Sexta-Feira 26/04/2024 04:17

Agraer incentiva produtor a usar crédito e competir no mercado de alimentos

Estado - Agronegócio - Crédito a Assistência Técnica

Foto:Divulgação

Crédito a juros abaixo da inflação, assistência técnica, tecnologia e logística de transportes podem impulsionar a produção da agricultura familiar, destacou nessa quinta-feira no Jornal do Rádio, da 104 FM, e Jornal da TVE, o superintendente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão rural (Agraer), Enelvo Felini. Segundo ele, o pequeno e micro produtor precisam de estímulo para ganhar o mercado de alimentos e assim “obter lucros e contribuir para o crescimento da economia”.

Segundo Felini, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) anuncia nessa sexta-feira o Plano Safra da Agricultura Familiar e o ponto que chama a atenção e deve ser difundido entre os produtores são as linhas de crédito. “São juros de 2,5% a 5,5% ao ano, quando o juro do cheque especial é de 10% ao mês, é incomparável”, destacou o superintendente da Agraer. O Governo Federal está disponibilizando R$ 29 bilhões para a agricultura familiar em todo o País.

De acordo com a Agraer, Mato Grosso do Sul tem 80 mil pequenas propriedades e o colono, como se diz no Rio Grande do Sul, está se modernizando para ganhar o mercado. “Todas as condições são favoráveis, o produtor precisa pegar esse dinheiro no Banco do Brasil para produzir mais, obter lucro. Acredito que com a tecnologia e a boa produtividade que é uma das maiores do Brasil

Conforme declarações de Enelvo Felini, a produção da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul está assentada nas lavouras de mandioca, tomate, cebola, arroz, feijão, leite, frango caipira e outros produtos que compõem a dieta alimentar, mas o mercado interno ainda é muito dependente da importação de alimentos vindos de São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como a banana. “Precisamos ampliar. Na região de Sidrolândia, em Dois Irmãos do Buriti, há 200 hectares de banana”, disse. A dependência de importação da fruta corresponde a 95% da demanda. Cerca de 80% ds produtos comercializados na Central de Abastecimento (Ceasa), são importados de outros Estados.

Entre os estímulos à produção familiar, há uma lei federal determinando que pelo menos 30% da merenda das escolas públicas saiam da agricultura familiar. O estímulo, por meio da obrigação da diversificação das compras governamentais para garantir a destinação de 30% dos produtos da agricultura familiar consta do Plano Safra a ser anunciado nessa sexta-feira, indicando não apenas as escolas no preparo da merenda, mas também outros órgãos e entidades da administração pública direta.

O Plano traz também medidas de ampliação da cobertura do seguro agrícola, expansão dos mercados, regularização da agroindústria familiar e criação de um programa de apoio às cooperativas, entre outros incentivos.

Mas os grandes suportes, segundo o superintendente da Agraer são os juros baixos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e os recursos para a assistência técnica e extensão rural.

Reuniões no interior

“A orientação do governador Reinaldo Azambuja é para que a Agraer e todos os órgãos envolvidos no setor produtivo garantam todo o suporte à economia familiar, por isso vamos cumprir um calendário de reuniões no interior para incentivar o agricultor familiar”, anunciou Felini. Segundo ele, a Agraer vai promover reuniões para detalhamento do Plano Safra e medidas do Governo Estado em reuniões em dourados (4/8), Amambai (5), Mundo Novo (6), Ivinhema (7), Inocência (10), Rio Verde (12), Jardim (13) e Campo Grande (14).

Notícias MS/RMC

Crédito, Mercado de Alimentos, Incentivo a Produção, Agricultura Familiar

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens