Sexta-Feira 29/03/2024 10:43

Produção de artesanato com lã evita desperdício e beneficia ovinocultores em MS

Estado - Geral - Artesanato

Foto:Divulgação

Aprimorar técnicas e produção artesanal com lã ovina na região, evitando o desperdício da matéria-prima. Este é o objetivo principal do curso do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul de Feltragem com Lã Ovina em Porto Murtinho, que acontecerá entre os dias de 03 e 07 de agosto, na sede da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) do município. “Os participantes ficam muito interessados pelo trabalho. Queremos incentivar o artesanato regional”, afirma a instrutora do Senar, Maria Ester Bazana.

A capacitação pode ajudar a solucionar o problema ocasionado com o desperdício de subprodutos em Mato Grosso do Sul. “Muitas vezes os produtores rurais jogam fora, queimam a lã. Já ouvi vários casos de produtores que descartaram quilos de lã na propriedade, sem saber que podiam tirar renda disso. São peças pequenas, baratas e artesanais, então a comercialização se torna mais fácil também”, acrescenta.

Mato Grosso do Sul possui condições para ser um dos maiores produtores de ovinos do Brasil, devido à tradição na pecuária, grande produção de grãos e logística privilegiada. Segundo dados do IBGE – Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística, o Estado ocupa o 8º lugar em número efetivo de ovinos, com 500,5 mil animais e está em 4º na produção de lã, com 104 toneladas produzidas em 2013. 

Utilizada como matéria prima na confecção de peças de vestuário e produtos artesanais, a lã ovina faz parte da identidade histórico-cultural, tornando-se um atrativo turístico do Estado. A matéria-prima, cujo valor de produção em Mato Grosso do Sul atinge anualmente R$ 400 mil em média, é um produto em potencial para o artesanato sul-mato-grossense.

Segundo a artesã e instrutora do Senar/MS, o objetivo do curso é a confecção de peças com lã ovina aplicando a técnica de feltragem. O feltro é o tecido feito através da união das fibras de lã. “Nós ensinamos a fazer o feltro artesanal e com isso produzimos diversos produtos, como bijuterias, bolsas, luvas, chapéus, pantufas e até sabonete esfoliante. Muitas ideias acabam surgindo conforme o andamento do curso” detalha. A feltragem é uma técnica nova no Estado e a capacitação é um incentivo para a comercialização do produto.

O curso, que poderá alavancar o potencial produtivo deste segmento na região, é o módulo final de três capacitações especializadas em lã ovina. No primeiro módulo, Beneficiamento de Lã Ovina, os participantes aprendem como preparar, lavar, cardar e tingir a lã adequadamente. No segundo módulo, Confecção Artesanal de Peças de Lã Ovina, o objetivo é confeccionar vestimentas e decoração através do manuseio de fiadeiras elétricas e cardas manuais. As peças previamente confeccionadas pelos participantes são utilizadas no curso de Feltragem com Lã Ovina. “Após a preparação da lã ensinada no primeiro módulo, ela pode ser aproveitada de diversas maneiras. No segundo, produzimos o fio e confeccionamos algumas peças, como xales, bolsas e almofadas”, explica Maria Ester.

Famasul/RMC

Ovinocultores, Produção de Artesanato, Fiadeiras Elétricas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens