposto sobre grandes heranças. Podiam ser temas a serem discutidos aqui", concluiu o líder.

Lucas Salomão/G1/JE

líder do PT no Senado, governo federal, alterações eventuais, medidas provisórias

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens