Sábado 20/04/2024 08:39

6 respostas sobre a Grécia no dia depois do "não"

Brasil - Economia - Crise Grega

Foto: Bloomberg

A rejeição dos termos de um novo pacote faz com que a turbulência com a União Europeia entre na sua fase mais incerta e decisiva após anos de resgates, impasses e pressões (entenda a crise).

As negociações continuam, mas uma saída do euro é cada vez mais provável, apesar de ainda não ser uma certeza.

Veja 6 perguntas e respostas sobre o momento chave vivido pela Grécia e pela Europa:

Por que os gregos votaram "não"?

Porque eles estão vivendo anos de dor econômica sem uma luz no fim do túnel. A Grécia já foi socorrida diversas vezes pelo trio Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia.

Em troca, promoveu cortes de gastos, aumentos de impostos e reformas com a promessa de recuperação econômica - mas o contrário aconteceu.

O país entrou em uma recessão brutal e como resultado, a dívida saltou de 110% para 180% do PIB. Um em cada quatro gregos está desempregado; entre os jovens, a taxa é de 50%.

A renda voltou para níveis dos anos 80 e houve uma crise de saúde com salto nos suicídios e nas doenças infecciosas.

Em janeiro, o país elegeu o partido de extrema esquerda Syriza, que prometeu negociar com os credores o fim da austeridade e a reestruturação da dívida. Quando estas conversas chegaram a um impasse, o governo convocou o referendo, e o resultado reforça sua posição de não ceder.

A maioria dos gregos quer continuar no euro, e o governo insistiu que a votação era sobre austeridade e não sobre a permanência na UE, mas isso está longe de ser uma garantia.

Por que a União Europeia queria o "sim"?

Porque a queda do Syriza abriria espaço para um novo acordo com novos interlocutores. O bloco insiste que mais reformas precisam ser feitas e teme que um alívio agora levaria a Grécia de volta para sua tradição de irresponsabilidade fiscal.

Além disso, ceder ao Syriza incentivaria partidos com plataformas semelhantes de reestruturação da dívida em outros países da Europa - tanto da esquerda, como o Podemos da Espanha, quanto na direita, como a Frente Nacional na França. 

Nos últimos anos, a UE diminuiu a exposição de seus bancos à dívida grega, e agora já vê a "Grexit" como algo administrável. Mas a partir do momento em que um país sai do euro, o mercado pode se voltar contra outros, causando um efeito dominó.

O aumento da volatilidade também é um banho de água fria justamente no momento em que a Europa apresenta finalmente alguns sinais de recuperação. 

Se o governo venceu, por que o ministro de Finanças renunciou?

Tanto o ministro das Finanças Yanis Varoufakis quanto o primeiro-ministro Alexis Tsipras fizeram campanha pelo "Não" e indicaram que iriam renunciar caso o "Sim" vencesse. Eles não teriam como sentar à mesa novamente para negociar termos que sempre rejeitaram.

O "Não" venceu, Tsipras ficou mas Varoufakis renunciou. A razão é que ele sempre foi uma figura controversa, avesso à formalidades e dado a declarações incendiárias.

Nos últimos meses, a Europa mostrou sua frustração em ter ele como interlocutor, então sua saída é uma forma de facilitar o diálogo neste momento crucial: 

"Foi comunicado que havia certas preferências de alguns participantes do Eurogrupo que seria melhor que estivesse ausente destas reuniões, uma ideia que o primeiro-ministro considerou potencialmente útil", escreveu Varoufakis no seu blog pessoal.

O presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz disse que a saída é um alívio, mas que um acordo depende não de quem e sim do que se negocia. O novo ministro é Euclidis Tsakalotos, que estava à frente das negociações desde abril.

E agora, o que acontece?

Os bancos gregos devem continuar fechados por enquanto. Hoje, a premiê alemã Angela Merkel vai conversar com o presidente francês François Hollande e o Conselho do BCE vai se reunir para tomar uma decisão sobre a assistência de liquidez aos bancos gregos.

Nesta terça-feira, haverá uma reunião do Eurogrupo, formado pelos ministros de Economia e Finanças da zona do euro. Horas depois, começa a reunião extraordinária de cúpula com os líderes europeus, onde Tsipras já confirmou que deverá apresentar novas propostas.

Se nenhum acordo for atingido, a Grécia vai sair do euro? 

Não necessariamente, mas é bem possível. O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, diz que o bloco quer a Grécia no euro. O Deutsche Bank, maior banco da Alemanha, acredita que o caminho para novas ajudas está fechado. 

Nenhum país jamais saiu da moeda comum e isso sequer está previsto nos tratados. Mas o fato é que a Grécia está sangrando dinheiro diariamente, e precisa de recursos para manter seu sistema financeiro com alguma liquidez. 

Se a Europa não fizer este papel, o país pode ser ver obrigado a emitir algum tipo de título para continuar cumprindo com suas obrigações. Isso seria na prática uma saída do euro, ainda que parcial ou temporária.

Como isso funcionaria?

É difícil dizer. De acordo com Joseph E. Gagnon, do Peterson Institute for International Economics, imprimir e colocar uma nova moeda em circulação ou recuperar o antigo dracma é um grande desafio logístico e demoraria no mínimo alguns meses.

O governo grego poderia, ao invés disso, emitir letras de câmbio que funcionariam como uma "moeda provisória", com paridade com o euro estabelecida por lei. Um salário de 500 euros seria pago em 500 IOUs ("I owe you": "eu devo a você", em inglês), por exemplo.

Haveriam dois tipos de moeda circulando no país. O problema é que se o povo desconfiar da capacidade do governo grego de honrar seus compromissos, a paridade pode ser rejeitada na prática, causando inflação. Um bom exemplo disso é a Venezuela. 

Uma moeda desvalorizada poderia, em tese, aumentar a competitividade das exportações gregas, impulsionando sua recuperação. O preço: um período de duros ajustes, ainda mais austeridade e perda brutal do poder de compra da população.

A Grécia não tinha uma opção realmente boa no referendo de ontem; e nesta segunda-feira, o problema continua.

João Pedro Caleiro/EXAME/JE

vitória do Não, crise econômica grega, União Europeia, recuperação econômica, saída do euro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens