Sexta-Feira 19/04/2024 23:32

Artesanato ajuda população em situação de rua a vencer desafios

Ações Públicas - Desafios

Foto:Divulgação

Moradores em situação de rua que dependiam da boa vontade da população para sobreviver começam viver uma nova realidade. Agora, as mãos que antes eram estendidas para pedir ajuda, estão ocupadas em uma outra função: produzir peças artesanais que que vão gerar renda para que eles possam se sustentar.

E o resultado dessa primeira etapa dos trabalhos dessas pessoas que estão sendo atendidas pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), foi apresentando ao público corumbaense nesta sexta-feira, 31, na 1ª Amostra de Artes, por meio de uma exposição de trabalhos manuais confeccionados pela população de rua.

A exposição é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e as peças são resultados do trabalho do grupo, produzidas na Oficina de Artesanato, um dos projetos do Centro POP.

Enxergando no artesanato uma maneira eficaz de tratar o uso compulsivo de álcool e drogas, a professora de artes, Odelta Marisa Lopes, explicou que o primeiro passo e “resgatar a autoestima da população em situação de rua por meio da arteterapia, com a reciclagem de lixo urbano, como pedaço de madeira, garrafa pet, vidros, caixotes, jornais, entre outros utensílios que são descartados”, disse.

“O resultado é que você consegue ampliar o repertório de atuação do paciente. Ele, ainda que não tenha talento, descobre que há outras formas menos nocivas de ter prazer”, destacou, acrescentando que os trabalhos desenvolvido nas aulas ministradas nas oficinas, podem gerar renda.

É o caso de Junior Eugênio, de 32 anos, que há dois meses frequenta as aulas e já enxerga um futuro promissor. “Aqui é uma instituição que me acolheu com muito amor e carinho, me dando a oportunidade de, quem sabe no futuro, gerar renda, através do meu trabalho, para que eu mude de vida”, declarou.

Acompanhamento

Uma das psicólogas da instituição, Dalana Kelly, destaca que são realizados estudos e diagnósticos de cada caso para os encaminhamentos necessários dessas pessoas em situação de rua, aproximando, monitorando e possibilitando o início da construção do processo de saída dessa condição para uma nova perspectiva.

“Nossa intenção é que eles sejam inseridos novamente no âmbito familiar, no fortalecimento de vínculos interpessoais, que oportunizem a construção de novos projetos de vida”, disse. “Por isso, o tempo todo estamos estimulando e ressaltando a importância do trabalho deles, elogiando e destacando cada avanço, com o objetivo de mudar essa perspectiva”, completou.

De acordo com a gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Renata Papa, o Centro POP realiza atendimento psicossocial, atendimento em grupos, oficinas de artesanato, oficina de redução de danos, atendimento jurídico, encaminhamentos para qualificação profissional, encaminhamento para atendimento na saúde, encaminhamento para retirada de documentação civil, além da abordagem social em vias públicas.

“Em Corumbá, só no mês de junho foram atendidas 143 pessoas em situação de rua. Desse total 22 são novos casos, 32 são migrantes. O Centro Pop realizou 19 encontros na oficina de artesanatos e 04 encontros na oficina de redução de danos, além de 274 abordagens sociais”, revelou.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Oportunidade, Acompanhamento, Vias Públicas, Atendimentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens