Sexta-Feira 26/04/2024 19:21

Os 4 modos de agir no trabalho e como melhorá-los

Brasil - Comportamento - Comunicação no Trabalho

Foto: Dave Santana

Os brasileiros são conhecidos como um povo comunicativo. E esse clichê se repete no trabalho: 45% dos profissionais do país se encaixam em um perfil comportamental que tem facilidade para estabelecer vínculos e pouca objetividade para tratar de problemas.

Essa é a conclusão do psicólogo Fernando Seacero, da i9ação, consultoria de São Paulo, com base em treinamentos com mais de 30 000 profissionais. Com base na pesquisa, a empresa mapeou quatro perfis de comportamento.

A metodologia foi desenvolvida por meio de um estudo feito nos anos 70 na universidade americana Massachusetts Institute of Technology (MIT). “Conhecendo seu perfil e o dos outros, você se respeita e entende como tirar o melhor de cada relacionamento profissional”, afirma Fernando. Fazer esse exercício também ajuda a melhorar a produtividade e a solução de problemas.

Conheça as características e os pontos fracos dos diferentes perfis e saiba como se relacionar com cada um deles. 

OS CONECTADOS

A CARACTERÍSTICA: FALAR MUITO
Para essas pessoas, é praticamente impossível trabalhar em um ambiente sem contato com os outros e sem troca interpessoal de informações. Sentem necessidade de verbalizar seus sentimentos, processam melhor os dados por meio da conversa e ficam desmotivadas se alguém não presta atenção.

O PONTO FRACO: SER INCONVENIENTE
Nem sempre os colegas estão dispostos a parar de trabalhar para discutir um problema ou bater papo. Por isso, é importante desenvolver o hábito de pensar se aquele é mesmo o melhor momento para conversar. “A facilidade em expressar o sentimento exige certa censura prévia”, diz Luiz Carlos Cabrera, da Amrop Panelli Motta Cabrera, consultoria de recrutamento de São Paulo.

COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: APROXIME-SE
Quando tiver de tratar de uma questão, prefira a conversa ao e-mail. Mostrar-se presente ajuda o conectado a entender o que deve ser feito. “Ser acessível faz o trabalho render”, diz Ana Pliopas, coach do Hudson Institute, de São Paulo.

A CARACTERÍSTICA: TER POUCA OBJETIVIDADE 
Profissionais que têm esse perfil costumam ficar mais preocupados com a maneira como as pessoas reagem a uma informação do que com a informação em si. 

O PONTO FRACO: LEVAR TUDO PARA O LADO PESSOAL 
Lembre-se de que nem tudo é a respeito de como as pessoas se sentem. Quando estiver preocupado em descobrir por que o colega não está gostando daquela discussão, pergunte-se qual é o objetivo comum e guie-se por isso. Também tome cuidado para não misturar demais trabalho com amizade e confundir os limites entre o que é pessoal e o que é profissional.

COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: USE EXEMPLOS 
“Se você falar só de fatos, essa pessoa não vai escutá-lo”, diz Cabrera. Seja pessoal na comunicação e não tenha medo de dizer quais são suas opiniões e sentimentos a respeito daquilo para complementar os dados objetivos.

A CARACTERÍSTICA: SER MUITO SENSÍVEL 
Esse perfil, principalmente quando mais jovem, é sensível às variações do ambiente e costuma ter a energia drenada caso o clima esteja ruim. Por outro lado, tem muita facilidade para perceber as necessidades e as emoções dos outros.

O PONTO FRACO: TER MEDO DE DESAGRADAR 
Discussões e brigas são desagradáveis para quem tem esse perfil. Mesmo assim, é necessário estabelecer limites na hora de se  relacionar. Engolir sapos porque não quer desagradar pode ser frustrante — é possível discordar com gentileza. “Gerencie os conflitos em vez de evitá-los”, diz Fernando. 

COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: ESCUTE MAIS 
Saiba ouvir o que essas pessoas têm a dizer e as coloque em posição de mediar possíveis diferenças no trabalho. O resultado pode ser uma equipe mais eficiente e satisfeita.
 
OS REALIZADORES
 
A CARACTERÍSTICA: AGIR RAPIDAMENTE 
São pessoas que preferem partir para a execução e pensar sobre as decisões só depois. Têm espírito empreendedor. 

O PONTO FRACO: DEIXAR OS OUTROS DE LADO 
“Esse perfil não respeita muito o ritmo alheio”, diz Fernando. Mas sem trabalho em equipe é impossível viabilizar projetos. A saída: controlar o ímpeto de resolver tudo rapidamente — ouvir o que os outros têm a dizer antes de colocar a mão na massa é um bom exercício. 

COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: VÁ DIRETO À QUESTÃO 
O melhor é falar o mais importante primeiro e estar munido de vários dados e fatos para obrigar a pessoa a desacelerar, caso seja necessário.
 
OS DETALHISTAS 
 
A CARACTERÍSTICA : REFLETIR ANTES DE AGIR 
Gostam de ver como as coisas funcionam e detestam tirar conclusões apressadas. 

O PONTO FRACO: SER INDIVIDUALISTA 
Na hora de agir, as pessoas com esse perfil se esquecem dos envolvidos em um problema e pensam só nos dados concretos. Mas isso não é produtivo. Muitas vezes, as percepções das pessoas são cruciais para uma solução ou inovação. “Encare as opiniões alheias como outro dado a ser analisado”, diz Cabrera. 

COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: ATENHA-SE AOS FATOS 
Use dados concretos, mas também ajude a pessoa a perceber que, às vezes, os sentimentos dos outros têm um peso importante nas escolhas. 

OS OBSERVADORES

A CARACTERÍSTICA: ANALISAR COM PROFUNDIDADE 
Também são tipos analíticos. Apesar de recolher detalhes objetivos, costumam levar em consideração os dados emocionais.

O PONTO FRACO: RETARDAR A ENTREGA 
Esse tipo tem um ritmo de produção mais lento, que costuma acelerar apenas perto do prazo. A necessidade de passar cada detalhe a limpo torna difícil mostrar para os outros que os resultados serão entregues. O conselho é informar colegas e chefes sobre o andamento do trabalho. 

COMO LIDAR COM ESSE PERFIL: TENHA PACIÊNCIA
Contextualize as informações ao conversar com quem é assim e respeite o ritmo. “As organizações pressionam para agir mais rapidamente, e não dá certo”, diz Cabrera. “Tendo liberdade, essa pessoa faz um trabalho muito bom em evitar erros.” 

Bárbara Nór/Você S/A/JE

comunicação entre pessoas, povo brasileiro, clichê no trabalho, perfil comportamental

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens