Sexta-Feira 19/04/2024 12:35

Contrapartidas para programas federais provocam efeito devastador nas contas municipais, diz Neto

Estado - Ações Públicas - Restos a Pagar

Foto:Divulgação

A notícia sobre a ampliação do prazo, até 31 de outubro, para desbloqueio dos “restos a pagar”  até que animou boa parte dos prefeitos de Mato Grosso do Sul, cujos municípios têm para receber do governo federal em torno de R$ 140 milhões dos orçamentos de 2013 e 2014. Contudo, os efeitos da crise decorrente de uma série de fatores engessaram a administração pública. 

A prorrogação do prazo para desbloqueio dos restos a pagar consta do decreto nº 8507/2015 assinado pela presidente Dilma Rousseff  e foi publicado na edição da última quarta-feira (26) do Diário Oficial da União. 

Para o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Juvenal Neto (PSDB), além da queda da arrecadação, a obrigação de contrapartida financeira das prefeituras para os programas federais está provocando um efeito devastador nas contas públicas.

O maior problema, segundo ele, é que o governo federal impõe uma série de programas, mas não indicar a fonte de recursos, deixando as prefeituras com a conta para pagar. 

Dados da CNM (Confederação Nacional de Municípios) atestam que os municípios brasileiros deixaram de receber de FPM (Fundo de Participação dos Municípios), entre 2008 e 2014, a soma R$ 121,4 bilhões, fora o fato de ter municipalizado projetos nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, assistência social, entre outros. 

“O problema é que os prefeitos trabalham na expectativa orçamentária dentro de cada exercício financeiro, mas são obrigados a gastar mais do que dispõem em caixa porque o governo federal cria os programas sociais e, além de não indicar a fonte de recursos, não cumpre a sua parte”, argumenta Neto, que administra a cidade de Nova Alvorada do Sul. 

O presidente da Assomasul garante que, apesar da falta de recursos, as prefeituras hoje investem mais do que deveriam na educação e na saúde com dinheiro da receita própria.  

“Hoje, os municípios gastam entre 25% a 30% com a saúde e entre 45% a 50% com a educação, ou seja, estão gastando o dobro. Esse que é o problema, você tira dinheiro dos investimentos e do custeio”, afirma, ao defender aprovação imediata na proposta do pacto federativo, que prevê novos critérios de divisão do bolo tributário nacional entre os governos federal e estadual e os municípios.

Assomasul/RMC

Governo Federal, Educação, Exercício Financeiro, Recursos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens