Quinta-Feira 25/04/2024 00:48

Após gripe, Levy 'escolta' Barbosa, que é abordado por concursados

Brasil - Ações Públicas - Vida dos Ministros

Foto: G1

Após não ter comparecido ao anúncio do bloqueio de R$ 69,9 bilhões no orçamento de 2015 na última semana alegando estar gripado, o ministro da Fazenda Joaquim Levy acompanhou, nesta quinta-feira (28), o titular do Ministério do Planejamento, Nelson Barbosa, até a porta do prédio da Fazenda, em Brasília. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, também estava presente.

A deferência aconteceu após o término da primeira parte da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) em Brasília – que reúne justamente os comandantes da área econômica e, também, após informações de que Levy e Barbosa teriam tido divergências sobre o tamanho do bloqueio no orçamento deste ano, conforme relato do colunista do G1, Matheus Leitão.
Botafogo e Vasco ou Fla X Flu

Nos últimos dias, tanto Levy quanto Barbosa se empenharam em desmentir a informação e, para isso, recorreram a metáforas futebolísticas. Até mesmo a presidente Dilma Rousseff entrou em cena para tentar aplacar os rumores de desentendimento.

Nesta quarta-feira (27), Barbosa disse a jornalistas, no Congresso Nacional, que sua principal divergência com Levy é que o titular da Fazenda torce para o Botafogo e ele para o Vasco.

"Tirando isso, estamos trabalhando os dois conjuntamente para recuperar o crescimento o mais rapidamente possível", declarou ele, acrescentando que os dois são parte da equipe econômica. "Quando um não pode comparecer, o outro comparece e cumpre o papel que tem de ser cumprido", acrescentou.
Interpelado nesta quinta sobre o assunto, o ministro Levy afirmou que afirmou que não existe "mal-estar" e "tentar ficar fazendo clima".

"Vou usar a expressão também futebolística. Tentar criar clima de Fla x Flu não cola. Então, não cola essa história. A semana toda tentando criar assunto, mas não cola", declarou ele.

Nesta quarta-feira, na Cidade do México, a presidente Dilma Rousseff afirmou que Levy e Barbosa têm "uma posição de unidade" em relação ao ajuste fiscal do governo.

"A posição do ministro Levy e do ministro Barbosa no governo é extremamente estável. Nunca houve, desde que assumiram suas funções, nenhum problema com eles. Reconheço no ministro Levy um ministro dedicado, batalhador e trabalhador. Ninguém pode tirar isso do Levy nem do ministro Barbosa. Ambos fizeram cortes do orçamento", disse ela na ocasião.

Concursados do BC

Ao deixar o Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, que encabeça as negociações com servidores públicos, foi abordado por concursados do Banco Central. Eles já foram aprovados em concurso e fizeram curso de formação, mas ainda não foram nomeados. Os manifestantes tentaram entregar um documento para o ministro, solicitando sua efetivação. 

De acordo com o movimento dos servidores aprovados, o último concurso para o quadro de pessoal da autoridade monetária teve originalmente 500 vagas, mas, ao fim, 1.035 candidatos foram capacitados em curso de formação, estando, portanto, prontos para a nomeação. Até o momento, 300 destes concursados foram nomeados.

Os servidores dizem, também, que o Banco Central deveria contar com um efetivo de 5.309 Analistas e 861 Técnicos, totalizando 6.170 servidores, segundo a Lei 9.650/98, e dizem que, atualmente, o quadro é de 3.320 analistas e 537 Técnicos, ou seja, 3.857 servidores ativos. Segundo o movimento, há uma defasagem de 2.313 servidores em relação ao autorizado por lei e acrescenta que, com estes números, o quadro efetivo do BC é o menor desde 1975.

Nesta terça-feira (26), no Congresso Nacional, o presidente do BC, Alexandre Tombini, disse que estava trabalhando para nomear o máximo de servidores possível para a instituição. "Estamos fazendo gestão para ter o máximo de contingente possível ainda com relação ao concurso de 2013. Se depender de mim, eu chamo todo mundo, mas há uma restrição orçamentária", declarou ele.

Nesta quarta-feira (27), também no Legislativo, o ministro Nelson Barbosa foi questionado por parlamentares sobre as nomeações no Banco Central e na Anvisa, e declarou que eles começarão a ser chamados, até o fim de junho, mas "não no montante todo que tinha sido inicialmente colocado".

"Tem uma verba no orçamento para chamar concursados. Tem um valor excedente para o governo poder chamar acima do que foi colocado. As pessoas que já prestaram concursos e não foram chamados. O BC está nesta lista e a Anvisa também", disse Barbosa.

O ministro do Planejamento declarou ainda que essa é uma decisão que está dentro das prioridades do Executivo. "Nesse momento, não temos o número [de concursados que serão chamados]. Estamos definindo o número que vamos chamar. A gente espera definir isso até o fim de junho", acrescentou.

Alexandro Martello/G1/JE

bloqueio no orçamento, ministro da Fazenda, ministro do Planejamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens