Sexta-Feira 26/04/2024 10:20

Conferência quer despertar consciência da população para Cultura como política pública

Ações Públicas - Consciência

Foto:Divulgação

Com o intuito de traçar propostas que norteiem as políticas públicas culturais e perpetue a condição de cidade onde a Cultura é uma de suas características mais marcantes, Corumbá deu início na tarde desta sexta-feira, 28 de agosto, à 3ª Conferência Municipal de Cultura.

O evento segue por todo o dia de hoje na unidade do SESC, localizada no Porto Geral, onde a classe cultural da cidade e pessoas em geral interessada pela temática se dividirão nas discussões agrupadas em quatro eixos temáticos: : I – Plano Municipal de Cultura: Uma Avaliação para o Futuro; II – Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; III – Cultura e Educação; e IV – Cultura Integrada.

“É o momento de parar, pensar e de colocar a Cultura no seu lugar que, na verdade, é em todos os lugares. Não tem mais isso da Cultura ser algo de beleza e de arte; a cultura é economia, educação e por isso o tema desta conferência garante todos os setores de forma interna, externa e transversal”, disse a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, sobre o tema central do evento: “Cultura e Intersetorialidade”.

Ela destacou ainda aquela que será uma das discussões que permeará um dos eixos temáticos. Corumbá é uma das poucas cidades de Mato Grosso do Sul que possuem um Plano Municipal de Cultura em vigor com demais mecanismos como o Conselho Municipal do setor.

“Toda conferência é um momento de repensar, então estamos freando e vai te rum eixo que é justamente isso: depois do biênio do nosso Plano Municipal de Cultura, a revisão para revalidação deste documento ou não a fim de que possamos crescer”, afirmou a gestora pública que em sua fala apresentou um balanço das ações culturais desenvolvidas no município com a intervenção de algumas delas como a capoeira, a dança e as manifestações religiosas.

Apesar do discurso cada vez mais ser difundido, Rolon avalia que a Cultura ainda precisa ser entendida por grande parte da população como política e não apenas momentos de descontração e admiração oferecidos pela prática artística.

“As pessoas tem que entender o que é cultura, que elas estão imersas na cultura porque ela está tão presente como, por exemplo, na comida, no modo de vestir, nos costumes, nas histórias do cotidiano. A consciência de que a Cultura move e que realmente é uma proposta política”, declarou.

Foi nesse sentido que também falou ao púbico presente na abertura da Conferência, o ativista cultural Victor Samúdio, que presidiu o Fórum Municipal de Cultura de Campo Grande e foi membro do Colegiado Nacional de Teatro (CNPC). Ele repetiu a expressão “cereja do bolo” que é usada com frequência para designar o setor, entregando-lhe apenas o aspecto festivo e nem sempre necessário.

Samúdio expôs o grande movimento realizado na Capital do Estado em busca do fortalecimento das políticas públicas culturais traçando uma evolução nos últimos tempos e apontou a necessidade de Corumbá continuar no caminho que vem traçando.

“Corumbá é um polo estratégico da cultura no Estado e no país pelo fato de carregar essa coisa da cultura fronteiriça em suas raízes. Corumbá sem sombra de dúvidas tem sua importância e não é pequena dentro do cenário do Estado e do país”, disse.

“A cultura de Corumbá é singular e muito vibrante então quando a gente vê iniciativas como a Conferência é muito importante porque é o momento em que toda a diversidade cultural da cidade, no caso, as pessoas que fazem a cultura podem se encontrar para debater e refletir por uma política para o Poder Público porque, na verdade, o que define o que o Poder Público tem que fazer são as pessoas”, pontuou.

A programação da abertura seguiu com a palestra de Nádia Moreno Rodrigues, assessora técnica da Gerência de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

Os principais objetivos da Conferência são: propor estratégias e ações para o desenvolvimento da cultura local; realizar a avaliação e revisão bienal prevista para o Plano Municipal de Cultura; estabelecer metas executáveis até o ano de 2022, a partir das diretrizes, estratégias e ações constantes no Plano Municipal de Cultura.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Conferências, Propostas, Iniciativas, Programação, Abertura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens