Sexta-Feira 19/04/2024 06:47

Brasil não é mais queridinho do mercado, dizem investidores

Brasil - Mercados - Austeridade Fiscal

Foto: EXAME

Vamos virar uma Argentina ou uma Venezuela?

Essa é uma das questões que o maior fundo de private equity do Brasil, o Advent, recebe de investidores antes de aplicações no Brasil.

“Penso que, apesar dos erros cometidos no primeiro mandato, o governo mostrou que o país é uma economia que busca austeridade fiscal”, afirmou Patrice Etlin, sócio do Avent. 

Ele brincou que a presidente poderia ter "dobrado a meta" - ou seja, apostado em um aprofundamento das políticas do primeiro mandato - e decidiu não fazer.

A declaração foi no evento EXAME Fórum, realizado nesta segunda-feira no Hotel Unique, em São Paulo. O vice-presidente Michel Temer, o juiz Sérgio Moro e o ministro da Fazenda Joaquim Levy também participam.

O presidente do Citi no Brasil, Hélio Magalhães, falou no mesmo painel da redução de investimentos estrangeiros.

Segundo ele, os investidores de fora do país podem ser divididos em dois grupos: os que tem por base capital privado, seja em empresas ou ativos, e os que aplicam em renda fixa e variável.

Em dezembro, o primeiro grupo reduziu os investimentos no país em 35% e os recursos em renda fixa e variável caíram pela metade. Estes números subiram em janeiro, com a posse de Levy e outros sinais, mas voltaram a cair a partir de maio.

“Veja que isso coincide com a reeleição, seguida com a demonstração de preocupação do governo com a austeridade e, partir de maio, com a instabilidade das regras econômicas”, afirmou Magalhães. 

O crédito default swap no Brasil, uma espécie de seguros de investimentos baseado no risco de investimentos, está abaixo da Rússia mas desde o começo do ano ultrapassou Turquia e Colômbia. 

“Isso mostra uma coisa triste: o Brasil está visto lá fora como um risco”, afirmou Magalhães.

Ex-queridinho dos estrangeiros

Para Patrice, a classe empresarial precisa deixar claro para o governo que para sermos vistos como atrativos, é preciso uma agenda profunda de reforma.

“É preciso ser realista e admitir que nosso modelo de receita faliu. É inviável cobrir o buraco e gerar superávit fiscal", disse. "Não estamos à beira do precipício, mas estamos perto”.

Ele disse que há um desconhecimento nos altos níveis do Planalto sobre a importância dos fundos de investimento do longo prazo - mas que de qualquer forma, confiança é questão de políticas e não de relações públicas:

"Não saiu uma licitação desde a Lei dos Portos e quatro ministros da Secretaria de Portos foram mudados só no governo Dilma", disse. "Ter nomeação politica na agência regulatória que vai estar lidando com o meu contrato lá na frente é um no go em qualquer comitê de investimentos".

Isso fica ainda mais central agora que o Brasil não é mais o queridinho dos mercados, como era em 2006: "É preciso ver isso e se abrir para diálogo. Não há mais espaço para dizer uma coisa e fazer outra", diz. 

A China em desaceleração - com todas as suas consequências e incertezas - deve atrapalhar ainda mais o cenário nacional: "Quem sabe é a vez da tal falada crise mundial chegar ao Brasil", disse ironicamente Patrice.

Enquanto os recursos vindos do exterior encolhem por aqui, outros mercados como o Chile e Colômbia despontam. A perspectiva de uma possível mudança de governo colocou até a Argentina no radar.

Índia e África do Sul também são mais atraentes, estes pelo potencial de crescimento e projetos de infraestrutura definidos: "Não temos esses projetos e prevemos um cenário ainda mais ruim", disse Patrice. 

João Pedro Caleiro/EXAME/JE

private equity, Advent, aplicações no Brasil, erros cometidos, austeridade fiscal

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens