Quinta-Feira 28/03/2024 10:13

França construirá novo acampamento para imigrantes em Calais

Brasil - Social - Amparo Digno

Foto: Regis Duvignau

O governo francês anunciou nesta segunda-feira a construção de um novo acampamento humanitário em Calais, com a intenção de oferecer um amparo digno aos milhares de imigrantes que estão congregados nos arredores da cidade à espera de atravessar para o Reino Unido.

Esse novo centro, com uma capacidade para 1,5 mil pessoas, será erguido no começo do ano na chamada "selva" de Calais, onde convivem entre 3,5 mil e 4 mil imigrantes ilegais, em sua maioria sudaneses, eritreus, sírios e afegãos.

Um total de 120 grandes tendas, com espaço para cerca de 12 pessoas cada uma, substituirão em parte os barracos improvisados do atual acampamento, cujo número de habitantes não superava há menos de um ano os 400.

A assistência humanitária que fornecerá o novo acampamento complementará o oferecido atualmente pelo centro Jules-Ferry, que abriga de forma permanente 115 mulheres e crianças e facilita comida, cuidados e serviços a outros imigrantes.

A Comissão Europeia (CE), segundo indicou hoje em entrevista coletiva seu vice-presidente, Frans Timmermans, outorgará à França cinco milhões de euros para financiamento do novo acampamento, que se somam aos 3,8 milhões destinados em 2014, e que custearão também o transporte dos litigantes de asilo a outros pontos do país.

A prefeita de Calais, a conservadora Natacha Bouchart, deu hoje o sinal verde a essa iniciativa, mas deixou claro que o esforço, tanto no amparo como na seleção dos quem têm direito a asilo político, deve ser partilhado com o Reino Unido.

A visita feita hoje à zona por Timmermans, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, e o comissário europeu de Imigração, Dimitris Avramopoulos, buscava encenar a mobilização conjunta, europeia e francesa, na gestão da atual crise migratória.

Valls admitiu hoje que a atual crise "vai ser longa" e disse que "Europa, França, todos" têm uma "imensa responsabilidade" perante uma situação "trágica, insustentável, com todos esses mortos nas portas" do continente.

O líder francês disse que não pode abandonar os países que enfrentam em primeira linha as chegadas maciças e a solução de contribuição deve ser duradoura, guiada pelos princípios de "humanidade, responsabilidade e firmeza".

O conselho extraordinário dos ministros europeus de Interior e Justiça de 14 de setembro deve servir, confiou, para avançar de forma concreta nessa busca e na aplicação de medidas.

"Aqueles que são perseguidos em seu país, que estão expostos à tortura, oprimidos, devem ser amparados", ressaltou Manuel Valls, que advogou por um repartição equitativa dos que têm direito ao asilo e criticou que "muitos países" europeus se neguem a assumir sua parte.

A França acolheu desde o começo do ano 1,6 mil litigantes de asilo, frente aos 200 em 2013, mobilizou 36 milhões de euros no segundo trimestre e prevê chegar a um total de 112 milhões de euros em 2016, além de ter expulsado do país 1,2 mil imigrantes irregulares.

Muitos desses imigrantes ilegais se concentravam nos arredores de Calais para passar ao Reino Unido através do Euro-túnel, a conexão ferroviária que liga esses países sob os canal da Mancha.

As tentativas de entrada em suas instalações chegaram a alcançar as 2 mil em uma noite em julho, número que foi rebaixado até as 200 atuais após o reforço das medidas de segurança adotadas nesse mês.

Entre elas, segundo detalhou hoje uma porta-voz da companhia, o levantamento de novas barreiras de segurança em um trecho de 10 quilômetros, o reforço das cercas existentes, a reparação dos alambrados e a limpeza do terreno.

"Os países de origem devem ouvir a mensagem de que a fronteira franco-britânica está plenamente controlada", advertiu hoje Valls.

EFE/JE

governo francês, novo acampamento humanitário, amparo digno, milhares de imigrantes

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens