Quarta-Feira 24/04/2024 20:13

Bicicleta do Brasil pode quebrar, diz ministro do TCU

Brasil - Economia - Crise nas Contas Públicas

(Foto: Tatiana Vaz)

São Paulo – Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), comparou hoje a situação brasileira com a do seu estado, o Rio Grande do Sul, que vive uma crise nas contas públicas.

“Lá não tem como pedalar mais. E se não fizermos alguma coisa no Brasil, a bicicleta também pode quebrar”.

A declaração foi no evento EXAME Fórum, realizado nesta segunda-feira no Hotel Unique, em São Paulo. O vice-presidente Michel Temer, o juiz Sérgio Moro e o ministro da Fazenda Joaquim Levy também participam.

Nardes comentou o processo que corre no TCU para avaliar as contas do governo em 2014. Disse que são 15 pontos em questionamento e que tão ou mais importante do que as chamadas "pedaladas" é a questão do contingenciamento de despesas não ter sido cumprido - porque isso é responsabilidade direta da presidência e não pode ser atribuído a ministros.

Ele preferiu não entrar no mérito do argumento de que as pedaladas são uma prática comum e disse que os adiamentos concedidos para o governo dar mais explicações têm como objetivo evitar questionamentos em instâncias superiores - possibilidade aventada pela Advocacia Geral da União (AGU).

Nardes também respondeu sobre os problemas de imagem do TCU e a crítica de que os ministros são controlados por políticos: 

“Se compararmos às demais cortes do país, como o STJ ou o STF, a nossa escolha talvez seja a mais democrática. No nosso caso, acabou aquela história de indicação e de articulação”.

Contas públicas

A palestra de Nardes teve foco nas dificuldades de equilibrar as contas públicas diante de questões como o envelhecimento populacional e a competitividade estagnada.

“Daqui a 15 anos não teremos como pagar essa conta. E se não continuarmos crescendo – como não estamos - não teremos como pagar nem em um curtíssimo espaço”.

Nardes elogiou os últimos protestos contra o governo – “são pessoas que amam este país” – e bateu na tecla de que para a “empresa Brasil” entregar seu “produto” é preciso melhorar a gestão e usar mais o princípio da meritocracia.

Colocou o TCU como “uma das instituições que podem mudar este país” e disse que seu papel é mostrar para onde estão indo os impostos olhando não apenas para a lei mas para o cenário geral:

“Nós não somos governo, nós somos auditores e temos que ter uma visão macro. A legalidade dos atos é importante, mas [precisamos] ter a visão do conjunto e da preservação das empresas e da sociedade como um todo”.

Usando uma imagem de bússola quebrada, Nardes disse que o país corre o risco de ter previsões sem credibilidade. A referência usada foi a Argentina – onde os números de inflação foram objeto de condenação pública do FMI e passaram a ser desconsiderados.

Nesse sentido, disse que vê como positiva a iniciativa do governo, revelada ontem pelo senador Delcídio Amaral, de deixar claro na sua proposta de Orçamento a previsão de um déficit primário em 2016:

“Tem que mostrar a realidade. Nós não podemos continuar pedalando – porque a Grécia teve a Europa que a salvou, e nós não temos uma Europa para salvar o Brasil. Temos todas as condições para resolver a crise, mas temos que radicalizar o diálogo interno e cada instituição tem que fazer a sua parte. A minha é mostrar a realidade das contas”.

Portal Exame

Brasil, destaques, economia, crise nas contas públicas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens