Quinta-Feira 28/03/2024 18:11

Há um mês no JN, Maju aprova informalidade: "Tira o ar de donos da verdade"

Brasil - Entretenimento - Nova Moça do Tempo

Foto: Televisão UOL

Nova garota do tempo do "Jornal Nacional", Maria Júlia Coutinho – ou simplesmente Maju – tem se destacado no jornalístico: Primeira moça do tempo negra da Globo,  ela corrigiu o âncora William Bonner quando ele perguntou a ela se o tempo estaria "bom", e ainda passou a ser chamada de Maju por ele no ar, surpreendendo muitos espectadores.

A jornalista estreou na função de moça do tempo no "Bom Dia São Paulo" e "Bom Dia Brasil", durante a licença maternidade da colega Eliana Marques. E nesta quarta-feira (27), ela completa um mês no "JN", satisfeita por poder informar com um pouco de informalidade – uma marca da nova versão do jornalístico. "Acho que tenho conseguido colocar em prática aquilo que sempre acreditei: informar usando uma linguagem mais coloquial. Creio que estou conseguindo usar a informalidade, sem abusar dela. A maior parte do retorno que recebo é positiva", contou em entrevista por e-mail ao UOL.

O caminho mais informal seguido pelo "Jornal Nacional", que agora deixou os âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos mais soltos e com liberdade para caminhar no cenário, é aprovado por Maju, que inclui expressões como "chuvica" ao dar as notícias do tempo. "Acho que isso humaniza nossa relação com os telespectadores. Esse tipo de atitude tira aquele ar de donos da verdade, profissionais sisudos, que nunca erram, que alguns jornalistas insistem em cultivar", opinou.

Primeira moça do tempo negra na Globo

Carregar o título de "primeira moça do tempo negra da Globo" tem seu peso, mas Maria Júlia revelou que está feliz por estar sendo vista cada vez mais apenas por sua profissão – sem o rótulo que a acompanha.

"É um marco importante, mas ao mesmo tempo é complicado carregar o peso de ser a primeira a fazer algo em determinado lugar", afirmou Maju. "Acho que isso ocorre porque ainda faltam representantes negros no telejornalismo. Porém, tenho ficado feliz, pois, de uns tempos para cá, minha cor tem ficado invisível na maioria das entrevistas que estou dando. Tenho sido tratada como Maria Júlia Coutinho, a Maju, a jornalista, e ponto. É assim que deve ser, pois ninguém se refere ao Bonner como o jornalista branco de cabelos grisalhos, nem à Renata [Vasconcellos] como a jornalista de cabelos castanhos e pela clara".

Vítima de alguns ataques racistas nas redes sociais desde a sua estreia no "Jornal Nacional", a jornalista não pretende tomar providências legais contra os comentaristas por enquanto. "Pelo que eu vi é uma minoria que tem feito esse tipo de ataque. Vou plagiar a pequena Carolina, de 8 anos, cujo vídeo viralizou na Internet. Quando alguém disse que ela tinha cabelo duro, Carol não titubeou e disse: 'Duro é ter que aguentar pessoa ignorante falando que meu cabelo é duro'. Cresci numa família que militou no movimento negro, tenho consciência dos meus direitos, só tomarei alguma medida quando o racismo de alguém cercear meus direitos".

Sem lembrar se já sofreu racismo no trabalho, Maju acredita que a maior presença de negros na TV "é um caminho sem volta" e que os pré-julgamentos no ambiente profissional costumam ir embora com a convivência. "Acho que algumas pessoas que só estão acostumadas a conviver com negros que ocupam cargos de seguranças, empregados, faxineiros, se assustam, e, às vezes, duvidam da capacidade de um negro que ocupa um outro tipo de função (jornalista, médico, escritor), mas esse tipo de preconceito costuma ser neutralizado com a convivência".

Tempo bom ou tempo firme?

Bem recebida pelo público, a forma mais coloquial e mais simples com que Maju fala sobre o tempo é fruto da interação dela com os seguidores em suas redes sociais, às quais recorreu para não perder o contato com os telespectadores quando deixou as reportagens na rua e assumiu o cargo de moça do tempo.

"Pude testar, através da Internet, maneiras diferentes de falar sobre o tempo. Durante um ano, publiquei quase diariamente posts com a previsão do tempo usando uma linguagem mais descontraída. Usei na TV muitas das expressões aprovadas pelo público na minha rede social", disse ela, que tem mais de 8 mil seguidores no Twitter e mais de 5 mil no Instagram.

Mas a informalidade não deixa a informação menos correta. E Maju surpreendeu muitos espectadores quando corrigiu ao vivo William Bonner, ressaltando o tempo "firme" ao invés do "bom". Na opinião da jornalista, a repercussão do caso "exagerada".

"Não houve uma correção. A questão é a seguinte: a primeira coisa que um jornalista que vai lidar com a meteorologia aprende é que o conceito de tempo bom e tempo ruim é relativo. Pra moça que quer pegar um bronze, 'tempo bom' é sol. Pra quem precisa que o Sistema Cantareira se recupere, o tempo chuvoso é que é bom. Essa relatividade está tão internalizada em mim, que foi automático eu responder aquilo para o Bonner".

"Talvez essa ideia do tempo bom ainda estar relacionado ao tempo quente e firme tenha a ver com as coisas prazerosas que a gente costuma  fazer quando não chove: ir à praia, ao parque, caminhar, andar de bicicleta", completou.

Com um posto de destaque na televisão brasileira, Maria Júlia ainda tem muitos planos para seu futuro profissional. "Vixe, tenho muitos sonhos. Não vou fechar em apenas um. O Tempo dirá o que vai rolar na minha carreira".

Beatriz Amendola/UOL/JE

garota do tempo, Jornal Nacional, moça do tempo negra, Maju, William Bonner

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens